Curitiba é a cidade com melhor qualidade de vida no Brasil. Mas se Curitiba é um lugar bom de morar, também é ótima para se fazer turismo. Com ótima estrutura turística, a cidade tem muitas atrações e não será difícil encontrar o que fazer em Curitiba. Depois de algumas viagens, fiz a minha lista de passeios imperdíveis na cidade, ou bate-volta. Vamos passear por Curitiba?
O que fazer em Curitiba - Passeios imperdíveis
1) Um dois mais lindos cartões postais e também um dos principais pontos turísticos de Curitiba é o Jardim Botânico e sua icônica estufa. Reserve algumas horinhas para conhecê-lo e, se estiver com mais tempo, planeje um pique-nique.
Jardim Botânico |
2) O Bosque alemão é um passeio imperdível com crianças. A caminhada ao longo do bosque é marcada por vários trechos da história de João e Maria, chegando até à "Casa da Bruxa". Fique esperto(a): a maioria das pessoas começa o tour pelo portal, onde o ônibus hop-on-hop-off estaciona. Mas, se quiser acompanhar a história, deve começar o tour pela parte mais alta do bosque, onde fica a cafeteria.
Bosque alemão - não comece seu tour por esta entrada! |
Há vários horários em que a própria "bruxa" conta histórias para os pequenos. Mas infelizmente não conseguimos conciliar nossa visita com o horário dos contadores de histórias. A hora do conto acontece aos finais de semana às 11:00, às 14:00 e às 16:00 Confira aqui neste site.
3) No Mercado Municipal, há opções para almoçar, tomar um café, ou simplesmente comprar algumas delícias. Meu lugar favorito é o Café do Mercado. Para levar para casa, há opções de café (você escolhe o tipo de moagem) das principais regiões produtoras do país. Por falar nisso, o expresso é sempre variado - pergunte pela opção do dia!!
4) A região de Curitiba concentra um número significativo de descendentes dos imigrantes ucranianos. O Memorial Ucraniano preserva a história e tradições deste grupo. Além de conhecer um pouquinho da história deste país, é possível comprar produtos típicos, como os ovos pintados à mão (um mais lindo que o outro!!).
Memorial Ucraniano |
5) O Museu Nyemeier, projetado pelo arquiteto que o nomeia, abriga coleções de arte contemporânea. Nas férias escolares, o museu conta com "Ateliê de Férias", que traz atividades conjuntas para pais e filhos.
Este e outros museus da cidade são opções interessantes para dias de chuva. Veja aqui: O que fazer em Curitiba com Chuva
6) A Opera de Arame é outro cartão postal bem manjado. O lugar (inaugurado em 1992) é bem bonito e também vale a visita. O local de construção já foi uma pedreira e hoje é espaço de shows. Até Sir. Paul McCartney já se apresentou lá!
7) O Bairro de Santa Felicidade, núcleo de imigrantes italianos, sempre é lembrado pelo restaurante Madalosso (famoso por ser o maior da América Latina). Sinceramente, eu prefiro o Velho Madalosso, do outro lado da Avenida Manoel Ribas. O rodízio de massas não tem nada de espetacular, mas eu gosto muuuuito da polenta frita (sério! A melhor que já provei!). Imagino que haja outros bons restaurantes na região, o que pretendo verificar na minha próxima ida a Curitiba!!
8) O passeio até Morretes, pela Serra da Graciosa pode ser feito de trem, mas achamos que seria muito demorado e resolvemos descer de carro mesmo. A serra, pavimentada de paralelepípedo, tem um visual muito bonito e Morretes tem ares de cidadezinha do interior. Uma graça!!!
Serra da Graciosa |
Visual no alto da serra |
Rio em Morretes |
Morretes |
Há muitos restaurantes que servem o prato mais típico da região: o barreado. Trata-se de um cozido de carne, vagarosamente preparado em panela de barro. Muito bom!! Mas também há boas opções de peixes e frutos do mar.
Da última vez que estive em Morretes, fiz o passeio de trem ao por do sol e foi muito bonito!
Da última vez que estive em Morretes, fiz o passeio de trem ao por do sol e foi muito bonito!
Morretes |
Morretes |
9) Não conheço muito da gastronomia de Curitiba, mas incluo o Restaurante Cantinho do Eisben entre as minhas atrações favoritas, porque adoro a comida alemã de lá. Além disso, não é um restaurante muito turístico. Não custa nada reservar uma mesa aos finais de semana, porque fica cheio!!
10) Há muitas microcervejarias em Curitiba e região. Fomos conhecer a Hop and Roll que, além das cervejas produzidas por eles, ainda trazem um montão de outros rótulos! Fomos lá fazer apenas uma "happy hour", pois o Léo estava conosco e aos sábados, o lugar acaba virando uma balada. Importante: não abre aos domingos. Eventualmente, há possibilidade de fazer sua própria cerveja (mas saiba que ela demora semanas para ficar pronta!!!)
