A Rota Romântica é um dos destinos turísticos mais populares da Alemanha. A rota de 385 km foi criada logo após a segunda guerra mundial, para incentivar o turismo na região. Este roteiro é um prato cheio e saboroso para quem gosta de cidadezinhas e belas paisagens!
Já contei o passo a passo de nosso roteiro pela Rota Romântica, mas resolvi fazer este post para resumir tudo e facilitar sua vida!
Veja o primeiro trecho de nossa viagem: de Wurzburg a Nordlingen
Veja o segundo trecho da viagem: de Nordlingen a Füssen
Por onde começar?
Em tese, tanto faz começar por Wurzburg ou por Füssen. Mas... "na prática a teoria é outra"! Isso porque a rota fica cada vez mais bonita quanto mais ao sul você avança. Junto às cidadezinhas pequeninas e charmosas, as paisagens mudam drasticamente e são coroadas por aquelas montanhas típicas dos alpes.
Ao sul, paisagens alpinas |
Pela minha experiência em viagem, gosto de deixar sempre o melhor por último. E depois de conhecer Schangwau e o castelo de Neuschwanstein, as cidadezinhas perto de Wurzburg vão parecer sem graça. Mas não são! Juro!
Wurzburg |
Então, meu conselho é: comece por Wurzburg e tome o rumo de Füssen. Quanto menos pressa, melhor!
Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?
Faça seu seguro na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Quais cidades e lugares visitar?
O bacana é escolher os pontos de acordo com o interesse. Como queríamos dormir mais ou menos na metade do caminho - Nordlingen - escolhemos poucas cidades a visitar. Uma prioridade era conhecer
Rotenburg ob der Tauber. Pernoitamos em Würzburg, Nordlingen e passamos 2 noites em Füssen. Vou fazer um resuminho do que basico para ver nas cidades que visitamos.
Ah... uma palavrinha: quase toda cidade da Alemanha tem a Marktplatz (traduzindo, significa "Praça do Mercado"). Em geral, é a praça central da cidade e com muita frequência, eram os locais onde se faziam os mercados na Idade Média.
Rothenburg-ob-der-Tauber |
Rothenburg ob der Tauber |
Würzburg
Vale muito a pena passear pelo centro histórico, passando pela Markt Platz (Market Square) e pela AlteMainBrucke, com vista para a fortaleza de Marienberg. Visite também o Residenz - antigo palácio residência dos bispos.Residenz - Wurzburg |
Rottingen
Conhecemos a Marktplatz e passeamos pelo Rio. Se estiver com tempo contado, pode deixar essa cidade fora do roteiro (#sincera kkk).Rothenburg ob der Tauber
Se estiver só de passagem, tire umas horinhas e caminhe pela muralha medieval, pela Marktplatz, e passeie pelas ruas em busca das casinhas em estilo enxaimel.E não deixe de conhecer Kathe Wolhfart: visite a loja e o museu do Natal. Se tiver tempo, que tal passar a noite nessa cidadezinha?
Dinkelsbuhl
Nesta cidade, passamos apenas para tomar um café... Passeamos pelo centro histórico e achamos bem charmosinho!
As cidades de Dinkelsbuhl e Rothenburg ob der Tauber estão na lista de 15 cidades pequenas e charmosas na Alemanha, do Blog Viajoteca.
Nordlingen
Sem dúvida, a coisa mais bacana em Nordlingen é a muralha medieval, que ainda existe em toda a extensão. Tem uma história muito legal da Idade Média, envolvendo um porco que quase chega a ser cultuado na cidade (tem que ler este post para saber!).
A Torre de Daniel, com seus 350 degraus oferece uma linda vista da cidade e redondezas. Passear sem rumo pelo centro histórico também é uma boa pedida!
A Torre de Daniel, com seus 350 degraus oferece uma linda vista da cidade e redondezas. Passear sem rumo pelo centro histórico também é uma boa pedida!
Landsberg am Lech
Junto a Rothenburg, era um dos lugares mais aguardados da viagem. A cidadezinha é linda e um roteiro deve incluir um passeio à beira do Rio Lech, e uma volta pelo centro histórico. A cidade é conhecida por ter sido o local de prisão de Hitler, antes da segunda guerra, onde ele escreveu o livro Mein Kampf, que - acreditem - ainda vende muito! (Eu, hein?).Steingaden
Nesta cidadezinha, conhecemos apenas a Wieskirche uma capela linda em estilo barroco. Também almoçamos por lá, mas tanto a igreja quanto o restaurante ficavam bem próximos à estrada.Füssen
Füssen foi nossa base para conhecer o castelo de Neuschwanstein, que na verdade fica no município de Schwangau. Como era verão, conhecemos também um balneário e nadamos em um lago!De lá, também fizemos um passeio a Garmisch-Partenkirchen - esta cidadezinha já não fica na rota romântica, mas é imperdível para quem gosta de paisagens alpinas.
