O que fazer em Trancoso, Bahia

1 de fevereiro de 2018
Trancoso, Bahia

Trancoso, Bahia, é um charmoso vilarejo ao sul de Porto Seguro. Descoberto pelos hippies nos anos 70, vem se consagrando como um destino turístico de lindas praias. Soma-se a isso o belo patrimônio histórico do Quadrado com sua igreja e casinhas coloridas. Como se não bastasse, tem ótimas opções de restaurantes e pousadas. Neste post, trago dicas do que fazer, onde se hospedar e onde comer em Trancoso

O que fazer em Trancoso

Quadrado Trancoso

Praias de Trancoso

Praias Urbanas

As praias próximas ao centro (Nativos e Coqueiros) não têm nada de muito especial - com barracas, restaurantes e até grupos de excursão. Apesar disso, a Praia dos Nativos tem um rio com uma cabana, que é bem fotogênica.



Praia dos Nativos Trancoso Bahia

Mas resolvemos explorar mais longe e fomos conhecer as praias do Espelho, Itaquena e Rio da Barra

Praia do Espelho

Fica a aproximadamente 25 km do centro de Trancoso, por estradinha de chão. A Praia do Espelho costuma estampar as listas de praias mais bonitas do Brasil. Apesar de não ter mais aquela coisa meio selvagem e paradisíaca que lhe deu a fama, ainda conserva sua majestade!

Praia do Espelho Trancoso Bahia

Quando chegamos de carro, no estacionamento (20 reais) descemos por uma trilha curtinha e chegamos à área de restaurantes e barracas (que cobram consumação). Ficamos meio "decepcionados" e logo depois começou a chover. Achei que a praia fosse entrar para minha lista de decepções, mas logo o sol voltou (a chuva não dura no verão baiano!) e resolvemos explorar mais.

Praia do Espelho Bahia

Seguimos à direita e encontramos sombra em um coqueiro e quase ninguém por perto. Foi tão legal que repetimos a dose em outro dia!

Praia do Espelho Bahia

Ah, passando o rio, há um hotel fazenda lindão, com barraquinhas na praia para os hóspedes. Fiquei morrendo de vontade de me hospedar lá! (Dá uma olhada aqui!)

Praia do Rio da Barra

A pouco mais de 4 km do centro de Trancoso, essa praia é uma das mais belas da região.

Praia do Rio da Barra Trancoso Bahia

A informação que nos deram é de que teríamos que pagar 30 reais de estacionamento e que só havia sombra no restaurante, que cobra 100 reais de consumação por pessoa.

Praia do Rio da Barra Trancoso Bahia

Resolvemos encarar mesmo assim e levamos nosso guarda sol. Mas ainda estávamos intrigados com essa história de ter que pagar pra entrar em uma praia que é pública.

Praia do Rio da Barra Trancoso Bahia
Praia do Rio da Barra Trancoso Bahia

Enfim, depois de pedirmos informação, descobrimos que passando este estacionamento (do Rio da Barra Villa Hotel) há condomínio com passagem para a praia. Mas isso eu expliquei direitinho no post Praia do Rio da Barra: como visitar de graça. A praia tem um rio delicioso, com águas escuras por causa do mangue (mas é bem limpo!).

Praia de Itaquena

Esta foi a praia mais selvagem que tivemos a alegria de conhecer. Ali não há barracas e nenhum ambulante. Levamos nossa merenda e passamos o dia à sombra de uma árvore. Esta praia fica em uma área protegida, onde há desova de tartarugas. Achei muito linda!

Praia de Itaquena Trancoso Bahia

Cuidado para não errar a entrada. Não há sinalização e, por engano, entramos em um "areião", que era uma trilha para quadriciclos. Ai, que medo de encalhar!!!

Praia de Itaquena Trancoso Bahia

Mas pela entrada correta, dá para chegar até com carro comum. Apesar da linda barreira de corais que forma piscinas na maré baixa, a água não é muito transparente, o que não favorece mergulhos de snorkel.

O Quadrado de Trancoso

Difícil não se apaixonar pelo famoso Quadrado - que, na verdade, se chama Praça São João Batista. Ali há vários restaurantes à sombra de árvores centenárias, além de lojas bacanas e casinhas coloridas.
Quadrado Trancoso Bahia

A igreja - que teve sua primeira construção no século XVII - rouba a cena. Atrás dela, há um mirante com uma bela vista do mar.

Quadrado Trancoso Bahia


Mas são as casinhas coloridas do Quadrado que mais marcam nossa memória. Antigas moradas dos nativos, bem antes de Trancoso ser descoberta pelos hippies nos anos 70, hoje elas valem muito: ficamos sabendo que uma delas, com vista para o mar,  foi vendida recentemente por 900 mil euros. Dizem que do outro lado (à direita da igreja) é mais em conta. É raro encontrar famílias antigas morando ali. A maior parte das casinhas já virou restaurante, loja ou pousada. 

Quadrado Trancoso Bahia


Falando em pousadas, ali no Quadrado ficam as famosas Uxuá, Segredos de Trancoso, El Gordo e Capim Santo.

Trancoso Bahia

Restaurantes em Trancoso

Em geral, os preços no Quadrado são meio salgados, mas dá pra encontrar opções acessíveis. Em Trancoso, se quiser comer bem a um bom preço, você vai encontrar opções se afastando do centrinho.
A dona da Pousada em que nos hospedamos passou algumas indicações, mas mesmo assim, costumamos chegar e dar uma olhada no cardápio, olhando os pratos e os preços. Muitos restaurantes têm cardápio na entrada, mas se não houver, pedimos para dar uma olhada e geralmente o pessoal tem boa vontade de mostrar.

