Confira como é um passeio pela Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina
A Serra do Rio do Rastro, faz parte da SC - 390 e liga os municípios de Novo Horizonte a Bom Jardim da Serra. São 284 curvas distribuídas em aproximadamente 38 quilômetros. Olhando de cima, custamos a acreditar! Às vezes temos a impressão de que a pista está inclinada e vai despencar a qualquer instante. Mas, enquanto estamos na estrada não temos esta sensação. A serra se localiza a 55 quilômetros de distância São Joaquim e 84 de Urubici e, além de ser um ponto turístico, também serve de rota para ciclistas.
Em nossa roadtrip pela Serra Catarinense, fazia parte dos nossos planos, subir ou descer a serra. Resolvemos, então, que ela estaria em nosso trajeto de Blumenau a São Joaquim. Quando saímos de Blumenau, escolhemos o caminho mais difícil, pra variar... O google sinalizava a SC 486 e depois, SC 407. Fomos na fé de que seria uma estrada pelo menos pavimentada, mas passamos por vários trechos de estrada de terra (de chão, como eles dizem por lá...) com trechos de serra. Veja no mapa abaixo o trajeto que fizemos:
Com a chuva que caía, ficava quase impossível um carro que não fosse 4 x 4 atravessar. Além disso, havia muito pouca sinalização e sempre ficávamos pensando se estávamos perdidos... Em compensação, passamos por cidades pequeninas e cenários bucólicos.
Saímos de Blumenau debaixo de uma chuva fininha e eu achei
que seria um desperdício, já que a vista do alto da serra depende de estar um
céu limpo. Qual não foi a minha surpresa! Quando chegamos próximo à serra,
havia sol e tivemos um passeio incrível!
Para completar a alegria, enquanto observávamos a serra lá
do alto, um guaxinim deu o ar da graça!!!
Hospedagens próximas à Serra do Rio do Rastro
Além da serra, não há tantas opções turísticas na região,
por isso recomendo-a como um passeio a partir de São Joaquim ou como parte do
caminho, como nós fizemos! Mas se quiser esticar seu tempo por lá para relaxar,
existe um resort
no alto da serra e há outras opções de hotéis
em Bom Jardim da Serra.
Nos hospedamos em São
Joaquim e depois em Urubici.
* neste post há links para o booking, nosso parceiro. Se você fizer sua reserva através de nosso blog, ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso!
Nenhum comentário
Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!