Roteiro de Carro de São Paulo à Bahia: estradas, distâncias e paradas

6 de janeiro de 2019
Roteiro de carro de São Paulo à Bahia

Como chegar de Carro de São Paulo ao sul da Bahia

Muita gente pergunta como é viajar de carro do interior de São Paulo até o litoral da Bahia. Depois de 3 anos seguidos fazendo esse percurso, nos familiarizamos um pouco com as estradas e por isso resolvi detalhar os caminhos que já testamos e o que deu certo pra nós. Em geral, fazemos o trajeto em 1 dia e meio, dependendo do lugar na Bahia em que vamos. Quanto mais ao sul, mais rápido! Se for mais longe, prepare-se para quase 2 dias de estrada... Partindo da cidade de SP e pegando como referência a cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, a viagem deve durar, no total, 18h30 para percorrer 1371 km. Já até Porto Seguro, são 1600 km e pode durar até 21 horas.

Pela Fernão Dias até  Belo Horizonte

Moramos no interior de São Paulo, então a primeira parte do trajeto é chegar até a rodovia Fernão Dias. Gostamos de sair bem cedinho (5h da matina) e tomar um café da manhã em Três Corações, na Venda do Chico que serve lanches, bolos e café preparado no Fogão à lenha. De casa até lá são mais ou menos 4 horas, pela Dom Pedro ou pela MG 290, passando por Jacutinga e Borda da Mata.
Este trecho da viagem é bem tranquilo. Saindo cedinho de São Paulo, você chega em Belo Horizonte antes do almoço. A distância é aproximadamente 600 km tempo estimado é entre 7 e 8 horas.
Todo o trecho da Fernão Dias, de SP a BH é duplicado e não tem muitas curvas, a ser não próximo a Belo Horizonte, mas nada demais! Os pedágios não são muitos e são bem mais baratos que em São Paulo.
Roteiro de carro de São Paulo à Bahia
Venda do Chico - uma parada que curtimos muito!

Já viu nossos outros posts sobre a Bahia? Tem vários aqui!!



De Belo Horizonte a Ipatinga: o pior trecho

Até aqui foi tudo bem, mas se prepare para enfrentar mais de 200 km de curvas e caminhões! Passando BH, até chegar em Ipatinga, o caminho é demorado. A estrada não é duplicada e fica muito difícil ultrapassar os caminhões lentos, uma vez que há muitas curvas e poucos trechos propícios à ultrapassagem.
Da primeira vez, demoramos 4 horas pra percorrer 200 km. Isso porque houve um acidente e a estrada ficou bloqueada. Então, em BH, pesquise novamente no google maps ou Waze e se os aplicativos te mandarem para Itabira ou João Monlevade, vá, mesmo que o caminho seja mais longo. Da última vez, desviamos rumo a Itabira e foi melhor, porque havia um fluxo bem menor de caminhões. 
Nesse trecho, muitos postos e restaurantes servem o famoso “mexidão”, prato típico mineiro com arroz, feijão, carne, ovo frito...
Um lugar bacana para almoçar é a Parada do Avião, mas há outros restaurantes e postos com opções de lanches e refeições. Quando estamos na estrada, preferimos não almoçar e comer algo mais leve, como lanche ou salgado assado – ainda mais que a estrada é cheia de curvas... :)

Roteiro de carro de São Paulo à Bahia
Léo na Parada do Avião

Estradas, distâncias e tempo aproximado:

  • MG 434, MG 129 e BR 381
  • 213 km
  • 4 horas ou menos

Ipatinga a Teófilo Otoni 

Neste trecho, a estrada passa por dentro de cidades como Ipatinga ou Governador Valadares, o que torna um pouco demorado. Mas nada se compara ao trecho anterior. Se você passou dessa fase, vai ganhar o jogo! rsrs.
Optamos por dormir em Teófilo Otoni, porque saindo bem cedo no dia seguinte, já conseguimos chegar ao destino final e pegar praia. Em Teófilo Otoni, já ficamos no Hotel Beira Rio (vizinho a uma casa noturna – não recomendo se for final de semana, porque o barulho atrapalha) e no Hotel Real (gostei mais desse). Da última vez, encontrei o Hotel das Palmeiras em frente à Pizzaria Tunnel, onde jantamos. É próximo à saída da cidade, e parece ser bom. Mas acho que o melhor hotel em Teófilo Otoni é o Capital das Pedras.

