Foto: Carla Retuci |
De lá pra cá, muita coisa mudou: a produção que, de início ficava entre amigos e família, se expandiu e o azeite foi ficando conhecido! Hoje, o Azeite Borriello tem o certificado Flos Olei, que seleciona os melhores azeites do mundo (apenas 500 rótulos no mundo tem esse certificado!) e recentemente, o azeite também foi premiado na seleção "World's Best Olive Oils New York".
Fãs de azeite que somos, não poderíamos perder a chance de visitar este lugar, e foi uma delícia conhecer como se produz um azeite, desde a plantação das oliveiras até a colheita das azeitonas e a preensão no lagar.
A visita à Fazenda 3 Barras, onde é produzido o Azeite Borriello
A visita é organizada pela Agência Viver Viagens de Andradas, MG e guiada pelo proprietário, Mário Borriello.Iniciamos com a degustação do azeite, e o sabor é incrivelmente fresco, diferente daqueles azeites que ficam um tempão na prateleira do supermercado.
Depois, seguimos para os olivares. Na época de colheita, é possível ver as oliveiras carregadas de azeitonas (e até colher algumas!). Mas não se iluda: o gosto não é nem um pouco parecido com aquelas salgadas que compramos em conserva!
Depois de conhecermos as plantações, seguimos para o lagar, onde as azeitonas são prensadas e, finalmente é feito o azeite. Durante todo o passeio, pudemos aprender bastante sobre diferentes tipos de oliveiras, azeitonas e o que é necessário para produzir um azeite de qualidade.
Ao final da visita, é servido um café com muitas delícias: havia esfirras, coalhada com azeite, pães de queijo quentinhos, bolos... Tudo isso acompanhado de uma boa prosa. Enfim, aquela mesa farta e hospitalidade típica de Minas Gerais!
Batendo papo com Mario - Foto: Renato Veronese |
Como visitar?
As visitas são organizadas pela agência Viver Viagens, de Andradas, MG. O preço é R$130,00 por adulto (criança não paga) e inclui: transporte de Andradas até a fazenda, café da manhã e uma garrafa de 250 ml de azeite. Para saber mais, entre em contato ou pelo telefone: (35)3731-1671 ou por e-mail: janaina@viverviagens.tur.brImportante: a época da colheita acontece entre os meses de fevereiro e março, mas a visita é interessante em qualquer época. Durante o mês de junho, a fazenda fica florida de girassóis e também vale o passeio!
Onde encontrar o azeite Borriello?
No local, são vendidas garrafas de 250 ml e 500 ml, mas enquanto você não faz uma visita, aqui neste link você encontra uma lista de locais onde pode comprar o azeite. Posso garantir que vale muito a pena provar esse azeite "made in Brazil"!*agradecemos à Carla Retuci e Mário Borriello e também à agência Viver Viagens por nos proporcionarem esta visita!
Gostou do Post? Salve no Pinterest
Planeje sua viagem:
Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
PARABÉNS PELO POST , JA PEDI O AZEITE E EM BREVE VOU VISITÁ-LOS
ResponderExcluirQue legal! Você vai adorar!
ExcluirComo faço para obter informações de visitas?
ResponderExcluirNo post tem essa informação, em "Como Visitar"
Excluir