Outra cidade bastante visitada na rota é Augsburg, mas nós não incluímos no roteiro pelo tempo que tivemos e também porque nossa prioridade foi conhecer as cidadezinhas menores.
Quantos dias ficar na Rota Romântica - Roteiros e Itinerários
Em 3 dias, sugiro o seguinte itinerário: Dia 1 em Wurzburg; Dia 2 de Wurzburg a Nordlingen; Dia 3 de Nordlingen a Füssen.Tendo 4 dias, dá para esticar a estada em Füssen e fazer a visita ao Castelo de Neuschwanstein com calma.
Em 5 dias, é possível conhecer e pernoitar em Wurzburg, no início da Rota Romântica e conhecer melhor Füssen, seus castelos e arredores.
Landsberg am Lech |
Mapa da Rota Romântica
Anotei no mapa os pontos que visitamos na rota. Clique para navegar por ele!Como chegar à Rota Romântica?
Nós começamos o roteiro para a Alemanha, a partir de FrankFurt (há voos de várias cidades do Brasil). Ao terminarmos o roteiro, seguimos de Füssen para Munique, onde devolvemos o carro.Como se locomover na Rota Romântica?
A opção mais óbvia, rápida e prática de se percorrer a Rota Romântica é alugando um carro (pesquise aqui na Rentcars), para fazer as coisas a seu tempo. Recomendo fortemente usar GPS ou algum aplicativo, pois a estrada nem sempre é bem demarcada. Muitas vezes, atravessa cidades e numa dessas, dá pra se perder!
Há quem faça de bicicleta (existem tours especializados) e durante o período de abril a outubro, há um ônibus turístico, mas com itinerários já fechados. Confira mais informações no site da Romatische Strasse.
Ás vezes a estrada é só uma rua... |
Onde se hospedar na Rota Romântica?
A escolha dos hotéis tem a ver com o ritmo de sua viagem. Um roteiro de 3 dias, por exemplo, recomendaria dormir exatamente na metade do caminho: Nordlingen. Foi o que fizemos, mas confesso que também adoraria ter dormido em Rothenburg-ob-der-Tauber.
Como começamos por Wurzburg, dormimos a primeira noite lá. Em Nordlingen ficamos na Altreuter, guest house bem em frente à Torre de Daniel. Também passamos 3 noites ao final da rota em Füssen no Hotel Fruhlingsgarten, a 400 metros do centro e pertinho do balneário no Lago Forggensee.
Como começamos por Wurzburg, dormimos a primeira noite lá. Em Nordlingen ficamos na Altreuter, guest house bem em frente à Torre de Daniel. Também passamos 3 noites ao final da rota em Füssen no Hotel Fruhlingsgarten, a 400 metros do centro e pertinho do balneário no Lago Forggensee.
Então, essas são nossas dicas para planejar uma viagem para a Rota Romântica. Ainda ficou em dúvida ou tem alguma dica bacana sobre este roteiro? Deixe um comentário!!!
Continue por aqui e leia todos nossos posts sobre a Alemanha! Clique aqui!
Gostou do Post? Salve no Pinterest!
Planeje sua viagem para a Rota Romântica
Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Adorei o "na prática a teoria é outra". Kkkkk
ResponderExcluirEu não sabia que na Alemanha tinha praça "principal" como na Espanha. Já fui mas não tinha conhecimento. Adorei saber e achei seu resumão muito util. Tati
Sou apaixonada por essa rota! Sempre que vejo fotos e dicas fico encantada. Mas depois de ler esse post confesso que não vejo a hora de olhar uma promoção. Hahah!
ResponderExcluirAmeiiiiiii ! Adoro a Alemanha e é muito legal conhecer essas cidadezinhas. Todas são lindinhas com ruelas, casas típicas que parecem saídas de livros de história.Essa loja KATHE é qualquer coisqa de linda e cara,mas sempre se encontra algo possível. Respondendo a sua pergunta "quantos dias ficar" eu responderia para o resto da vida, se eu pudesse kkkkkk beijos
ResponderExcluirAdorei o post, amo a Alemanha e a Rota. Morei às margens do Reno e pude passear muitas vezes por lá. Concordo com você, melhor deixar o mais belo por último.
ResponderExcluirPara estacionar o carro nas cidades é tranquilo?
ResponderExcluirTranquilo, sim! São cidades pequenas e sempre tem lugar para estacionar!
ExcluirPara estacionar o carro nas cidades é tranquilo?
ResponderExcluirVoce disse que ficou 2 noites em Fussen, no caso, foram 3 dias inteiros? O lago eh acessivel de boa a pe desde a cidade? Eu vou no fim do inverno entao infelizmente nao terao os passeios ainda :( mas queria conhece-lo
ResponderExcluirOlá, Melissa, Foram 2 dias e 2 noites, mas como vc vai no fim do inverno, os dias são mais curtos. O lago que nadamos é o Obersee e as termas se chamam Freibad Obersee. Fica a cerca de 2,6 km do centro. Uma ótima viagem!
Excluir