Estradas, distâncias e tempo aproximado:

  • BR 381 e BR 116
  • 213 km
  • 3 horas 

Roteiro de carro de São Paulo à Bahia

Teófilo Otoni até a Bahia

Neste trecho, continuamos por pista simples, mas saindo cedinho de Teófilo Otoni, não costumamos pegar trânsito até a divisa com a Bahia - são 179 km. Em Posto da Mata, já na Bahia, tem um posto bonito (Parada do Trevão), com opções de lanches e área kids. Sempre paramos ali, seja na ida ou na volta de nossa viagem. Fica quase na bifurcação da 418 com a BR 101.
Se for até Prado, estará quase chegando! Ao todo, são 335 km, que você fará em mais ou menos 4 horas e 20 minutos.

Roteiro de carro de São Paulo à Bahia

Uma coisa a observar: traçando o caminho até Porto Seguro, ou Trancoso, pode ser que o google sugira outro caminho, mas acabamos optando pelo caminho conhecido, pois sabemos que há bons lugares para dormir em Teófilo Otoni. E acredito que isso dependa muito do trânsito.

Roteiro de carro de São Paulo à Bahia

Caminho de Volta: Bahia até Ouro Preto

Em geral, pegamos o mesmo caminho até João Monlevade e fazemos um desvio para dormir em Ouro Preto e de lá para casa. Se tudo correr bem, chegamos em Ouro Preto ao final da tarde. Mas da última vez, houve um protesto do MST e bloquearam a BR 101 na Bahia, em vários trechos. Assim, preferimos evitar a MG 129 à noite e dormimos em João Monlevade. Felizmente achamos um hotel com quarto bem confortável e atendimento excelente, próximo à estrada.

Por que não pela BR 101?

Pesquisamos bastante e seguindo a instrução do google, sempre desistimos desse trajeto. Dizem que há bastante fluxo de caminhão e a estrada não é das melhores. Além do que, é preciso praticamente atravessar a cidade do Rio que costuma ter trânsito bem chatinho. Mas a situação é bem diferente se você quiser aproveitar e conhecer alguma praia do Rio de Janeiro ou Espírito Santo na mesma viagem. Nesse caso, vale a pena!



Confira aqui o Guia de Praias do Nordeste com Crianças!


Um arrependimento...

Em nossa primeira empreitada, fomos à Chapada Diamantina e Barra Grande. Cismamos de dormir perto de Patos de Minas na volta e foi exaustivo, principalmente porque a estrada de Salinas até Montes Claros era horrível! Tínhamos pego até estrada de terra nessa viagem, mas nenhum trecho foi pior que esse: infindáveis buracos e muitos caminhões, o que tornava a viagem perigosa, especialmente para motoristas inexperientes.

Leia também o nosso primeiro Roteiro de 16 dias pela Bahia e outros posts:
Praia do Rio da Barra, Trancoso
Arraial D'Ajuda: roteiro e dicas
O que fazer em Trancoso
Caraíva, Bahia: dicas
Prado, Bahia
Cumuruxatiba: um guia para planejar sua viagem
Chapada Diamantina: expectativa x realidade
Lençóis, Bahia: um guia
Igatu: um passeio pela Machu Picchu Brasileira
Barra Grande, Bahia: melhores programas com Crianças
Barra Grande, um guia do Paraíso

Dicas


  • Na medida do possível, não reserve hotel nas cidades que pretende dormir, pois podem ocorrer imprevistos e atrasos. Mas pesquise bastante antes sobre as possíveis paradas e disponibilidade de hotel.
  • Na viagem de ida, passando Teófilo Otoni, as cidades têm bem poucas opções de hospedagem, então prefira parar por lá mesmo, ou antes, em Governador Valadares.
  • Quando estiver planejando uma viagem longa, seja para a Bahia, ou outros lugares do Brasil, faça a simulação no google maps em horários e dias diferentes para tentar prever o impacto do trânsito, pois isso pode influenciar muito o tempo de viagem.
  • Tente garantir uma boa noite de sono para os motoristas na noite anterior!!
  • Leve travesseiros para as crianças dormirem com mais conforto no banco de trás!
  • Se alguém da família costuma enjoar, procure não fazer trechos de serra com estômago vazio e nem comer muita "porcariada", além de tomar algum medicamento como dramim, ou meclin.
  • Mesmo com toda tecnologia, não abrimos mão de levar um mapa impresso! Nunca se sabe se você vai ficar sem sinal de celular ou GPS...

Roteiro de carro de São Paulo à Bahia
Algum lugar entre Teófilo Otoni e Carlos Chagas

Ao ler o post todo você pode pensar que é uma grande roubada fazer essa viagem longa de carro. Mas, gente... escrevendo eu comecei a lembrar da estrada, das cidades vemos no caminho e da expectativa de chegar... fiquei morrendo de vontade de colocar o pé na estrada!!! Posso garantir que é uma viagem diferente e encantadora, mas sei que não é todo mundo que curte, né?

