Roteiro de Carro de São Paulo à Bahia: estradas, distâncias e paradas

6 de janeiro de 2019
Roteiro de carro de São Paulo à Bahia

Como chegar de Carro de São Paulo ao sul da Bahia

Muita gente pergunta como é viajar de carro do interior de São Paulo até o litoral da Bahia. Depois de 3 anos seguidos fazendo esse percurso, nos familiarizamos um pouco com as estradas e por isso resolvi detalhar os caminhos que já testamos e o que deu certo pra nós. Em geral, fazemos o trajeto em 1 dia e meio, dependendo do lugar na Bahia em que vamos. Quanto mais ao sul, mais rápido! Se for mais longe, prepare-se para quase 2 dias de estrada... Partindo da cidade de SP e pegando como referência a cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, a viagem deve durar, no total, 18h30 para percorrer 1371 km. Já até Porto Seguro, são 1600 km e pode durar até 21 horas.

Pela Fernão Dias até  Belo Horizonte

Moramos no interior de São Paulo, então a primeira parte do trajeto é chegar até a rodovia Fernão Dias. Gostamos de sair bem cedinho (5h da matina) e tomar um café da manhã em Três Corações, na Venda do Chico que serve lanches, bolos e café preparado no Fogão à lenha. De casa até lá são mais ou menos 4 horas, pela Dom Pedro ou pela MG 290, passando por Jacutinga e Borda da Mata.
Este trecho da viagem é bem tranquilo. Saindo cedinho de São Paulo, você chega em Belo Horizonte antes do almoço. A distância é aproximadamente 600 km tempo estimado é entre 7 e 8 horas.
Todo o trecho da Fernão Dias, de SP a BH é duplicado e não tem muitas curvas, a ser não próximo a Belo Horizonte, mas nada demais! Os pedágios não são muitos e são bem mais baratos que em São Paulo.
Roteiro de carro de São Paulo à Bahia
Venda do Chico - uma parada que curtimos muito!

Já viu nossos outros posts sobre a Bahia? Tem vários aqui!!

De Belo Horizonte a Ipatinga: o pior trecho

Até aqui foi tudo bem, mas se prepare para enfrentar mais de 200 km de curvas e caminhões! Passando BH, até chegar em Ipatinga, o caminho é demorado. A estrada não é duplicada e fica muito difícil ultrapassar os caminhões lentos, uma vez que há muitas curvas e poucos trechos propícios à ultrapassagem.
Da primeira vez, demoramos 4 horas pra percorrer 200 km. Isso porque houve um acidente e a estrada ficou bloqueada. Então, em BH, pesquise novamente no google maps ou Waze e se os aplicativos te mandarem para Itabira ou João Monlevade, vá, mesmo que o caminho seja mais longo. Da última vez, desviamos rumo a Itabira e foi melhor, porque havia um fluxo bem menor de caminhões. 
Nesse trecho, muitos postos e restaurantes servem o famoso “mexidão”, prato típico mineiro com arroz, feijão, carne, ovo frito...
Um lugar bacana para almoçar é a Parada do Avião, mas há outros restaurantes e postos com opções de lanches e refeições. Quando estamos na estrada, preferimos não almoçar e comer algo mais leve, como lanche ou salgado assado – ainda mais que a estrada é cheia de curvas... :)

Roteiro de carro de São Paulo à Bahia
Léo na Parada do Avião

Estradas, distâncias e tempo aproximado:

  • MG 434, MG 129 e BR 381
  • 213 km
  • 4 horas ou menos

Ipatinga a Teófilo Otoni 

Neste trecho, a estrada passa por dentro de cidades como Ipatinga ou Governador Valadares, o que torna um pouco demorado. Mas nada se compara ao trecho anterior. Se você passou dessa fase, vai ganhar o jogo! rsrs.
Optamos por dormir em Teófilo Otoni, porque saindo bem cedo no dia seguinte, já conseguimos chegar ao destino final e pegar praia. Em Teófilo Otoni, já ficamos no Hotel Beira Rio (vizinho a uma casa noturna – não recomendo se for final de semana, porque o barulho atrapalha) e no Hotel Real (gostei mais desse). Da última vez, encontrei o Hotel das Palmeiras em frente à Pizzaria Tunnel, onde jantamos. É próximo à saída da cidade, e parece ser bom. Mas acho que o melhor hotel em Teófilo Otoni é o Capital das Pedras.