Trancoso Bahia


Alguns restaurantes  que provamos (todos para o jantar) e curtimos foram:
- Vitória, fica no Quadrado e com mesas sob as árvores. Gostamos da comida e do ambiente. Só para dar uma ideia de preços: prato kids - R$ 23,00; risoto de polvo 75,00 e macarrão com frutos do mar 80,00 (pratos individuais)
Hamburgueria Bem ti vi, também no Quadrado, tem hamburguer gourmet delicioso a preço justo!
Bar Encontro dos Amigos - quase na entrada do Quadrado: o Léo experimentou o executivo e aprovou!
- Lá no Dom, no centrinho, bem próximo ao Quadrado: uma opção com bom custo-benefício - os sanduíches no pão sírio são muito bem servidos!!
Risoteria 4 e Tal: no centrinho, bem atrás da Farmácia Almesca: gostei bastante do meu risoto de funghi.
- Também curtimos o acarajé de uma barraquinha na entrada do Quadrado (indicação da Tati, do blog Por Mais um Carimbo).

Trancoso Bahia

Outra coisa gostosa são os empórios. A maior parte deles têm mesas onde você pode degustar um bom vinho branco ou espumante (só não recomendo o tinto por causa do calor, mas eles também têm opções). Geralmente, eles cobram um preço diferente para você consumir no local. Alguns empórios que conhecemos: Le Marché e o Santo Café, ao lado da Farmácia Almesca. Este último é um café, mas vende bebidas e comidinhas! O ambiente ali é super agradável e perfeito para saborear um vinho - uma praça super charmosa, com mesinhas sob as árvores.

Onde se hospedar em Trancoso

Se você está na pegada de ficar só descansando, sem sair do hotel, escolha uma pousada pé na areia. Mas se gosta de explorar, fique perto do Quadrado. Assim, durante o dia você escolhe uma praia e, à noite, vai passear no centrinho.

Trancoso Bahia

Pesquisei muitas pousadas, em busca do melhor custo/benefício e escolhi a Jardim de Trancoso, pousada bonita, bem decorada em estilo rústico, com belo paisagismo, café da manhã e chá da tarde delicinha, e ótimo atendimento. Além disso, ficava a uns 700 metros do quadrado - uma caminhada bem curtinha. A escolha não poderia ter sido melhor. Recomendo!!

Trancoso Bahia

Outras opções: uma amiga que morou em Trancoso me indicou a Pousada Encantada, um pouquinho mais cara, mas também muito bonita e com boa localização. Outra que fiquei super em dúvida foi a Seis e Meia, que tinha preços parecidos aos da Jardim de Trancoso. E ainda, uma bem próxima ao quadrado, que achei lindinha: a Hibisco.

Se estiver no orçamento, considere ficar nas pousadas do Quadrado! Enfim, dê uma fuçadinha porque Trancoso tem bastante opção de hospedagem! Só no Booking há mais de 300!


Como chegar em Trancoso

O aeroporto mais próximo é em Porto Seguro, a 44 km (1h 20 minutos) de Trancoso. Há empresas que fazem transfer do aeroporto, mas para quem gosta de passear bastante, compensa alugar um carro. De repente, você estica a viagem para outros destinos no sul da Bahia...
Salvador fica a 609 km (10 horas de viagem), então, acho que não compensa voar pra lá, a não ser que vá conhecer outros destinos no caminho!
Nós fomos de carro, do interior de São Paulo (coragem!!! rsrs) e conjugamos com outros destinos como Arraial D'Ajuda e Caraíva.

Confira aqui o Guia de Praias do Nordeste com Crianças!

Quando ir para Trancoso

O verão é ensolarado! Se chover, pode ter certeza que vai ser pouco e não vai durar! No sul da Bahia, a estação chuvosa é no inverno, que também vem acompanhado da chegada das baleias, que migram para se reproduzir aqui (fofuras!!!).  Os meses mais chuvosos são julho, abril e maio. Os meses menos chuvosos são janeiro e fevereiro.
Quanto às temperaturas, não variam muito durante o ano e mesmo no inverno, faz calor a ponto de dar praia.

Trancoso Bahia
E aí, se convenceu de ir para Trancoso? Se ainda está procurando algum destino na Bahia, recomendo ler nossos posts sobre Prado, Cumuruxatiba, Caraíva e Barra Grande.

Gostou do Post? Salve nos seus pins!
Trancoso Bahia

Planeje sua viagem para Trancoso!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

4 comentários

  1. Eu amo Trancoso e já estive lá duas vezes.Seu post revela o encantamento de quem visita essa cidade é arredores.
    Ótimas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, Obrigada! Também quero voltar muitas vezes! Cada vez eu deixo um pedacinho do meu coração na Bahia... rsrs

      Excluir
  2. Cheguei de Trancoso agora dia 31 de janeiro , em uma viagem de 12 dias que incluí tb Caraívas e Arraial Dajuda. Achei uma bela opção na pousada Quarto Crescente e comi o melhor bobó de camarão Vg no restaurante Cacau ( $$$$)no Quadrado. A pizza do Canto do Quadrado tb foi especial . O post está ótimo e foi exatamente isso que fizemos em 4 dias/noites em Trancoso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais!!! Obrigada por compartilhar suas dicas! Olha a coincidência: nosso roteiro também incluiu Caraíva e Arraial! Aquele pedacinho da Bahia é tudo de bom, né?

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!