Ainda pensando se deve ir de carro ou avião? Leia este post aqui:
Viagens de Carro ou Avião: vantagens e desvantagens

Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

47 comentários

  1. Esse post vale ouro, Liliane! Estou começando a planejar uma viagem de fim de ano para a Bahia, e apesar da gente não morar perto, pra chegar na Fernão Dias acho que levamos o mesmo tempo. Acredito que esse é o melhor caminho mesmo, apesar das estradas em Minas serem sempre uma surpresa, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia, pela nossa experiência, eu diria que é o melhor caminho, sim!! Mas vale a pena dar sempre uma olhada na sugestão de rotas do google porque ele sempre atualiza se tem trânsito, obras na estrada, etc... Qq dúvida, é só perguntar!

      Excluir
  2. Seu post me ajudou muito, vou em julho para Porto Seguro saindo de Alfenas-MG. Qual melhor rota de Teofilo Otoni a Porto Seguro? Estou pensando em ir por Itaobim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fui por Itaobim. Em geral vou por Teixeira de Freitas, Itamaraju, Eunápolis... Mas pelo que pesquisei no google dá pouca diferença no tempo de viagem, apesar do caminho por Itaobim ser mais longo. Acho que vale fazer uma pesquisa no dia sobre qual caminho está melhor. O google atualiza se tem muito transito, ou se tem alguma obra, etc...

      Excluir
  3. Amei as dicas, já estou seguindo no Instagram, deu motivação para fazer está aventura q muitos acham q é loucura
    Estou planejando ir p Bahia em Janeiro saindo de SP capital.
    Minha dúvida é em aos custos com pedágio e combustível, alguma dica de simulador p eu ter uma ideia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Que legal!!!Tomara que vc se anime a ir!!! =D Não tenho anotados os valores de pedágios... Mas lembro que depois que saímos de SP, há poucos pedágios e os da Fernão Dias são mais baratos. Custo com combustível vai depender muito de quanto seu carro consome. Só uso o google maps pra simular trajetos, mas acho que pelo Waze dá pra dar uma ideia de pedágios.

      Excluir
  4. Parabéns por compartilhar essa experiência! Estava pesquisando no Google sobre esse trajeto de SP à Salvador! Pois Salvador é minha terra Natal! Estou em São Paulo à três anos e no final do tô querendo passar as férias com minha esposa e dois filhos!e nunca fiz viagens longas! Vai ser a minha primeira, e sua experiência vai me ajudar muito pra fazer essa viagem! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!Que bom saber que o post foi útil!!! Ir para a Bahia é sempre uma boa ideia, né? Amo viajar pra lá! Desejo uma ótima viagem pra vcs e se surgirem dúvidas, pode perguntar! Um abraço!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Estarei fazendo o caminho inverso saindo de Salvador descendo para São Paulo, você acha que este caminho por Gov. Valadares é melhor ou devo ir por Diamantina, Curvelo.
    Qual sua opniao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá!!! Seguinte: não conheço este caminho, mas pela simulação do Google, ele manda por Curvelo e estima que por Gov. Valadares sejam 2 horas a mais de trajeto. Em geral, eu aceito bem os palpites do google... Sugiro que depois de passar por Vitória da Conquista, você pesquise as rotas no Google novamente porque às vezes dá alguma diferença de tempo por causa de trânsito, obras, etc... Boa viagem!!!!!

      Excluir
  7. Olá trilha tudo bem, vou pra Jequié Bahia, estava vendo br 116 e 393 conhece e um bom caminho ?

    ResponderExcluir
  8. Olá estou planejando ir para Andaraí bahia sabe qual o melhor caminho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar sua experiência conosco. Será que é fácil de conseguir hospedagem em Teófilo Otoni (só para descansar uma noite) sem reserva prévia?

      Excluir
  9. Henrique, sempre conseguimos hotel. Nunca reservei com antecedencia!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Desejo fazer minha primeira viagem de carro para o interior da Bahia, para cidade de Feira de Santana. Qual melhor trajeto para evitar caminhão e curvas ? Por Belo Horizonte ou por o Rio de janeiro? Obrigado !