Estradas, distâncias e tempo aproximado:

  • BR 381 e BR 116
  • 213 km
  • 3 horas 

Roteiro de carro de São Paulo à Bahia

Teófilo Otoni até a Bahia

Neste trecho, continuamos por pista simples, mas saindo cedinho de Teófilo Otoni, não costumamos pegar trânsito até a divisa com a Bahia - são 179 km. Em Posto da Mata, já na Bahia, tem um posto bonito (Parada do Trevão), com opções de lanches e área kids. Sempre paramos ali, seja na ida ou na volta de nossa viagem. Fica quase na bifurcação da 418 com a BR 101.
Se for até Prado, estará quase chegando! Ao todo, são 335 km, que você fará em mais ou menos 4 horas e 20 minutos.

Roteiro de carro de São Paulo à Bahia

Uma coisa a observar: traçando o caminho até Porto Seguro, ou Trancoso, pode ser que o google sugira outro caminho, mas acabamos optando pelo caminho conhecido, pois sabemos que há bons lugares para dormir em Teófilo Otoni. E acredito que isso dependa muito do trânsito.

Roteiro de carro de São Paulo à Bahia

Caminho de Volta: Bahia até Ouro Preto

Em geral, pegamos o mesmo caminho até João Monlevade e fazemos um desvio para dormir em Ouro Preto e de lá para casa. Se tudo correr bem, chegamos em Ouro Preto ao final da tarde. Mas da última vez, houve um protesto do MST e bloquearam a BR 101 na Bahia, em vários trechos. Assim, preferimos evitar a MG 129 à noite e dormimos em João Monlevade. Felizmente achamos um hotel com quarto bem confortável e atendimento excelente, próximo à estrada.

Por que não pela BR 101?

Pesquisamos bastante e seguindo a instrução do google, sempre desistimos desse trajeto. Dizem que há bastante fluxo de caminhão e a estrada não é das melhores. Além do que, é preciso praticamente atravessar a cidade do Rio que costuma ter trânsito bem chatinho. Mas a situação é bem diferente se você quiser aproveitar e conhecer alguma praia do Rio de Janeiro ou Espírito Santo na mesma viagem. Nesse caso, vale a pena!



Um arrependimento...

Em nossa primeira empreitada, fomos à Chapada Diamantina e Barra Grande. Cismamos de dormir perto de Patos de Minas na volta e foi exaustivo, principalmente porque a estrada de Salinas até Montes Claros era horrível! Tínhamos pego até estrada de terra nessa viagem, mas nenhum trecho foi pior que esse: infindáveis buracos e muitos caminhões, o que tornava a viagem perigosa, especialmente para motoristas inexperientes.

Leia também o nosso primeiro Roteiro de 16 dias pela Bahia e outros posts:
Praia do Rio da Barra, Trancoso
Arraial D'Ajuda: roteiro e dicas
O que fazer em Trancoso
Caraíva, Bahia: dicas
Prado, Bahia
Cumuruxatiba: um guia para planejar sua viagem
Chapada Diamantina: expectativa x realidade
Lençóis, Bahia: um guia
Igatu: um passeio pela Machu Picchu Brasileira
Barra Grande, Bahia: melhores programas com Crianças
Barra Grande, um guia do Paraíso

Dicas


  • Na medida do possível, não reserve hotel nas cidades que pretende dormir, pois podem ocorrer imprevistos e atrasos. Mas pesquise bastante antes sobre as possíveis paradas e disponibilidade de hotel.
  • Na viagem de ida, passando Teófilo Otoni, as cidades têm bem poucas opções de hospedagem, então prefira parar por lá mesmo, ou antes, em Governador Valadares.
  • Quando estiver planejando uma viagem longa, seja para a Bahia, ou outros lugares do Brasil, faça a simulação no google maps em horários e dias diferentes para tentar prever o impacto do trânsito, pois isso pode influenciar muito o tempo de viagem.
  • Tente garantir uma boa noite de sono para os motoristas na noite anterior!!
  • Leve travesseiros para as crianças dormirem com mais conforto no banco de trás!
  • Se alguém da família costuma enjoar, procure não fazer trechos de serra com estômago vazio e nem comer muita "porcariada", além de tomar algum medicamento como dramim, ou meclin.
  • Mesmo com toda tecnologia, não abrimos mão de levar um mapa impresso! Nunca se sabe se você vai ficar sem sinal de celular ou GPS...

Roteiro de carro de São Paulo à Bahia
Algum lugar entre Teófilo Otoni e Carlos Chagas

Ao ler o post todo você pode pensar que é uma grande roubada fazer essa viagem longa de carro. Mas, gente... escrevendo eu comecei a lembrar da estrada, das cidades vemos no caminho e da expectativa de chegar... fiquei morrendo de vontade de colocar o pé na estrada!!! Posso garantir que é uma viagem diferente e encantadora, mas sei que não é todo mundo que curte, né?

Ainda pensando se deve ir de carro ou avião? Leia este post aqui:
Viagens de Carro ou Avião: vantagens e desvantagens

Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!