Os Museus de Zagreb, na Croácia

13 de maio de 2019
 
 Museu de Artes e Ofícios

Zagreb, a capital da Croácia nem sempre é considerada como ponto obrigatório em um roteiro pelo país, o que eu acho uma baita injustiça! A cidade é bem bonita, cheia de prédios históricos, ruas charmosas, avenidas amplas e cafés deliciosos! Certamente você irá encontrar um programa a seu gosto em Zagreb, especialmente se você gosta de museus.

E já que o assunto é museu, este post faz parte de uma blogagem coletiva da #museumweek e lá no final, você vai encontrar uma lista com outros blogs participantes!

Os Museus de Zagreb

Uma coisa que me surpreendeu na cidade foi a quantidade de museus interessantes para visitar. Como estávamos usando o Zagreb Card quisemos aproveitar ao máximo, visitando vários deles. Para ajudar em nossos planos, os museus não são muito grandes, daqueles que você fica um dia inteiro e não consegue nem ver metade do acervo... Muitos dos museus de Zagreb, você conhecerá em uma ou duas horas e poderá seguir passeio pelas outras atrações, ou outros museus diferentes.




Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa? 
Faça seu seguro na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!

Museu das Relações Rompidas - Museum of Broken Relationships 

O museu conta com uma coleção de objetos - cartas, presentes, roupas, etc... relacionados ao término de relacionamentos. É mais interessante para adultos e explora um lado bem subjetivo da história: biografias de pessoas comuns. Aliás, logo na sala principal, um quadro chama a atenção com a frase de Ralph Waldo Emerson: “There is properly no history; only biography.” (Não há História propriamente, apenas biografia).



Preciso confessar que não achamos muita graça nesse museu, apesar de ser um dos mais populares de Zagreb. Li várias histórias, me emocionei com algumas, mas logo meu filho se desinteressou (não é um museu que chame a atenção de crianças) e fomos embora. O museu fica pertinho da Igreja de São Marcos, um dos principais cartões postais de Zagreb.


Ah... uma amiga muito querida fez uma doação bem especial para este museu recentemente e contou tudo neste post
Preço: 30 kunas (aproximadamente 18 reais)
Grátis com o Zagreb Card

Você sabia que o seguro saúde é obrigatório na Europa? Consulte valores na Seguros Promo e use o código TRILHASECANTOS5 para ganhar 5% de desconto

Museu de história da Croácia 

Este museu tem um acervo bem grande, mas o prédio que o abriga é pequeno, por isso as exposições mudam frequentemente. Mesmo assim, o passeio é bem interessante, para conhecer um pouco mais sobre as origens e história do país. Fomos logo após a copa do mundo de 2018 e apesar de terem sido derrotados na final, eles estavam tão empolgados com a performance do time de futebol, que havia uma sala com exposição dedicada à copa, com camisas de jogadores, fotos, etc.



O museu deve mudar em breve para um prédio maior, onde funcionava a antiga fábrica de tabaco. Por isso é bom se informar pelo site oficial do museu.
Preço: 10 kunas
Grátis com o Zagreb Card

Museu de arqueologia

Este foi nosso museu favorito e tem exposições bem diversificadas. O acervo começa na pré história com os primeiros instrumentos de pedra e vai seguindo uma linha do tempo, de forma super didática. Excelente para crianças e adolescentes que estejam aprendendo história, ou que simplesmente sejam curiosos!



Nós adoramos a parte da pré-história e também do Império Romano, com peças cerâmicas e utensílios, ou ainda a civilização egípcia! Enfim, um acervo bem bacana!



Este museu fica em uma parte linda de Zagreb, conhecida como a ferradura verde de Lenuci, com amplas avenidas, jardins, praças e prédios históricos.
Preço: 30 kunas
Grátis com o Zagreb Card

Museu da cidade de Zagreb 

O acervo é interessante mas a maioria das informações está em croata, o que dificultou um pouco a visita. De qualquer forma vale a pena conhecer o prédio no qual funcionava o antigo convento de Santa Clara, onde viveram muitas filhas de famílias nobres da Croácia no século XVII.



