Praia do Rio da Barra, Trancoso, Bahia: como visitar de graça

4 de dezembro de 2018


A Praia do Rio da Barra, fica a 4 km do centro de Trancoso e a 16 km de Arraial D'Ajuda, no sul da Bahia. Sem dúvida, é uma das praias mais bonitas da região e de acordo com o site TripAdvisor, é considerada a atração nº 1 de Trancoso. Ao ler as avaliações, você vai notar que muitos dizem que é uma praia linda, mas é um passeio caro. Pois bem, passamos um dia lá e não gastamos praticamente nada! Quer saber como? Vem comigo!!

Pensei muito antes de escrever este post... talvez fosse melhor deixar o segredo guardado e a praia vazia, mas se tem uma coisa que me deixa chateada é como se espalham informações falsas sobre algumas atrações, às vezes prejudicando os turistas.




Praia do Rio da Barra, Trancoso - Bahia

Tanto na pousada em que nos hospedamos em Trancoso, quanto em Arraial D'Ajuda, nos disseram que para conhecer a Praia do Rio da Barra, teríamos que parar o carro em um estacionamento pago (R$ 30,00) e que só haveria sombra no restaurante do Rio da Barra Villa Hotel,  que cobrava R$ 100,00 de consumação por pessoa (preços de janeiro/2018). Aliás, muitos restaurantes no litoral têm essa prática que, até onde eu sei, é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
Cientes disso, mas ainda intrigados por ter que pagar para visitar uma praia pública, fomos preparados para estacionar o carro e ficar no restaurante. Mas, por que não pesquisar mais um pouco, né?


Afinal, tem que pagar para visitar a Praia do Rio da Barra?

Chegando lá, fomos buscar informações sobre o estacionamento. Perguntamos se não havia outra entrada para a praia e alguns funcionários do local disseram que tinha uma trilha de meia hora de caminhada e que às vezes a maré subia muito e não iríamos conseguir atravessar o rio para voltar. A esta altura, já estávamos quase estacionando ali mesmo.
Mas seguimos um pouco a frente pela estrada e encontramos um motociclista que nos orientou a seguir em frente e parar na entrada de um condomínio (exatamente a 1,5 km do estacionamento da pousada). Quando chegamos à entrada deste condomínio, perguntamos se tínhamos que caminhar muito para chegar até a praia e nos informaram que eram apenas uns 5 minutinhos de caminhada. Para falar a verdade, nem era trilha: era um deck de madeira!



Mas ainda tínhamos um problema: nós levamos guarda-sol, mas queríamos uma sombra "natural". E não é que encontramos isso também? Colocamos nossas coisas à sombra de um coqueiro e fomos passear...



Aí, nosso arrependimento já tinha se instalado: como viemos em uma praia dessa e não trouxemos um espumante para brindar, ou as nossas tradicionais comidinhas de praia? Quando estamos na praia, nosso costume é "beliscar" no almoço e jantar bem em algum restaurante, e esse também era o plano desse dia. Mas resolvemos ficar por ali e quando batesse a fome, poderíamos ir ao restaurante da praia. E não é que logo, logo, passou um vendedor de queijo coalho e salvou o nosso lanchinho?

Praia do Rio da Barra Trancoso Bahia

Depois de entrarmos no mar, tocamos para o Rio da Barra, tomar um banho de água doce. Como muitas praias no sul da Bahia, esta tem um rio delicioso e limpo, com águas escuras por causa do mangue. Uma delícia! Ficamos um tempo brincando na areia, boiando e sendo levados pelo rio...



Como chegar à Praia do Rio da Barra

Pra chegar até lá é preciso pegar uma estrada de terra, tanto de Trancoso, quanto de Arraial D'Ajuda. Se quiser fazer como nós, passe pelo estacionamento do hotel e siga por 1,5 km até o próximo condomínio, exatamente no Km 22 da estrada. Muitas pessoas também chegam caminhando à partir da Praia dos Nativos, que fica ao lado.


Onde se hospedar para conhecer a Praia do Rio da Barra

O Rio da Barra Villa Hotel é uma ótima opção para quem está disposto a pagar pelo conforto de ficar nesta praia. É bem avaliado e, pelas fotos, parece bem bonito!
Se quiser se hospedar em Trancoso e aproveitar todo o buxixo do Quadrado, sugiro a Pousada Jardim de Trancoso, na qual nos hospedamos e adoramos! E para contar todos os detalhes, nós fomos a esta praia quando estávamos em Arraial D'Ajuda e nos hospedamos na Estalagem D'Ajuda, que eu também indico!



Cuide da Praia do Rio da Barra!

A entrada que utilizamos é de um condomínio de casas de praia e, pelo que entendi, eles cuidam da manutenção do lugar. Por isso, não custa nada respeitar o sossego do local, evitando levar som e nunca, jamais, deixando lixo na praia. Para que esta e outras tantas praias se mantenham preservadas  e continuem lindas, é importante o cuidado de cada um...

Praia do Rio da Barra Trancoso Bahia

Enfim, foi mais um dia lindo de praia. Desses que só a Bahia faz pela gente! E por falar em Bahia, veja também os posts sobre CaraívaPrado e Cumuruxatiba!

Confira aqui o Guia de Praias do Nordeste com Crianças!


Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

6 comentários

  1. Obrigado pela valiosa dica. Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. otimas dica, obrigada. Só não ficou claro pra mim como é o mar para banho? aguas calmas ou muito agitada? estou em dúvida onde me hospedar Rio da Barra ou Araçaipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei a praia brava não... (e olha que eu tenho medo de onda forte!). Quanto à hospedagem, não posso te ajudar, porque me hospedei em Trancoso e depois em Arraial. Um abraço!!!

      Excluir
  3. Você sabe informar o nome do condomínio que vocês pararam na frente e tiveram acesso a praia?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Não me lembro... rs. Mas fica no km 22 da estrada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ficou claro em que estrada. Que hotel é esse que fica à 1,5 km do km22

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!