Roteiro de Carro de São Paulo à Bahia: estradas, distâncias e paradas

6 de janeiro de 2019

Como chegar de Carro de São Paulo ao sul da Bahia

Muita gente pergunta como é viajar de carro do interior de São Paulo até o litoral da Bahia. Depois de 3 anos seguidos fazendo esse percurso, nos familiarizamos um pouco com as estradas e por isso resolvi detalhar os caminhos que já testamos e o que deu certo pra nós. Em geral, fazemos o trajeto em 1 dia e meio, dependendo do lugar na Bahia em que vamos. Quanto mais ao sul, mais rápido! Se for mais longe, prepare-se para quase 2 dias de estrada... Partindo da cidade de SP e pegando como referência a cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, a viagem deve durar, no total, 18h30 para percorrer 1371 km. Já até Porto Seguro, são 1600 km e pode durar até 21 horas.

Pela Fernão Dias até  Belo Horizonte

Moramos no interior de São Paulo, então a primeira parte do trajeto é chegar até a rodovia Fernão Dias. Gostamos de sair bem cedinho (5h da matina) e tomar um café da manhã em Três Corações, na Venda do Chico que serve lanches, bolos e café preparado no Fogão à lenha. De casa até lá são mais ou menos 4 horas, pela Dom Pedro ou pela MG 290, passando por Jacutinga e Borda da Mata.
Este trecho da viagem é bem tranquilo. Saindo cedinho de São Paulo, você chega em Belo Horizonte antes do almoço. A distância é aproximadamente 600 km tempo estimado é entre 7 e 8 horas.
Todo o trecho da Fernão Dias, de SP a BH é duplicado e não tem muitas curvas, a ser não próximo a Belo Horizonte, mas nada demais! Os pedágios não são muitos e são bem mais baratos que em São Paulo.
Venda do Chico - uma parada que curtimos muito!

Já viu nossos outros posts sobre a Bahia? Tem vários aqui!!

De Belo Horizonte a Ipatinga: o pior trecho

Até aqui foi tudo bem, mas se prepare para enfrentar mais de 200 km de curvas e caminhões! Passando BH, até chegar em Ipatinga, o caminho é demorado. A estrada não é duplicada e fica muito difícil ultrapassar os caminhões lentos, uma vez que há muitas curvas e poucos trechos propícios à ultrapassagem.
Da primeira vez, demoramos 4 horas pra percorrer 200 km. Isso porque houve um acidente e a estrada ficou bloqueada. Então, em BH, pesquise novamente no google maps ou Waze e se os aplicativos te mandarem para Itabira ou João Monlevade, vá, mesmo que o caminho seja mais longo. Da última vez, desviamos rumo a Itabira e foi melhor, porque havia um fluxo bem menor de caminhões. 
Nesse trecho, muitos postos e restaurantes servem o famoso “mexidão”, prato típico mineiro com arroz, feijão, carne, ovo frito...
Um lugar bacana para almoçar é a Parada do Avião, mas há outros restaurantes e postos com opções de lanches e refeições. Quando estamos na estrada, preferimos não almoçar e comer algo mais leve, como lanche ou salgado assado – ainda mais que a estrada é cheia de curvas... :)


Léo na Parada do Avião

Estradas, distâncias e tempo aproximado:

  • MG 434, MG 129 e BR 381
  • 213 km
  • 4 horas ou menos

Ipatinga a Teófilo Otoni 

Neste trecho, a estrada passa por dentro de cidades como Ipatinga ou Governador Valadares, o que torna um pouco demorado. Mas nada se compara ao trecho anterior. Se você passou dessa fase, vai ganhar o jogo! rsrs.
Optamos por dormir em Teófilo Otoni, porque saindo bem cedo no dia seguinte, já conseguimos chegar ao destino final e pegar praia. Em Teófilo Otoni, já ficamos no Hotel Beira Rio (vizinho a uma casa noturna – não recomendo se for final de semana, porque o barulho atrapalha) e no Hotel Real (gostei mais desse). Da última vez, encontrei o Hotel das Palmeiras em frente à Pizzaria Tunnel, onde jantamos. É próximo à saída da cidade, e parece ser bom. Mas acho que o melhor hotel em Teófilo Otoni é o Capital das Pedras.

