Morretes a Curitiba: passeio de trem ao por do sol

4 de janeiro de 2019
Trem Morretes a Curitiba

Passeio de trem pela Serra do Mar no Paraná

Um passeio imperdível para quem visita Curitiba é o trem que faz o trajeto pela Serra do Mar, em meio a uma reserva de Mata Atlântica, passando por nada menos que 41 pontes e 13 túneis.
A ferrovia começou a ser idealizada durante o Império, em meados do século XIX, para escoar a produção de erva mate que até então era levada por animais de carga.O trecho ligando Paranaguá e Morretes foi inaugurado em 1883 e hoje é considerado um dos passeios de trem mais bonitos do mundo.

Depois de 3 viagens para Curitiba, finalmente fiz esse passeio de trem e nesse post vou contar tudo sobre a experiência! Vamos conferir?


Como é o passeio ao por do sol

Há duas opções para quem faz o passeio Curitiba a Morretes: descer de van/ônibus e subir de trem, ou o inverso. Nossa opção foi a primeira, saindo da Estação Ferroviária de 9h30.
Ao chegar em Morretes, temos um tempo para conhecer o centro histórico e almoçar. Caso não curta o barreado - prato mais típico da região - há opções de peixes e frutos do mar, já que estamos no litoral, né? O trem parte pontualmente no horário marcado e o ingresso inclui um lanchinho. Além disso, há serviço de bordo, com venda de bebidas e lanches.
O horário que o trem parte da estação de Morretes é planejado para que possamos apreciar o por do sol, ao chegar em Curitiba.

Trem Morretes a Curitiba

Partimos da estação de Morretes às 15h e chegamos ao nosso destino no final da tarde (às 19h), já que a subida da serra leva cerca de 4 horas. No caminho, é possível contemplar uma das maiores reservas de Mata atlântica no sul do país. O que você vai ver durante o passeio depende muito das condições do clima. Se não houver neblina, a vista do litoral é belíssima e alguns viadutos em ferro também chamam muito nossa atenção. Um destaque para a Ponte São João: sua estrutura tem 110 metros de altura na parte mais alta.
Trem Morretes a Curitiba
Foto: Sentidos do Viajar
Durante todo o passeio, há um(a) guia falando sobre os pontos de interesse e contando um pouco da história da ferrovia. São várias estações de valor histórico como a Marumbi, riachos, cachoeiras... enfim, tem muita coisa para apreciar. Como estávamos entre muitos amigos, o passeio foi bem divertido e quase não vimos o tempo passar! Mas pode ser um pouco cansativo, por isso, considere o passeio em que o trem desce a serra, que é mais rápido.

Como planejar o passeio?

A empresa que faz este passeio de trem é a Serra Verde Express. O passeio tem várias opções: descer de trem e voltar de van, ou o contrário. Tanto o trem, como as vans, micro ônibus ou ônibus partem da Estação Ferroviária de Curitiba.
Ou ainda: é possível comprar apenas o ticket do trem e ir (ou voltar) por conta própria. Quem faz o trajeto de ônibus é a Viação Graciosa, ou você pode optar por transportes alternativos, como Uber (de Curitiba, fica cerca de 80 a 90 reais)

Quanto custa o passeio de trem Curitiba - Morretes?

Pela Serra Verde, a opção mais barata é comprar apenas o trecho de trem, a partir de R$ 119,00. Mas neste caso, você terá que incluir gastos com o transporte de ou para Curitiba. O pacote por do sol é uma das opções mais econômicas, pois inclui transporte de ida e volta, por R$ 169,00. Para mais informações ou reservas consulte o site da Serra Verde Express.

A cidade de Morretes

O destino principal desse passeio é a charmosa Morretes. Fundada no século XVIII, Morretes tem casario histórico, igrejas do século XIX e atrações bem turísticas como feirinha de artesanato, cantores de rua, etc.

Trem Morretes a Curitiba
Trem Morretes a Curitiba

O rio que corta o centro da cidade parece bem limpo e é possível praticar boia cross ou caiaque.

Trem Morretes a Curitiba

Barreado: herança portuguesa

Em Morretes, não deixe de provar o barreado, introduzido à nossa culinária pelos portugueses no século XVIII. O prato é preparado de modo tradicional: carne, mandioca e outros ingredientes cozinham lentamente em panela de barro por 12 horas.
Eu já tinha visitado Morretes em outra ocasião e provado o barreado, mas desta vez comemos no restaurante Madalozo e achei muito melhor.

Há outras opções para conhecer Morretes, além do trem?

Trem Morretes a Curitiba
Trecho de paralelepípedo na Estrada da Graciosa

Sim! É possível descer de ônibus e quem faz o trajeto é a Graciosa, mas o ônibus não desce pela serra da Graciosa. Da primeira vez que fomos a Morretes, descemos por esta serra de carro (mas é claro que o trajeto não é o mesmo do trem) e voltamos pelo caminho mais rápido, que é via BR 277 (normalmente é o caminho que o GPS vai te mandar).

ERBBV - II Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Trem Morretes a Curitiba

Este passeio fez parte da programação do II Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, que aconteceu em Curitiba em novembro de 2018. Para o encontro, contamos com apoio de vários parceiros, e fizemos o passeio de Trem Morretes a Curitiba a convite da Serra Verde Express.

Planeje sua viagem para Curitiba ou Morretes!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

3 comentários

  1. Muito interessante, viajo muito ,javfui várias vezes pra Delfinópolis,já desci pela estrada da graciosa de carro, fui onde nasce o são Francisco, fui aonde ele se encontra com o mar, fui no canyon de itamvezinho , cachoeira da cascadanta, ilha grande , várias capitais de estados .Aracaju ,bom e barato, bonito mato grosso,foz do iguacu, Trindade em papel,lençóis maranhenses,Trancoso , porto seguro, Prado BA,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Que bacana! Quanta viagem legal! Conheci vários desses lugares também! Nosso Brasil é lindo!

      Excluir
  2. Esse passeio é mesmo uma delícia, as paisagens são lindas e chegar em Curitiba com o sol se pondo encerra tudo com chave de ouro. Sem contar que Morretes é uma gracinha e o barreado é muito gostoso!

    Ótimo post! Beijinhos!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!