11 Destinos no Brasil para curtir o Inverno com crianças

5 de maio de 2019
 
Horto Florestal - Campos do Jordão

Com as férias de julho se aproximando, já é hora de escolher um destino para curtir o inverno com as crianças. No Brasil, o clima é ameno na maioria dos estados e você encontrará temperaturas mais baixas na região sul e nas montanhas de São Paulo e Minas. Mas também pode ser uma boa oportunidade para curtir parques aquáticos com águas termais!
Neste post, convidei algumas blogueiras para contarem de seus destinos favoritos para curtir o inverno no Brasil e também conto de alguns lugares que nossa família ama! Bora curtir o inverno no Brasil?

Serra Gaúcha, RS

Francine Agnoletto - Blog Viagens que Sonhamos
Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, são uns dos destinos de inverno mais cobiçados do Brasil, pelas lindas paisagens, atrações variadas, ótima rede hoteleira, boa gastronomia e claro, pelo clima frio com possibilidade de neve. Embora seja raro nevar na Serra Gaúcha, a possibilidade existe.

 Foto: Viagens que Sonhamos

A região tem se desenvolvido ano a ano. Arrisco a dizer que é um destinos brasileiros mais bem preparados para receber famílias. Há muitas opções de hotéis kid’s friendly, com recreação, playground e mimos para os pequenos viajantes. A grande maioria dos restaurantes oferece cardápio infantil e são várias atrações bacanas para visitar em família: seja para agradar os bem pequeninhos ou crianças maiores aventureiras.


Foto: Viagens que Sonhamos

Uma das atrações ícones de Gramado, que encanta principalmente os pequenos é o Mini Mundo. A visita é imperdível. É muito bacana ver cidades em miniatura, e ainda poder encontrar os personagens símbolos do parque, a ursinha Ana e o ursinho Gui.
Para as crianças que amam animais, o Gramado Zoo também é um lindo passeio. O Zoo é específico para animais da fauna brasileira.
Não deixe de incluir no seu roteiro com crianças em Gramado também o Parque Terra Mágica Florybal, o Reino do Chocolate Caracol, o novo Parque Olivas de Gramado, onde uma das principais atracões é uma fazendinha de mini animais e o Alpen Park.


Serra Catarinense, SC

Ainda pouco explorado, este é o típico roteiro em que o caminho vale quase tanto quanto o destino! A jornada pode começar em Bom Jardim da Serra passando pela emblemática Serra do Rio do Rastro, com suas 284 curvas. 


Urubici
De lá, siga para São Joaquim, conhecida por ser uma das cidades mais frias do Brasil e também pelos seus ótimos vinhos de altitude (prove o Utopia, da Sanjo!!). Já Urubici é o ponto alto da viagem para quem gosta de belas paisagens. Com opções de ecoturismo, cachoeiras, trilhas e um centrinho muito simpático, Urubici tem ainda um belo passeio pela Serra do Corvo Branco. Enfim, um prato cheio para quem gosta de road trip!


Caldas Novas, Goiás

Carol Miranda - Blog Vamos por Aí
Caldas Novas em Goiás é uma cidade que atrai turistas durante todo o ano, entretanto no inverno fica ainda melhor!!! A cidade é famosa por suas piscinas com águas termais e também por abrigar inúmeros parques aquáticos.


Foto: Vamos por Aí

Como na cidade faz calor o ano inteiro, o inverno é o período ideal para aproveitar suas águas aquecidas. Nos hotéis é possível ficar até tarde da noite nas piscinas e não só as crianças, como toda a família se diverte de montão.
Os principais parques aquáticos da cidade são Water Park, DiRoma  Acqua Park e o famoso Hot Park, que fica em Rio Quente, cidade situada a 28 km de distância de Caldas Novas. Além dos parques a cidade conta com um belíssimo jardim japonês, shoppings, restaurantes, parque de diversão e também a Serra de Caldas Novas, com belíssimas cachoeiras.
Se você procura um lugar para curtir o inverno com crianças, certamente vai amar Caldas Novas!!!


