Borriello: azeite premiado no sul de Minas Gerais

16 de maio de 2018

Azeite Borriello Fazenda 3 Barras
Foto: Carla Retuci

A Fazenda 3 Barras, produtora do azeite Borriello, fica em meio a um cenário bucólico, cercada por montanhas da Serra da Mantiqueira em Andradas, MG. Já há alguns anos, fiquei sabendo que havia plantação de oliveiras e produção de azeite de oliva na região, impulsionada por pesquisas que começaram em Maria da Fé, MG. E foi desta pequena cidade que vieram as primeiras mudas de oliveiras plantadas na fazenda em 2008.

Azeite Borriello Fazenda 3 Barras

De lá pra cá, muita coisa mudou: a produção que, de início ficava entre amigos e família, se expandiu e o azeite foi ficando conhecido! Hoje, o Azeite Borriello tem o certificado Flos Olei, que seleciona os melhores azeites do mundo (apenas 500 rótulos no mundo tem esse certificado!) e recentemente, o azeite também foi premiado na seleção "World's Best Olive Oils New York".



Azeite Borriello Fazenda 3 Barras


Fãs de azeite que somos, não poderíamos perder a chance de visitar este lugar, e foi uma delícia conhecer como se produz um azeite, desde a plantação das oliveiras até a colheita das azeitonas e a preensão no lagar.

Azeite Borriello Fazenda 3 Barras

A visita à Fazenda 3 Barras, onde é produzido o Azeite Borriello

A visita é organizada pela Agência Viver Viagens de Andradas, MG e guiada pelo proprietário, Mário Borriello.

Azeite Borriello Fazenda 3 Barras

Iniciamos com a degustação do azeite, e o sabor é incrivelmente fresco, diferente daqueles azeites que ficam um tempão na prateleira do supermercado.
Depois, seguimos para os olivares. Na época de colheita, é possível ver as oliveiras carregadas de azeitonas (e até colher algumas!). Mas não se iluda: o gosto não é nem um pouco parecido com aquelas salgadas que compramos em conserva!

Azeite Borriello Fazenda 3 Barras

Depois de conhecermos as plantações, seguimos para o lagar, onde as azeitonas são prensadas e, finalmente é feito o azeite. Durante todo o passeio, pudemos aprender bastante sobre diferentes tipos de oliveiras, azeitonas e o que é necessário para produzir um azeite de qualidade.

Azeite Borriello Fazenda 3 Barras

Ao final da visita, é servido um café com muitas delícias: havia esfirras, coalhada com azeite, pães de queijo quentinhos, bolos... Tudo isso acompanhado de uma boa prosa. Enfim, aquela mesa farta e hospitalidade típica de Minas Gerais!

Azeite Borriello Fazenda 3 Barras
Azeite Borriello Fazenda 3 Barras
Azeite Borriello Fazenda 3 Barras
Batendo papo com Mario - Foto: Renato Veronese

Como visitar?

As visitas são organizadas pela agência Viver Viagens, de Andradas, MG. O preço é R$130,00 por adulto (criança não paga) e inclui: transporte de Andradas até a fazenda, café da manhã e uma garrafa de 250 ml de azeite. Para saber mais, entre em contato ou pelo telefone: (35)3731-1671 ou por e-mail: janaina@viverviagens.tur.br

Importante: a época da colheita acontece entre os meses de fevereiro e março, mas a visita é interessante em qualquer época. Durante o mês de junho, a fazenda fica florida de girassóis e também vale o passeio!
Azeite Borriello Fazenda 3 Barras
Azeite Borriello Fazenda 3 Barras

Onde encontrar o azeite Borriello?

No local, são vendidas garrafas de 250 ml e 500 ml, mas enquanto você não faz uma visita, aqui neste link você encontra uma lista de locais onde pode comprar o azeite. Posso garantir que vale muito a pena provar esse azeite "made in Brazil"!

Azeite Borriello

*agradecemos à Carla Retuci e Mário Borriello e também à agência Viver Viagens por nos proporcionarem esta visita!

Gostou do Post? Salve no Pinterest


Planeje sua viagem:

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Compre seu ingresso pela Ticket Bar e escape da fila

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

4 comentários

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!