O que fazer em Pula, Croácia

5 de setembro de 2018
Arena Pula Croácia

Pula é uma cidade litorânea na região da Ístria, Croácia com uma rica herança do Império Romano. Aliás, as ruínas romanas - entre elas o Anfiteatro - são as principais atrações da cidade. Estávamos hospedados em Rovinj, a 30 km, e fizemos um bate-volta até Pula. Chegamos pela manhã, e em poucas horas havíamos explorado o centro histórico. Neste post, vou contar um pouco das principais atrações que conhecemos e também sugestões para quem tiver mais tempo na cidade.

Anfiteatro ou Arena de Pula

A principal atração da cidade é a Arena, que está entre os 6 maiores anfiteatros remanescentes do Império Romano. É também o monumento antigo mais bem preservado da Croácia. A arena foi construída no início do século I, durante o Reinado do Imperador Augusto, ou seja: a construção original tem cerca de 2000 anos! A função da arena era a mesma do coliseu em Roma: diversão!

Arena Pula Croácia

Na antiguidade, seu palco testemunhou incontáveis lutas de gladiadores. Na Idade Média, as batalhas eram entre cavaleiros e hoje em dia, a arena é local de shows e concertos.

Arena Pula Croácia

Para visitar, há uma taxa, mas vou ser muito sincera: se não fizer questão de entrar, é só dar a volta no monumento e dá perfeitamente pra ver quase tudo lá dentro!

Arco dos Sérgios

A uma curta caminhada do Anfiteatro, fica o Arco dos Sérgios, um dos portões da cidade antiga de Pula. Provavelmente construído entre os anos 27 e 28 antes de Cristo, para celebrar uma vitória do exército romano, o arco homenageia 3 irmãos (Sérgios) de uma família nobre entre os romanos.

Pula Croácia

Templo de Augustus

Este templo romano é considerado um dos melhores monumentos romanos fora da Itália e provavelmente foi construído na mesma época do anfiteatro.

Pula Croácia

Com a queda do império romano, ele foi convertido em igreja. Durante a segunda guerra, foi destruído por um bombardeio, mas restaurado em 1947. Atualmente, abriga uma exposição de lápides e esculturas romanas encontradas em escavações na cidade.

Pula Croacia

Mosaico - a Punição de Dirce

Meio chatinho de achar, esse mosaico está praticamente no pátio de uma casa. Aliás, ele era o chão de uma casa romana, provavelmente do século III. Vale o esforço de olhar mil vezes no google maps pra chegar até lá! (abaixo uma foto para você não passar reto pela entrada...rs)

Pula Croacia
Esta é a entrada para o Mosaico

Pula Croacia

Uma curiosidade é que ele só foi descoberto na segunda guerra, quando um bombardeio derrubou casas, revelando o mosaico no subsolo.


Casa de Agripinna - Agripinina Kuka

Este sítio arqueológico fica exatamente no quintal de um prédio residencial e de um banco! Fico imaginando acordar, ir pra sacada do apartamento e ter a vista de uma ruína romana de milhares de anos! Esta atração não é das mais conhecidas e eu achei meio por acaso... Vi uma placa que me chamou a atenção e fui conferir! Pesquisando depois, fui saber que Agrippina, que morou no local, era nada menos que irmã de Calígula, mulher do imperador Claudio e mãe de Nero. Só isso... nada demais!
Pula Croacia


Castelo - Fortaleza

Depois de ver os principais monumentos e ruínas romanas, chegou a hora de subir a ladeira até o castelo construído no século XVII. A fortaleza, no alto de uma colina, tem uma vista linda para o mar e ao que tudo indica, já era usada para fins militares desde antes da chegada dos romanos. No caminho, dê uma parada na Igreja e Monastério de São Francisco.

Pula Croacia

Praias

Uma atração imperdível na costa do Adriático é pegar uma praia. Reserve algum período (ou vários) do seu roteiro para tomar um banho de mar. Neste dia que fomos a Pula, tínhamos decidido parar em alguma praia no caminho de volta, entre Pula e Rovinj. Pedi informação sobre as praias no centro turístico e falei que não curtíamos muito praias urbanas e nos indicaram a Praia de Barbariga. Mas no caminho, vimos alguns poucos carros parados em uma praia, sem nenhuma estrutura (bar, banheiro, etc), bem do jeitinho que a gente ama! Resolvemos ficar ali mesmo.

Pula Croacia

O lugar era bonito, mas nada impressionante, apesar de que a água era muuuuito transparente. Não sei nem se a praia tinha nome, mas era em algum lugar entre Pula e Barbariga...rsrs

Mapa das Atrações em Pula - clique para navegar



Parque Nacional de Brijuni

Não conhecemos o Parque Nacional de Brijuni, mas pelo jeito é uma atração linda para quem tiver mais tempo: o parque é um conjunto de ilhas. Para chegar ao arquipélago, é preciso pegar um barco no Porto de Fazana.

Então, que achou de Pula? Se você se curte história, particularmente do Império Romano, a cidade vai ser um prato cheio pra você! Eu amei, e fiquei lembrando muito de minha viagem para Roma!

Se você tiver alguma dúvida ou palpite, deixe um comentário!!

Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Pula Croacia

Confira outros posts dessa viagem:

Veja também os posts sobre a Eslovênia e sobre a Hungria

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

3 comentários

  1. a praia sem nome é Peroj Beach. Valeu pelo relato!

    ResponderExcluir
  2. A praia em que vcs pararam é Peroj Beach. Valeu pelo relato!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!