Águas de São Pedro, SP

Luciana Campos Assis - Turistando com a Lu
Escolhemos Águas de São Pedro como destino para uma viagem de final de semana pelo interior de São Paulo. O objetivo era descansar, curtir algumas atrações com nosso bebê e aproveitar a boa gastronomia da cidade. Foi um sucesso total, voltamos pra casa com as energias renovadas.

Foto: Turistando com a Lu

A cidade conta com ruas pacatas, crianças brincando alegremente em praças floridas e ótimos restaurantes. Provamos uma polenta com ragu de cogumelos divina. Para alegrar o nosso pequeno bebê, visitamos o Termas Water Park. Um complexo aquático muito bem preparado para receber famílias com crianças de todas as idades. Tem até uma piscina cheia de atrações só para bebês.
Um destino que fica próximo a São Paulo e que tem muita coisa boa a oferecer.

Foto: Turistando com a Lu

São Paulo, SP

Angélica Ribeiro - Blog Descansa na Volta
Minha dica para curtir o inverno é São Paulo. A capital paulista é um destino fácil de chegar, cheio de programação para adultos e crianças, e boa gastronomia. Tem atrações para todos os gostos, como o Mercado Municipal, para comer o tradicional sanduíche de mortadela, o Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, os passeios ao ar livre no Zoológico, Parque do Ibirapuera, e os belos grafites do Beco do Batman. 

Foto: Descansa na Volta

Aos domingos a Avenida Paulista fica fechada para carros, sendo uma ótima opção para passear ou andar de bicicleta. Com crianças vale visitar também o Aquário de São Paulo, o Parque da Mônica, o KidZania, famoso parque das profissões, e o interativo Museu Catavento. Complete seu dia com um pizza no Bixiga ou a culinária italiana do Eataly. Preparem seus casacos e divirtam-se! A temperatura nessa época tem médias de 13 a 23 graus.


Foto: Descansa na Volta

Olímpia, SP

Tati Milani - Blog Trip Baby
Um destino pouco improvável para o inverno é parque aquático, não é mesmo?
Mas e se eu  te contar, que em Olímpia , no interior de São Paulo, tem 2 parques aquáticos com água quentinhas? Isso mesmo! Tanto o Thermas dos Laranjais quanto o Hot Beach , possuem águas quentes naturais, em média 32°.


Foto: Trip Baby and Kids
Logo pela manhã, o friozinho pode aparecer, mas ao longo do dia o sol aparece, o tempo esquenta, e dá para aproveitar deliciosamente os dois parques.
Nós  fomos no inverno passado, chegamos a pegar aquele friozinho matutino,  e deixamos para ir um pouquinho mais tarde para os parques, e foi perfeito! Sol  na medida, água quentinha, e muita, muita diversão!



Penedo, RJ

Aline Pires - Blog Por Aí com os Pires
Penedo é um tesouro que fica aos pés da Serra da Mantiqueira entre Rio de Janeiro e São Paulo, e pertence ao município de Itatiaia. Tem grande influência dos imigrantes finlandeses, que colonizaram a região no início do século. Essa influência pode ser facilmente identificada em sua arquitetura (residenciais e comerciais), na cultura local e na gastronomia divina.


Foto: Por Aí com os Pires 

Este lugar especial é muito visitado o ano todo, e principalmente por casais, mas minha primeira vez foi com meus pais (viagem de Família). Até hoje eu adoro Penedo! No inverno é uma delícia sentir um friozinho, saborear as trutas, fondue, passear na Pequena Finlândia (se perder nos sabores dos sorvetes é inevitável), visitar o bom velhinho e fazer trilhas nas cachoeiras.



