Rota Romântica, Alemanha: roteiro de 3 a 5 dias

4 de fevereiro de 2018
Rota Romântica Alemanha roteiro

A Rota Romântica é um dos destinos turísticos mais populares da Alemanha. A rota de 385 km foi criada logo após a segunda guerra mundial, para incentivar o turismo na região. Este roteiro é um prato cheio e saboroso para quem gosta de cidadezinhas e belas paisagens! 
Já contei o passo a passo de nosso roteiro pela Rota Romântica, mas resolvi fazer este post para resumir tudo e facilitar sua vida!
Rota Romântica Alemanha
Dinkelsbuhl

Veja o primeiro trecho de nossa viagem: de Wurzburg a Nordlingen
Veja o segundo trecho da viagem: de Nordlingen a Füssen



Por onde começar?

Em tese, tanto faz começar por Wurzburg ou por Füssen. Mas... "na prática a teoria é outra"! Isso porque a rota fica cada vez mais bonita quanto mais ao sul você avança. Junto às cidadezinhas pequeninas e charmosas, as paisagens mudam drasticamente e são coroadas por aquelas montanhas típicas dos alpes.
Rota Romântica Alemanha
Ao sul, paisagens alpinas
Pela minha experiência em viagem, gosto de deixar sempre o melhor por último. E depois de conhecer Schangwau e o castelo de Neuschwanstein, as cidadezinhas perto de Wurzburg vão parecer sem graça. Mas não são! Juro!

Rota Romântica Alemanha
Wurzburg
Então, meu conselho é: comece por Wurzburg e tome o rumo de Füssen. Quanto menos pressa, melhor!

Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa? 
Faça seu seguro na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!

Quais cidades e lugares visitar?

O bacana é escolher os pontos de acordo com o interesse. Como queríamos dormir mais ou menos na metade do caminho - Nordlingen - escolhemos poucas cidades a visitar. Uma prioridade era conhecer 
Rotenburg ob der Tauber. Pernoitamos em Würzburg, Nordlingen e passamos 2 noites em Füssen. Vou fazer um resuminho do que basico para ver nas cidades que visitamos.
Rota Romântica Alemanha
Rothenburg-ob-der-Tauber
Ah... uma palavrinha: quase toda cidade da Alemanha tem a Marktplatz (traduzindo, significa "Praça do Mercado"). Em geral, é a praça central da cidade e com muita frequência, eram os locais onde se faziam os mercados na Idade Média.

Rota Romântica Alemanha
Rothenburg ob der Tauber

Würzburg

Vale muito a pena passear pelo centro histórico, passando pela Markt Platz (Market Square) e pela AlteMainBrucke, com vista para a fortaleza de Marienberg. Visite também o Residenz - antigo palácio residência dos bispos.
Rota Romântica Alemanha
Residenz - Wurzburg
Recomendo passar uma noite em Wurzburg para ver tudo isso com calma. Confira o relato completo de Wurzburg aqui

Rottingen 

Conhecemos a Marktplatz e passeamos pelo Rio. Se estiver com tempo contado, pode deixar essa cidade fora do roteiro (#sincera kkk).
Rota Romântica Alemanha

Rothenburg ob der Tauber

Se estiver só de passagem, tire umas horinhas e caminhe pela muralha medieval, pela Marktplatz, e passeie pelas ruas em busca das casinhas em estilo enxaimel.
Rota Romântica Alemanha

E não deixe de conhecer Kathe Wolhfart: visite a loja e o museu do Natal. Se tiver tempo, que tal passar a noite nessa cidadezinha?
Rota Romântica Alemanha


Dinkelsbuhl

Nesta cidade, passamos apenas para tomar um café... Passeamos pelo centro histórico e achamos bem charmosinho!
Rota Romântica Alemanha

As cidades de Dinkelsbuhl e Rothenburg ob der Tauber estão na lista de 15 cidades pequenas e charmosas na Alemanha, do Blog Viajoteca. 


Nordlingen

Sem dúvida, a coisa mais bacana em Nordlingen é a muralha medieval, que ainda existe em toda a extensão. Tem uma história muito legal da Idade Média, envolvendo um porco que quase chega a ser cultuado na cidade (tem que ler este post para saber!).
Rota Romântica Alemanha

A Torre de Daniel, com seus 350 degraus oferece uma linda vista da cidade e redondezas. Passear sem rumo pelo centro histórico também é uma boa pedida!

Rota Romântica Alemanha

Landsberg am Lech 

Junto a Rothenburg, era um dos lugares mais aguardados da viagem. A cidadezinha é linda e um roteiro deve incluir um passeio à beira do Rio Lech, e uma volta pelo centro histórico. A cidade é conhecida por ter sido o local de prisão de Hitler, antes da segunda guerra, onde ele escreveu o livro Mein Kampf, que - acreditem - ainda vende muito! (Eu, hein?).
Rota Romântica Alemanha

Steingaden 

Nesta cidadezinha, conhecemos apenas a Wieskirche uma capela linda em estilo barroco. Também almoçamos por lá, mas tanto a igreja quanto o restaurante ficavam bem próximos à estrada.
Rota Romântica Alemanha

Füssen 

Füssen foi nossa base para conhecer o castelo de Neuschwanstein, que na verdade fica no município de Schwangau. Como era verão, conhecemos também um balneário e nadamos em um lago!

