Pensei muito antes de escrever este post... talvez fosse melhor deixar o segredo guardado e a praia vazia, mas se tem uma coisa que me deixa chateada é como se espalham informações falsas sobre algumas atrações, às vezes prejudicando os turistas.
Praia do Rio da Barra, Trancoso - Bahia
Tanto na pousada em que nos hospedamos em Trancoso, quanto em Arraial D'Ajuda, nos disseram que para conhecer a Praia do Rio da Barra, teríamos que parar o carro em um estacionamento pago (R$ 30,00) e que só haveria sombra no restaurante do Rio da Barra Villa Hotel, que cobrava R$ 100,00 de consumação por pessoa (preços de janeiro/2018). Aliás, muitos restaurantes no litoral têm essa prática que, até onde eu sei, é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.Cientes disso, mas ainda intrigados por ter que pagar para visitar uma praia pública, fomos preparados para estacionar o carro e ficar no restaurante. Mas, por que não pesquisar mais um pouco, né?
Afinal, tem que pagar para visitar a Praia do Rio da Barra?
Chegando lá, fomos buscar informações sobre o estacionamento. Perguntamos se não havia outra entrada para a praia e alguns funcionários do local disseram que tinha uma trilha de meia hora de caminhada e que às vezes a maré subia muito e não iríamos conseguir atravessar o rio para voltar. A esta altura, já estávamos quase estacionando ali mesmo.Mas seguimos um pouco a frente pela estrada e encontramos um motociclista que nos orientou a seguir em frente e parar na entrada de um condomínio (exatamente a 1,5 km do estacionamento da pousada). Quando chegamos à entrada deste condomínio, perguntamos se tínhamos que caminhar muito para chegar até a praia e nos informaram que eram apenas uns 5 minutinhos de caminhada. Para falar a verdade, nem era trilha: era um deck de madeira!
Mas ainda tínhamos um problema: nós levamos guarda-sol, mas queríamos uma sombra "natural". E não é que encontramos isso também? Colocamos nossas coisas à sombra de um coqueiro e fomos passear...
Aí, nosso arrependimento já tinha se instalado: como viemos em uma praia dessa e não trouxemos um espumante para brindar, ou as nossas tradicionais comidinhas de praia? Quando estamos na praia, nosso costume é "beliscar" no almoço e jantar bem em algum restaurante, e esse também era o plano desse dia. Mas resolvemos ficar por ali e quando batesse a fome, poderíamos ir ao restaurante da praia. E não é que logo, logo, passou um vendedor de queijo coalho e salvou o nosso lanchinho?
Depois de entrarmos no mar, tocamos para o Rio da Barra, tomar um banho de água doce. Como muitas praias no sul da Bahia, esta tem um rio delicioso e limpo, com águas escuras por causa do mangue. Uma delícia! Ficamos um tempo brincando na areia, boiando e sendo levados pelo rio...
Como chegar à Praia do Rio da Barra
Pra chegar até lá é preciso pegar uma estrada de terra, tanto de Trancoso, quanto de Arraial D'Ajuda. Se quiser fazer como nós, passe pelo estacionamento do hotel e siga por 1,5 km até o próximo condomínio, exatamente no Km 22 da estrada. Muitas pessoas também chegam caminhando à partir da Praia dos Nativos, que fica ao lado.
Onde se hospedar para conhecer a Praia do Rio da Barra
O Rio da Barra Villa Hotel é uma ótima opção para quem está disposto a pagar pelo conforto de ficar nesta praia. É bem avaliado e, pelas fotos, parece bem bonito!Se quiser se hospedar em Trancoso e aproveitar todo o buxixo do Quadrado, sugiro a Pousada Jardim de Trancoso, na qual nos hospedamos e adoramos! E para contar todos os detalhes, nós fomos a esta praia quando estávamos em Arraial D'Ajuda e nos hospedamos na Estalagem D'Ajuda, que eu também indico!
Cuide da Praia do Rio da Barra!
A entrada que utilizamos é de um condomínio de casas de praia e, pelo que entendi, eles cuidam da manutenção do lugar. Por isso, não custa nada respeitar o sossego do local, evitando levar som e nunca, jamais, deixando lixo na praia. Para que esta e outras tantas praias se mantenham preservadas e continuem lindas, é importante o cuidado de cada um...Enfim, foi mais um dia lindo de praia. Desses que só a Bahia faz pela gente! E por falar em Bahia, veja também os posts sobre Caraíva, Prado e Cumuruxatiba!
Confira aqui o Guia de Praias do Nordeste com Crianças!
Gostou do Post? Salve no Pinterest!
Planeje sua viagem!
Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Obrigado pela valiosa dica. Parabéns pelo conteúdo.
ResponderExcluirotimas dica, obrigada. Só não ficou claro pra mim como é o mar para banho? aguas calmas ou muito agitada? estou em dúvida onde me hospedar Rio da Barra ou Araçaipe.
ResponderExcluirNão achei a praia brava não... (e olha que eu tenho medo de onda forte!). Quanto à hospedagem, não posso te ajudar, porque me hospedei em Trancoso e depois em Arraial. Um abraço!!!
ExcluirVocê sabe informar o nome do condomínio que vocês pararam na frente e tiveram acesso a praia?
ResponderExcluirObrigada
Não me lembro... rs. Mas fica no km 22 da estrada!
ResponderExcluirNão ficou claro em que estrada. Que hotel é esse que fica à 1,5 km do km22
Excluir