    ResponderExcluir
  11. Olá Liliane e família! Procurando informações sobre viagem para Bahia achei vocês e gostei das informações que passaram. Esta é a viagem que quero fazer no fim deste ano. Grata pelas dicas e vou começar a acompanhar vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!!! Espero que vocês façam uma ótima viagem! Espero que logo essa situação da pandemia esteja sob controle, né? Também quero ir pra lá no verão! Abraços

      Excluir
  12. Estou indo de Itabuna Bahia para São Paulo . Gostei de suas dicas . Vcs tem Instagram??

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, gostei muito da suas dicas estou me programando para ir para cumuruxatiba em dezembro, eu saindo cedo de são paulo capital 5h consigo dormir em teofilo otoni ???

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Eu amei. Obrigada por compartilhar, vou pra Salvador saindo de São Paulo, eu estava um pouco apreensiva, mas suas dicas me deram um norte 💙. Sabe de locais que aceitem pets? Vou com os meus doguinhos. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, Infelizmente não sei te informar... abs e boa viagem

      Excluir
  17. Nota 1200...parabéns...bebi cada palavra e cara dica.
    Muito bem escrito...viajei com vocês rss

    ResponderExcluir
  18. Adorei as explicações vou para lorto seguro agora em julho e vou por Minas mesmo a paisagem. É maravilhosa já fiz este caminho a muito tempo a uns 9 anos atraz agora deve estar melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Uma boa viagem pra vcs! Não sei se vcs consideraram ir também para o extremo sul da Bahia, pois nessa época tem passeios para observar baleias: https://www.trilhasecantos.com.br/2019/06/costa-das-baleias-jubartes-bahia.html

      Excluir
  19. Amei o post! Iremos de moto novembro, sairemos do litoral de São Paulo, suas dicas foram valiosas.

    ResponderExcluir
  20. Duvida, essa viagem dá para fazer com um cachorro? Tenho pet e não posso deixar ele sozinho! Desde Já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim. A única coisa que você precisa ver é hotéis/pousadas que aceitam pets. Se não, você pode tentar também airbnb

      Excluir
  21. Olá adorei suas dicas vou pra ibicui na bahia dia 19 de junho e vou seguir suas dicas . Agora fiquei um pouco perdida com a volta . Poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  22. Oi que post bacana! Super ajudou no planejamento da minha viagem até Porto Seguro. Uma dúvida: estou tentando calcular o valor do pedágio, mas os sites como mapeia e Qual me dizem que não tem pedágio de BH até Porto Seguro, será verdade?

    ResponderExcluir
  23. Ooi. E tem bastante posto de gasolina nesta rota?

    ResponderExcluir
  24. Oie. Este desvio que vcs fizeram por Itabira / Joao Monlevade vai sair em que parte da estada? Governador Valadares?

    ResponderExcluir
  25. Estou programando viajar para itacaré bahia, sairei de SP capita por onde deveria ir mais rápido.

    ResponderExcluir
  26. Qual melhor trajeto de Porto Seguro a Salvador?Gratidão

    ResponderExcluir
  27. Ola, adoramos! vamos viajar em familia até Trancoso na casa de um irmão em janeiro de 2023, e ja estamos usando inumeras dicas. Muito bom.

    ResponderExcluir
  28. ...se vc quer conservar a suspensão de seu veículo, nunca vá por Diamantina rumo à denominada Rio-Bahia (foi o que me disseram)...vai perder paisagens maravilhosas, mas é muito mais seguro ir por Gov. Valadares.....sem sombra de dúvidas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, errado não tá!!! Rsrsrs Já fizemos este trajeto em 2021 e tem trechos com muitos buracos, além de muitas curvas (porém não é pior que a estrada de Salinas a Montes Claros, que passamos em 2016). No nosso caso, como colocamos Diamantina no roteiro, não tinha muito como fugir desse caminho e até que foi de boa...
      Sobre Gov Valadares, está cada vez melhor o caminho pq estavam duplicando a rodovia da última vez que passamos lá, em 2022

      Excluir
  29. Olá... Em dezembro de 2019 fomos por Diamantina. Como o Google maps ava duas rotas ... E gostaríamos de conhecer Diamantina fomos por lá ... A estrada não é das piores ... Depois de Diamantina pegamos 90 km de estrada de terra, mas chão batido... Foi bem de boa ... Mas demorou um pouco mais... Mas foi legal.. depois qdo entra na Bahia, aí a estada tem uns buracos .. mas de dia até dá pra prestar mais atenção. Na volta voltamos por Montes Claros... Foi mais tensa a viagem... Muitos caminhões. Este final de ano estamos querendo ir de novo. Alguém tem uma outra opinião? Pensamos em ir novamente por Diamantina ou litoral rio de janeiro - espírito santo... Se alguém tiver uma outra sugestão. Obrigado!!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!