Morretes a Curitiba: passeio de trem ao por do sol

4 de janeiro de 2019

Passeio de trem pela Serra do Mar no Paraná

Um passeio imperdível para quem visita Curitiba é o trem que faz o trajeto pela Serra do Mar, em meio a uma reserva de Mata Atlântica, passando por nada menos que 41 pontes e 13 túneis.
A ferrovia começou a ser idealizada durante o Império, em meados do século XIX, para escoar a produção de erva mate que até então era levada por animais de carga.O trecho ligando Paranaguá e Morretes foi inaugurado em 1883 e hoje é considerado um dos passeios de trem mais bonitos do mundo.

Depois de 3 viagens para Curitiba, finalmente fiz esse passeio de trem e nesse post vou contar tudo sobre a experiência! Vamos conferir?


Como é o passeio ao por do sol

Há duas opções para quem faz o passeio Curitiba a Morretes: descer de van/ônibus e subir de trem, ou o inverso. Nossa opção foi a primeira, saindo da Estação Ferroviária de 9h30.
Ao chegar em Morretes, temos um tempo para conhecer o centro histórico e almoçar. Caso não curta o barreado - prato mais típico da região - há opções de peixes e frutos do mar, já que estamos no litoral, né? O trem parte pontualmente no horário marcado e o ingresso inclui um lanchinho. Além disso, há serviço de bordo, com venda de bebidas e lanches.
O horário que o trem parte da estação de Morretes é planejado para que possamos apreciar o por do sol, ao chegar em Curitiba.



Partimos da estação de Morretes às 15h e chegamos ao nosso destino no final da tarde (às 19h), já que a subida da serra leva cerca de 4 horas. No caminho, é possível contemplar uma das maiores reservas de Mata atlântica no sul do país. O que você vai ver durante o passeio depende muito das condições do clima. Se não houver neblina, a vista do litoral é belíssima e alguns viadutos em ferro também chamam muito nossa atenção. Um destaque para a Ponte São João: sua estrutura tem 110 metros de altura na parte mais alta.
Foto: Sentidos do Viajar
Durante todo o passeio, há um(a) guia falando sobre os pontos de interesse e contando um pouco da história da ferrovia. São várias estações de valor histórico como a Marumbi, riachos, cachoeiras... enfim, tem muita coisa para apreciar. Como estávamos entre muitos amigos, o passeio foi bem divertido e quase não vimos o tempo passar! Mas pode ser um pouco cansativo, por isso, considere o passeio em que o trem desce a serra, que é mais rápido.

Como planejar o passeio?

A empresa que faz este passeio de trem é a Serra Verde Express. O passeio tem várias opções: descer de trem e voltar de van, ou o contrário. Tanto o trem, como as vans, micro ônibus ou ônibus partem da Estação Ferroviária de Curitiba.
Ou ainda: é possível comprar apenas o ticket do trem e ir (ou voltar) por conta própria. Quem faz o trajeto de ônibus é a Viação Graciosa, ou você pode optar por transportes alternativos, como Uber (de Curitiba, fica cerca de 80 a 90 reais)

Quanto custa o passeio de trem Curitiba - Morretes?

Pela Serra Verde, a opção mais barata é comprar apenas o trecho de trem, a partir de R$ 119,00. Mas neste caso, você terá que incluir gastos com o transporte de ou para Curitiba. O pacote por do sol é uma das opções mais econômicas, pois inclui transporte de ida e volta, por R$ 169,00. Para mais informações ou reservas consulte o site da Serra Verde Express.

A cidade de Morretes

O destino principal desse passeio é a charmosa Morretes. Fundada no século XVIII, Morretes tem casario histórico, igrejas do século XIX e atrações bem turísticas como feirinha de artesanato, cantores de rua, etc.




O rio que corta o centro da cidade parece bem limpo e é possível praticar boia cross ou caiaque.

Barreado: herança portuguesa

Em Morretes, não deixe de provar o barreado, introduzido à nossa culinária pelos portugueses no século XVIII. O prato é preparado de modo tradicional: carne, mandioca e outros ingredientes cozinham lentamente em panela de barro por 12 horas.
Eu já tinha visitado Morretes em outra ocasião e provado o barreado, mas desta vez comemos no restaurante Madalozo e achei muito melhor.

Há outras opções para conhecer Morretes, além do trem?


Trecho de paralelepípedo na Estrada da Graciosa

Sim! É possível descer de ônibus e quem faz o trajeto é a Graciosa, mas o ônibus não desce pela serra da Graciosa. Da primeira vez que fomos a Morretes, descemos por esta serra de carro (mas é claro que o trajeto não é o mesmo do trem) e voltamos pelo caminho mais rápido, que é via BR 277 (normalmente é o caminho que o GPS vai te mandar).

ERBBV - II Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem



Este passeio fez parte da programação do II Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, que aconteceu em Curitiba em novembro de 2018. Para o encontro, contamos com apoio de vários parceiros, e fizemos o passeio de Trem Morretes a Curitiba a convite da Serra Verde Express.

Planeje sua viagem para Curitiba ou Morretes!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

3 comentários

  1. Muito interessante, viajo muito ,javfui várias vezes pra Delfinópolis,já desci pela estrada da graciosa de carro, fui onde nasce o são Francisco, fui aonde ele se encontra com o mar, fui no canyon de itamvezinho , cachoeira da cascadanta, ilha grande , várias capitais de estados .Aracaju ,bom e barato, bonito mato grosso,foz do iguacu, Trindade em papel,lençóis maranhenses,Trancoso , porto seguro, Prado BA,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Que bacana! Quanta viagem legal! Conheci vários desses lugares também! Nosso Brasil é lindo!

      Excluir
  2. Esse passeio é mesmo uma delícia, as paisagens são lindas e chegar em Curitiba com o sol se pondo encerra tudo com chave de ouro. Sem contar que Morretes é uma gracinha e o barreado é muito gostoso!

    Ótimo post! Beijinhos!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!