Na visita, repare que o prédio não tem janelas com vista para a rua. Isto foi pensado para ajudar as freiras que viviam em regime de clausura a se desconectarem do mundo exterior.
Este museu fica na parte alta da cidade, e pode ser incluído em um roteiro a pé próximo à Igreja de São Marcos.
Preço: 30 kunas (adulto)
Grátis com o Zagreb Card


Mais museus para conhecer em Zagreb:

  • Museu Técnico Nikola Tesla
  • Museu Mimara (Artes)
  • Museu Croata de Arte Naif
  • Museu Etnográfico
  • Museu dos anos 80
  • Galeria de Arte Moderna
  • Museu de Artes e Ofícios
  • Museu do Cogumelo
  • Museu da Escola Croata

Veja outros posts dessa viagem:

Roteiro completo pela Eslovênia, Croácia e Hungria
O que fazer em Pula, Croácia
Zagreb, Croácia: o que fazer em 1 ou 2 dias
Hum, Croácia: a menor cidade do mundo
Senj, Croácia: um segredo às margens do Adriático
Aluguel de Apartamento pela AirBnb: nossa experiência na Croácia
Ístria: a região mais italiana da Croácia


Este post faz parte de uma blogagem coletiva sobre Museus. Não deixe de conferir posts de outros blogs:
2 - Let's Fly Away - 7 Museus em Chicago: Museum Week - 7 Museus em Chicago
3 - Destinos por onde andei... Royal Ontario Museum, Toronto, o que ver?
5 - Viagem Lado B - Museu do Futebol
6 - Qualquer viagem. Eu vou! - Museu Histórico da ImigraçãoJaponesa no Brasil 
7 - Uma Viagem Diferente - 5 Museus para conhecer emSantiago do Chile 
12- Viagens Invisíveis - Museu do Vinho em Cafayate, Argentina
13 - Pelo Mundo com Manu - Museu do Amanhã - Rio deJaneiro/RJ 
15 - Mulher Casada Viaja - Um dia no Museu Catavento de SãoPaulo
18- Dani Turismo - Museu Emílio Goeldi em Belém

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

*Agradecemos ao Zagreb Tourist Board por nos oferecerem o Zagreb Card durante nossa permanência em Zagreb!

11 comentários

  1. Tharsila Fernanda Santos Costa13 de maio de 2019 às 13:25

    Morro de vontade de conhecer a Croácia. Amei as sugestões de museu que você deu. Achei bem interessante o Museu de relações rompidas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da ideia de um post sobre os museus de Zagreb, já que é um destino menos badalado. Já tinha lido sobre o museu das relações partidas. mas não sabia dos detalhes que você apresentou. Que interessante!

    ResponderExcluir
  3. Que legal, bem interessante ler um pouco mais sobre locais não muito explorados. Adoraria conhecer Zagreb e esses museus. Boas dicas

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada pela Croácia, mas não tive a oportunidade de conhecer Zagreb. Seu post me deu mais vontade de voltar ao país e visitar a cidade (e os museus, claro!)

    ResponderExcluir
  5. A Croácia ainda está na lista de lugares que quero conhecer e já salvei suas dicas, pois quero conhecer todos esses museus em Zagreb. Ótimas dicas! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Os museus são interessantes e a cidade também deve ser linda não? Deve ser uma viagem maravilhosa. Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  7. Tive a oportunidade de passar um tempinho em Dubrovnik (durante um cruzeiro) e minha vontade de conhecer mais da Croácia foi nas alturas!
    Adorei tuas dicas de museus em Zagreb. Apesar da tua observação sobre não ter achado muita graça no Museu das Relações Rompidas, achei a proposta dele um tanto curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Dá para entender porque o museu das relações rompidas é popular, afinal, todos já passamos por isso rsrs. Agora o Museu do Cogumelo deixou em dúvida, será que os cogumelos são tão valorizados assim na Croácia? rsrs

    ResponderExcluir
  9. Bacana o apanhado de Museus que apresentou - tornando assim Zagreb mais interessante aos olhos do turismo. Confesso que me incomodou o fato das freiras (no Museu da Cidade) não terem acesso nem as janelas...fico só pensando o quanto incomodada eu seria visitando esse Museu!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que ideia diferente esta do museu das relações rompidas. Imagino que seja uma choradeira só! E que pena o Museu da Cidade não ter informações em Inglês, ao menos, acho isso uma falta de respeito com o turista! Muito boa sua escolha para a BC.

    ResponderExcluir
  11. Que maneiro, vc foi no museu das relações rompidas. Eu passei por ele, mas acabei não entrando. Acredito que comprando o Pass, acaba sendo mais vantajoso separar um dia para museus, não?

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!