Gostamos tanto da serra gaúcha que foi um dos poucos destinos que já repetimos e foi o escolhido para ser a primeira viagem de avião do Léo. Com tantas opções, fica até difícil escolher o que fazer, especialmente porque a maioria das atrações são pagas. Mas neste post fiz uma seleção dos passeios que mais gostamos e algumas dicas para planejar sua viagem! Já adianto que nossos passeios favoritos foram fora da cidade, então, alugue um carro e explore a região!
Atrações e Passeios em Gramado e Canela
O centro de Gramado é muito bonito e a Rua Coberta, rodeada de lojas e restaurantes, é um dos lugares mais bacanas. Passear pelas ruas do centro é um bom começo para conhecer a cidade, especialmente se você chegar por lá à tarde e não tiver muito tempo para outras atividades.O Lago Negro e o Lago Joaquina Rita Bier são pontos turísticos bastante visitados. Os dois lagos ficam a menos de 2 km de distância, então dá para fazer até uma caminhada! O lago Negro ganha este nome por causa das árvores plantadas à sua volta, cujas mudas vieram da Floresta Negra, na Alemanha.
Lago Joaquina Rita Bier |
O Mundo Encantado, em Gramado, segue a mesma linha do Mundo a Vapor, de Canela, e pode ser uma boa opção para dias chuvosos.
Mundo Encantado |
A Snowland é uma das atrações mais badaladas hoje em dia, mas não chegamos a conhecer. Como é fechado, também é uma ótima opção para dias de chuva ou nublados.
Outros pontos turísticos que merecem ser vistos em um tour pela cidade de Gramado são: Igreja do relógio e Igreja Matriz de São Pedro.
E ainda há um monte de atrações que não conhecemos, algumas por falta de tempo, e outras por falta de interesse (#sincera): Museu de Cera, Museu do automóvel, Mini Mundo, Museu do Perfume...
Já na cidade de Canela, vale uma parada na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, seu principal cartão postal. Dá pra casar com um rolê pelo centro da cidade, ou na volta de algum passeio, como o parque Caracol.
Catedral - Canela |
É bom lembrar que as cidades de Gramado e Canela são muito próximas e ligadas por uma avenida. Tanto que quando fui ao Mundo a Vapor, fiquei sabendo só depóis que era em Canela, e não em Gramado (rsrs). Ah, lembro que nessa avenida havia muitas lojas de sapatos de boa qualidade a preços bem convidativos!
Por falar em preços, é bom lembrar que muitas atrações na região são pagas e algumas têm preço meio salgado, então vou indicar um post com dicas de Como economizar em Gramado do blog Vamos Por Aí.
Atrações Próximas a Gramado e Canela
Parque do Caracol, em Canela
A principal atração do parque é a Cascata Caracol, com 131 metros de altura. Dá para descer a imensa escada, ou observá-la de um mirante. Há também uma trilha curta para a parte alta da cascata, antes da queda, que também é muito bonita.Cascata Caracol |
Castelinho Caracol
Vale a pena passar no castelinho, depois de conhecer o parque caracol. Em um concurso realizado por mim mesma, o apfelstrudel foi eleito o melhor do mundo! (kkkk) E o chá de maçã não fica atrás. O lugar é lindo, rodeado de jardins, e tem até um pequeno "museu" com objetos de seus antigos moradores.Castelinho Caracol |
Parque da Ferradura
Este parque fica a apenas 6 km do Parque do Caracol, e tem esse nome por causa de um cânion em forma de ferradura, formado pelo curso do rio. A paisagem é muito linda e acho perfeitamente possível conhecer os dois parques em um dia, o que fizemos da primeira vez.Na segunda viagem, o Léo tinha 2 anos, então desaceleramos e fizemos apenas o do Caracol, com parada no Castelinho.
Tour Raízes Coloniais
Este é um passeio que acho super bacana, especialmente por não ser tão manjado! Da primeira vez que fomos a Gramado, procurei feito louca, saber sobre essa atração, mas nem no centro de informação turística souberam dizer. Pelo que falaram, teríamos que contratar uma agência, mas não curtimos muito tour guiado.Foto: Blog Viagens que Sonhamos |
Uma coisa importante é que não precisa de agência para fazer este passeio, a não ser a casa da Família Foss, que deve ser agendada, pois eles preparam um café colonial para os visitantes. Para mais detalhes desse passeio veja este post do blog Viagens que Sonhamos.
Passeios bate-volta em Gramado
Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves
De longe, meu passeio favorito na serra gaúcha! Fica no município de Bento Gonçalves e é um trajeto por casas históricas dos primeiros moradores - a maioria italianos - e seus descendentes. Algumas casas são de Pedra, e outras de madeira, consideradas mais "nobres" na época em que foram construídas, pois as pedras eram opção para quem não tinha dinheiro para comprar a madeira.Hoje em dia isso faz pouca diferença: todas as construções, juntas à paisagem, formam um cenário lindo! Existem muitos pontos de interesse na rota Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, mas vou destacar aqui nossos lugares favoritos!
Há ótimas opções para almoçar: A Casa Vani é um restaurante delicioso. Quando fomos, estava um dia lindo e aproveitamos o quintal para tomar um sol (e uma tacinha de vinho) enquanto esperávamos nossa comida.
Da primeira vez que fizemos este passeio, almoçamos um rodízio de massas na Nona Ludia.
Mais recentemente, uma das casas que era ponto de observação - A Casa Merlo, foi transformada em um restaurante (Casa Angelo) e vocês mal podem imaginar a minha vontade de voltar lá pra conhecer!
Uma parada deliciosa com crianças é a Casa da Ovelha. Os pequenos a-mam (e os grandes também) ver aquelas ovelhas fofinhas! Outros pontos que valem uma parada são a casa da Erva Mate, com seu moinho e a Cantina Strapazon, que foi cenário do filme "O Quatrilho".