O Ecoturismo na região é muito forte e a natureza preservada torna os passeios encantadores: a diversão é garantida para todas as idades



Cidades Históricas de Minas Gerais

Aline Pinheiro - Blog Vem que te Conto
Viagens de inverno logo nos remetem à serra, frio e cobertor quentinho. Mas vocês já pararam pra pensar que o inverno é uma ótima época para explorar alguns destinos históricos do Brasil?
As férias de julho, por exemplo, combinam muito bem com um roteio pelas cidades históricas de Minas Gerais. O clima mais fresco é ideal para as caminhadas pelas ruas de pedras de Ouro Preto e Mariana. 

Foto: Vem que te Conto

Também é uma boa época para conhecer Brumadinho e o maravilhoso Museu de Inhotim. Bem próximo fica a cidade de Congonhas com as obras de arte de Aleijadinho.
Junte a esses destinos a boa gastronomia e mais um pouquinho de história em Tiradentes.
Pronto!. Já temos uma boa roadtrip que vai te envolver em uns 10 dias por Minas Gerais. ;)
Confira o roteiro completo no blog Vem que te Conto

Monte Verde, MG

A Suíça Mineira é um destino pra lá de simpático na Serra da Mantiqueira. Com estilo de vida de cidade pequena do interior (aliás, não é cidade, mas um distrito de Camanducaia), Monte Verde oferece inúmeras trilhas para subir montanha acima, passeios por lojinhas charmosas, bons restaurantes e infinitas opções de pousadas para curtir a dois ou em família!


As crianças costumam adorar a patinação no gelo e as cavalgadas, além das possibilidades de turismo rural, como passar o dia na Fazenda Esperança.

  • Confira aqui mais detalhes do que fazer em Monte Verde

Campos do Jordão, SP

Um dos destinos de inverno mais consagrados na região sudeste, Campos tem praticamente tudo que você procura para curtir a estação mais fria do ano: temperaturas baixas, arquitetura que lembra em muito as cidades suíças, restaurantes charmosos e boa gastronomia, muito além do fondue! Passear pela cidade à noite é uma delícia, mas durante o inverno é preciso caprichar no casaco!


Nosso passeio favorito é passar o dia e fazer um piquenique no Horto Florestal, mas ainda tem muitas outras opções de lazer para toda a família!

Petrópolis, RJ

Patrícia Tayão - Blog ViajarHei
Petrópolis é um delicioso destino de inverno a apenas 66 km da cidade do Rio. Essa cidade serrana, de clima ameno,  é perfeita para um final de semana em família, com crianças. No inverno então, melhor ainda!


Uma das grandes vantagens de visitar Petrópolis é a distância do Rio. Em apenas uma horinha você sobe a serra e já está curtindo um clima bem mais agradável. A cidade, que foi moradia de D. Pedro II, abriga hoje o mais importante museu do Brasil, o Museu Imperial, que outrora foi residência da família real. Para visitar esse museu é necessário calçar pantufas, o que o torna  especial para as crianças.


Só de andar pela cidade já terá valido a pena sua viagem - principalmente pela Avenida Koeller - com seus casarões belíssimos e palacetes do século XIX. Uma verdadeira aula de história a céu aberto para os pequenos.
O Palácio Quitandinha também merece sua atenção, já que aos finais de semana sempre rolam muitas atividade para as crianças em seu gramado fontal.
Não deixe de conhecer a Casa de Santos Dumont e todas as suas particularidades, tirar uma foto em frente ao Relógio das Flores, passear e curtir o parquinho da Praça da Liberdade, tomar café da manhã na Casa do Alemão, almoçar no Restaurante Massas Luigi, que fica em frente a Praça da Liberdade.  



Gostou da nossa seleção? Tem alguma outra ideia de lugares no Brasil para curtir com crianças? Deixe um comentário!

Quer mais ideias de roteiros para curtir o inverno?

Gonçalves, MG
Visconde de Mauá


Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Um comentário

  1. O Brasil é cheio de destinos maravilhosos né?! Adorei as dicas de lugares para viajarmos no inverno. Bjs

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!