Outras atrações que ainda não conheci foram o Parque Tanguá e o Parque Barigui.
Onde ficar:
Curitiba tem muitas opções de hospedagem e tem praticamente todos os tipos de hotel das grandes redes que estão no Brasil. Gostei muito de me hospedar no bairro Batel, bem localizado e mais bonito que o centro. Neste bairro, já fiquei e recomendo o Slaviero Batel e o Mercure BatelDa última vez que estive em Curitiba, me hospedei no Intercity e achei muito bom! Hotel novo e com um custo/benefício excelente!
Se for reservar hotel em Curitiba, faça pelo booking através de nosso blog. Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão. É só seguir este link.
O Passeio de Morretes ainda não fiz, mas está na lista. Em Curitiba, ao lado da Ópera de Arame, também é legal a Pedreira Paulo Leminski. Dá para combinar o passeio. Também amei o Museu Niemeyer, muito bacana mesmo.
ResponderExcluirGuria eu adoro Curitiba e já fui inúmeras vezes. Acredita que não tenho post? Baita incompetência a minha. Louca para fazer o passeio de Morretes. Show de post.
ResponderExcluirBeijão
Também adoro Curitiba!
ResponderExcluirCidade cheia de atrações e passeios bacanas.
Preciso levar o Dodô para fazer o passeio de trem até Morretes. na última vez, acabou não dando tempo.
Beijão
Amei o post e as dicas, ando pensando muito em passear por lá com as meninas ;-).
ResponderExcluirClau
@AsPasseadeiras
Hum este post pra mim tem gostinho de infância .... morei lá por 3 anos e meu irmão mais novo está morando lá também!
ResponderExcluirO passeio para morretes me trouxe tantas recordações e felicidade por poder ter levado meu filho lá.
Beijocas
Li
O memorial ucraniano é muito legal mesmo. Um dos meus parques favoritos.
ResponderExcluirPra badalar eu recomendo muito o bairro batel e a essa sua lista agregaria um passeio no setor histórico (não no fds qdo o lugar é sequestrado pela feira) e o tour de doces da Ferias Now: imperdível.
Amo curita, e vou sempre. ❤️
Eu amo Curitiba, cidade limpa, linda e organizada! Turistar por lá é uma delícia e suas dicas estão excelentes! Adoro, pena que esse ano ainda não tive oportunidade de ir! Bjs!
ResponderExcluirEu moro aqui! Sua lista está ótima, mas anote aí para a próxima:
ResponderExcluir1. feirinha do Largo da Ordem aos domingos. Visite nesse dia o solar do rosário e o bar do alemão. Caminhe por entre as barracas e vá até a igreja matriz da cidade, conheça o Paço imperial e ainda tenha o prazer de olhar pelas vielas as belíssimas pinturas de Poty Lazaroto.
2. vá até a colônia witmarsun, próxima de Ctba. Lugarzinho lindo de colonização alemã com ótimos resturantes e museu. E ainda tem Poneyland lá que as crianças amam!
3. Vá até Colombo, região metropolitana, para almoçar na Vinicula Franco-italiana. Além de o lugar ser lindo e a comida maravilhosa, vc pode conhecer a vinícula e ver como o vinho é feito.
4.Vá até o Bosque do Papa qdo for no museu do Olho, ficam lado a lado e o bosque é lindíssimo, homenageando a cultura polonesa que tb tem forte presença no Paraná. Se quiser provar comida polonesa, recomendo o restaurante Nova Polska. Fica num sítio e é muito bonito.
5. Se quiser badalar à noite, o melhor ponto da cidade para isso é o Batel Soho, local no entorno da Praça da ESpanha. Muuuuitos bares e bons restaurantes.
6. Se quiser ter uma vista panorâmica da cidade, não deixe de ir na Torre Panorâmica das Mercês. É o museu do telefone e lá de cima vc verá toda a cidade e a serra do mar.
7. Se estiver com tempo, vá bem cedo para Ponta Grossa e lá conheça o Parque Estadual de Vila Velha. Ao sair do parque, continue em fente e vá até a cidade próxima de Carambeí. Conheça o Parque em homenagem ao Holandeses. Prove as mais deliciosas tortas e petiscos holandeses lá.
Enfim, tem muitas outras coisas e o melhor: PARANÁ tem um turismo que todos podem pagar, nada de preços exorbitantes.
Venham, vamos recebê-los com muito amor!!!!
Muito obrigada por complementar o post! Sabe que tem um monte de coisas que você menciona que ainda não fiz por pura falta de tempo? A feirinha do Lago da Ordem eu já fui! Bem bacana! Valeu pelas dicas!!!! Um grande abraço! (E que delícia morar em Curitiba, hein?
Excluir