Casa da Erva Mate |
Cantina Strapazon |
Nova Petrópolis e a Rota Alemães no Sul
A cidade de Nova Petrópolis merece uma visita e você pode esticar, passando pelo roteiro "Alemães no Sul". Para visitar todas as atrações é preciso agendar, mas dá pra fazer um roteiro mais "contemplativo" por paisagens rurais muito bonitas! Em um dia chuvoso, sem poder curtir muito ao ar livre, resolvemos passear de carro por lá!Um bom começo é na cidade, no armazém da Rosa Mosqueta, onde você pode comprar produtos feitos artesanalmente com rosa mosqueta! De lá, passe pela Casa de Pedra e siga sem rumo pelas estradinhas de terra. Não sei porque, mas alguns lugares me lembraram do interior da Irlanda (que só conheço por fotos! rs). Para saber mais do passeio, acesse o site oficial!
Canion Itaimbezinho (ou Fortaleza)
Este é um passeio que não recomendo com criança pequena. Isso porque os canions não têm muita proteção e pode ser até perigoso, dependendo do "nível de atividade" (kkk) da criança. Não que seja inviável, mas é preciso ter bastante cuidado, quando estiver próximo aos cânions. Crianças maiores, que são atentas a regras, é mais tranquilo. Aliás, incentivo a ir, pois a paisagem é de tirar o fôlego! No Cânion Itaimbezinho, há cachoeiras, para completar o cenário. Só o caminho para os cânions, passando pelos "campos de cima da serra" já vale o dia!O cânion da Fortaleza ainda não conhecemos, pois acho inviável fazer 2 cânions no mesmo dia. Quando estávamos em São José dos Ausentes, em outra viagem, nossa intenção era chegar até lá por caminho de terra, mas acabamos desistindo, pois a estrada estava muito ruim. Enfim, este é um lugar que estou me devendo conhecer!
Passeio de Maria Fumaça
Uma das atrações mais tradicionais na serra gaúcha é o passeio de Maria Fumaça. O trem faz o trajeto de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa (ou o inverso). Durante o passeio, há atrações como teatro, música e dança. As paisagens são bonitas, mas tenho que confessar que gostei, porém achei beeem turístico. Tanto que foi um passeio nem quisemos repetir, mas acho que vale ir pelo menos uma vez para conhecer! Se quiser mais informações e ingressos, veja este post aqui!Visita a vinícolas
Por mais que seja um passeio "adulto", há algumas vinícolas na serra gaúcha que são kids-friendly e algumas até têm programações especiais para os pequenos. Nós conhecemos a Miolo e a Lídio Carraro, mas antes de ter o Léo.Como é um passeio muito típico na serra gaúcha, acho que vale a pena conhecer as vinícolas. Por isso indico a leitura do post do Blog Preciso Viajar: O que Fazer no Vale dos Vinhedos
Recomendo alugar um carro no aeroporto (reserve com antecedência especialmente na temporada) e fazer muitos passeios bate-volta. Uma opção mais demorada (e bonita) de trajeto do aeroporto até Gramado é pela Rota Romântica, passando por Morro Reuter e Picada Café.
Planeje sua viagem para Gramado
Onde se hospedar em Gramado
Recomendo ficar em Gramado, pela maior oferta de restaurantes e atrações, em comparação a Canela. Não tenho muitas recomendações de hotel, pois ficamos hospedados em apenas 2 diferentes e gostamos de ambas. Da primeira vez, ficamos na pousada Due Fratelli, mas pelo que vi, está fechada. Na segunda, ficamos no Hotel Azaléia e gostamos. Outra pousada que costuma ter bom custo/benefício é a Vovó Carolina. Minha cunhada se hospedou e gostou bastante! Mas dê uma boa pesquisada, porque há muitas pousadas, hotéis e apartamentos de aluguel... Só no Booking, são mais de 1400 opções diferentes! (Dê uma olhada aqui!)
Como chegar e se locomover em Gramado e Canela
Se for de avião, o ideal é chegar em Porto Alegre. Embora o aeroporto mais próximo seja de Caxias do Sul, não é raro que os vôos não pousem lá por problema de teto, já que é um aeroporto menor e tem menos instrumentação para pousos. Além disso, existem várias maneiras de chegar de Porto Alegre a Gramado.Recomendo alugar um carro no aeroporto (reserve com antecedência especialmente na temporada) e fazer muitos passeios bate-volta. Uma opção mais demorada (e bonita) de trajeto do aeroporto até Gramado é pela Rota Romântica, passando por Morro Reuter e Picada Café.
Como planejar seus passeios em Gramado e Canela
Minha sugestão é fazer uma programação flexível e deixar os passeios em lugares fechados para dias em que o tempo não ajudar muito. Chove pouco no inverno, mas algumas frentes frias são acompanhadas de muita neblina. Portanto, aproveite os dias ensolarados para fazer os parques, passeios em vinícolas, ou ainda o Caminhos de Pedra.
Planeje sua viagem para Gramado
Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Olá Liliane, essa é uma parte do Brasil que eu não conheço, e na verdade tenho sentimentos contraditórios a respeito. Parece tudo muito bonitinho, mas parece um outro Brasil, com grande influência europeia, muito diferente do resto. Não sei se vou gostar, mas pelo menos a região serrana tenho de conhecer um dia. Abraço e boas viagens.
ResponderExcluirOlá, Filipe! Existe uma parte bem "turística", sim. Particularmente não gosto muito das atrações com encenações, etc... Mas é uma região muito bonita! Tenho certeza que vai gostar. Isso sem falar da gastronomia: impossível não ganhar uns quilinhos...hehehehe
ResponderExcluir