Rota Romântica Alemanha

De lá, também fizemos um passeio a Garmisch-Partenkirchen - esta cidadezinha já não fica na rota romântica, mas é imperdível para quem gosta de paisagens alpinas.

Outra cidade bastante visitada na rota é Augsburg, mas nós não incluímos no roteiro pelo tempo que tivemos e também porque nossa prioridade foi conhecer as cidadezinhas menores.

Quantos dias ficar na Rota Romântica - Roteiros e Itinerários

Em 3 dias, sugiro o seguinte itinerário: Dia 1 em Wurzburg; Dia 2 de Wurzburg a Nordlingen; Dia 3 de Nordlingen a Füssen.
Tendo 4 dias, dá para esticar a estada em Füssen e fazer a visita ao Castelo de Neuschwanstein com calma.
Em 5 dias, é possível conhecer e pernoitar em Wurzburg, no início da Rota Romântica e conhecer melhor Füssen, seus castelos e arredores.
Rota Romântica Alemanha
Landsberg am Lech
Enfim, eu diria que o ideal é fazer a rota no mínimo 4 dias, mas no verão, os dias são claros até quase 22h, então dá pra ver muita coisa. Só não recomendo chegar tarde em nenhuma cidade para jantar - em geral, os restaurantes fecham até antes das 21h!

Mapa da Rota Romântica

Anotei no mapa os pontos que visitamos na rota. Clique para navegar por ele!


Como chegar à Rota Romântica?

Nós começamos o roteiro para a Alemanha, a partir de FrankFurt (há voos de várias cidades do Brasil). Ao terminarmos o roteiro, seguimos de Füssen para Munique, onde devolvemos o carro.

Como se locomover na Rota Romântica?

A opção mais óbvia, rápida e prática de se percorrer a Rota Romântica é alugando um carro (pesquise aqui na Rentcars), para fazer as coisas a seu tempo. Recomendo fortemente usar GPS ou algum aplicativo, pois a estrada nem sempre é bem demarcada. Muitas vezes, atravessa cidades e numa dessas, dá pra se perder!
Rota Romântica Alemanha
Ás vezes a estrada é só uma rua...
Há quem faça de bicicleta (existem tours especializados) e durante o período de abril a outubro, há um ônibus turístico, mas com itinerários já fechados. Confira mais informações no site da Romatische Strasse.

Rota Romântica Alemanha

Onde se hospedar na Rota Romântica?

A escolha dos hotéis tem a ver com o ritmo de sua viagem. Um roteiro de 3 dias, por exemplo, recomendaria dormir exatamente na metade do caminho: Nordlingen. Foi o que fizemos, mas confesso que também adoraria ter dormido em Rothenburg-ob-der-Tauber.
Como começamos por Wurzburg, dormimos a primeira noite lá. Em Nordlingen ficamos na Altreuter, guest house bem em frente à Torre de Daniel. Também passamos 3 noites ao final da rota em Füssen no Hotel Fruhlingsgarten, a 400 metros do centro e pertinho do balneário no Lago Forggensee.

Então, essas são nossas dicas para planejar uma viagem para a Rota Romântica. Ainda ficou em dúvida ou tem alguma dica bacana sobre este roteiro? Deixe um comentário!!!


Continue por aqui e leia todos nossos posts sobre a Alemanha! Clique aqui!

Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem para a Rota Romântica

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!


Que tal esses passeios pela Rota Romântica?


9 comentários

  1. Adorei o "na prática a teoria é outra". Kkkkk
    Eu não sabia que na Alemanha tinha praça "principal" como na Espanha. Já fui mas não tinha conhecimento. Adorei saber e achei seu resumão muito util. Tati

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por essa rota! Sempre que vejo fotos e dicas fico encantada. Mas depois de ler esse post confesso que não vejo a hora de olhar uma promoção. Hahah!

    ResponderExcluir
  3. Ameiiiiiii ! Adoro a Alemanha e é muito legal conhecer essas cidadezinhas. Todas são lindinhas com ruelas, casas típicas que parecem saídas de livros de história.Essa loja KATHE é qualquer coisqa de linda e cara,mas sempre se encontra algo possível. Respondendo a sua pergunta "quantos dias ficar" eu responderia para o resto da vida, se eu pudesse kkkkkk beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, amo a Alemanha e a Rota. Morei às margens do Reno e pude passear muitas vezes por lá. Concordo com você, melhor deixar o mais belo por último.

    ResponderExcluir
  5. Para estacionar o carro nas cidades é tranquilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo, sim! São cidades pequenas e sempre tem lugar para estacionar!

      Excluir
  6. Para estacionar o carro nas cidades é tranquilo?

    ResponderExcluir
  7. Voce disse que ficou 2 noites em Fussen, no caso, foram 3 dias inteiros? O lago eh acessivel de boa a pe desde a cidade? Eu vou no fim do inverno entao infelizmente nao terao os passeios ainda :( mas queria conhece-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Melissa, Foram 2 dias e 2 noites, mas como vc vai no fim do inverno, os dias são mais curtos. O lago que nadamos é o Obersee e as termas se chamam Freibad Obersee. Fica a cerca de 2,6 km do centro. Uma ótima viagem!

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!