Estradas, distâncias e tempo aproximado:

  • BR 381 e BR 116
  • 213 km
  • 3 horas 


Teófilo Otoni até a Bahia

Neste trecho, continuamos por pista simples, mas saindo cedinho de Teófilo Otoni, não costumamos pegar trânsito até a divisa com a Bahia - são 179 km. Em Posto da Mata, já na Bahia, tem um posto bonito (Parada do Trevão), com opções de lanches e área kids. Sempre paramos ali, seja na ida ou na volta de nossa viagem. Fica quase na bifurcação da 418 com a BR 101.
Se for até Prado, estará quase chegando! Ao todo, são 335 km, que você fará em mais ou menos 4 horas e 20 minutos.


Uma coisa a observar: traçando o caminho até Porto Seguro, ou Trancoso, pode ser que o google sugira outro caminho, mas acabamos optando pelo caminho conhecido, pois sabemos que há bons lugares para dormir em Teófilo Otoni. E acredito que isso dependa muito do trânsito.

Caminho de Volta: Bahia até Ouro Preto

Em geral, pegamos o mesmo caminho até João Monlevade e fazemos um desvio para dormir em Ouro Preto e de lá para casa. Se tudo correr bem, chegamos em Ouro Preto ao final da tarde. Mas da última vez, houve um protesto do MST e bloquearam a BR 101 na Bahia, em vários trechos. Assim, preferimos evitar a MG 129 à noite e dormimos em João Monlevade. Felizmente achamos um hotel com quarto bem confortável e atendimento excelente, próximo à estrada.

Por que não pela BR 101?

Pesquisamos bastante e seguindo a instrução do google, sempre desistimos desse trajeto. Dizem que há bastante fluxo de caminhão e a estrada não é das melhores. Além do que, é preciso praticamente atravessar a cidade do Rio que costuma ter trânsito bem chatinho. Mas a situação é bem diferente se você quiser aproveitar e conhecer alguma praia do Rio de Janeiro ou Espírito Santo na mesma viagem. Nesse caso, vale a pena!



Um arrependimento...

Em nossa primeira empreitada, fomos à Chapada Diamantina e Barra Grande. Cismamos de dormir perto de Patos de Minas na volta e foi exaustivo, principalmente porque a estrada de Salinas até Montes Claros era horrível! Tínhamos pego até estrada de terra nessa viagem, mas nenhum trecho foi pior que esse: infindáveis buracos e muitos caminhões, o que tornava a viagem perigosa, especialmente para motoristas inexperientes.

Leia também o nosso primeiro Roteiro de 16 dias pela Bahia e outros posts:
Praia do Rio da Barra, Trancoso
Arraial D'Ajuda: roteiro e dicas
O que fazer em Trancoso
Caraíva, Bahia: dicas
Prado, Bahia
Cumuruxatiba: um guia para planejar sua viagem
Chapada Diamantina: expectativa x realidade
Lençóis, Bahia: um guia
Igatu: um passeio pela Machu Picchu Brasileira
Barra Grande, Bahia: melhores programas com Crianças
Barra Grande, um guia do Paraíso

Dicas


  • Na medida do possível, não reserve hotel nas cidades que pretende dormir, pois podem ocorrer imprevistos e atrasos. Mas pesquise bastante antes sobre as possíveis paradas e disponibilidade de hotel.
  • Na viagem de ida, passando Teófilo Otoni, as cidades têm bem poucas opções de hospedagem, então prefira parar por lá mesmo, ou antes, em Governador Valadares.
  • Quando estiver planejando uma viagem longa, seja para a Bahia, ou outros lugares do Brasil, faça a simulação no google maps em horários e dias diferentes para tentar prever o impacto do trânsito, pois isso pode influenciar muito o tempo de viagem.
  • Tente garantir uma boa noite de sono para os motoristas na noite anterior!!
  • Leve travesseiros para as crianças dormirem com mais conforto no banco de trás!
  • Se alguém da família costuma enjoar, procure não fazer trechos de serra com estômago vazio e nem comer muita "porcariada", além de tomar algum medicamento como dramim, ou meclin.
  • Mesmo com toda tecnologia, não abrimos mão de levar um mapa impresso! Nunca se sabe se você vai ficar sem sinal de celular ou GPS...

Algum lugar entre Teófilo Otoni e Carlos Chagas

Ao ler o post todo você pode pensar que é uma grande roubada fazer essa viagem longa de carro. Mas, gente... escrevendo eu comecei a lembrar da estrada, das cidades vemos no caminho e da expectativa de chegar... fiquei morrendo de vontade de colocar o pé na estrada!!! Posso garantir que é uma viagem diferente e encantadora, mas sei que não é todo mundo que curte, né?

Ainda pensando se deve ir de carro ou avião? Leia este post aqui:
Viagens de Carro ou Avião: vantagens e desvantagens

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!