Expoflora 2018: saiba tudo sobre a maior exposição de flores da América Latina

26 de agosto de 2018
Expoflora 2018

A Expoflora acontece todo ano entre os meses de agosto e setembro, na cidade de Holambra, interior de São Paulo. Este ano, as datas da exposição são do dia 24/08 até 23/09 e abre todos os dias das 09 às 19h, incluindo domingos e feriados.
Em 2018, a exposição está ainda mais especial, pois celebra 70 anos da imigração holandesa no Brasil, tendo em Holambra seu principal núcleo. A cidade, que tem apenas 13 mil habitantes, concentra 45% do comércio de plantas ornamentais no Brasil.
É bom saber que durante o ano todo você pode passear na cidade e comprar flores em um dos muitos viveiros abertos ao público. Mas apenas durante a Expoflora, você vai encontrar tantas flores diferentes expostas em belíssimos ambientes, além de conhecer um pouco mais da cultura e gastronomia holandesa.

Expoflora 2018

Na última sexta-feira (24/08) fomos conferir a exposição e neste post vou contar um pouquinho da minha experiência por lá! Fazia muitos anos que eu não ia à Expoflora e posso dizer que me surpreendeu! Gostei muito!

Expoflora 2018

As atrações da Expoflora 2018

Mostra de Paisagismo e Decoração

Esta parte da Expoflora, junto à exposição de arranjos, é a parte mais linda! Os ambientes criados utilizam, além das plantas, móveis e objetos decorativos. Provavelmente você vai desejar algum ambiente daqueles na sua casa!

Expoflora 2018

Expoflora 2018

Expoflora 2018 Holambra

Expoflora 2018 Holambra

Arranjos de flores

O toque especial deste ano foi referência a artistas holandeses e à imigração holandesa. Em meio às flores, obras de Van Gogh, Mondrian, Vermeer... e ainda objetos com a típica pintura em azul.
Expoflora 2018 Holambra

Expoflora 2018 Holambra


Entre os arranjos, vale a pena dar uma pausa e sentir o perfume das rosas!



Expoflora 2018 Holambra

Expoflora 2018 Holambra
Expoflora 2018 Holambra

Expoflora 2018 Holambra

A Casa do Tulipo

Tulipo é um personagem que tem uma casa muito fofa! Você pode entrar, tirar uma foto com ele, tomar um chá (não, mentira, a cozinha é só decorativa!).

Expoflora 2018 Holambra

Árvore de tamancos

Se você nunca viu tamanco dar em árvore, vai ter essa oportunidade única! Uma das instalações mais originais foi em uma árvore, em que penduraram dezenas de tamancos. Fica na entrada das exposições de paisagismo.

Expoflora 2018 Holambra


Cantinhos fofos para tirar uma foto

Há vários "cantinhos" que as pessoas disputam para tirar uma foto especial, como os carros enfeitados com flores, bicicletas, tulipas gigantes e orelhões (para quem não é dessa época, era um telefone público! rs) em formato de flores ou tamancos.

Expoflora 2018 Holambra

Áreas de alimentação

Não vai faltar opção para almoçar ou lanchar na Expoflora: são vários restaurantes a la carte e por quilo, barracas com comidas típicas, lanches, doces, etc. Nós provamos o almoço do Restaurante Amsterdam, em esquema self-service e gostamos da comida. Mas há muitas outras opções, como a Casa Bela e a Confeitaria Martin Holandesa.

Expoflora 2018 Holambra

Danças tipicas 

Durante todo o dia, tanto nos palcos, como em espaços abertos, há apresentações de danças típicas. Os dançarinos usam trajes holandeses e os tradicionais tamancos de madeira.

Expoflora 2018 Holambra

Parada das Flores e chuva de pétalas

À partir das 16 horas, começa um desfile com carros alegóricos e ao final (pontualmente às 16h30), a chuva de pétalas de rosas. São cerca de 18 mil botões de rosas despetalados, e a "chuva" é produzida com um ventilador bem potente. É um dos momentos mais esperados pelo visitante.

Piet Schoenmaker, o anfitrião da Expoflora

Um dos moradores mais célebres de Holambra, Piet se tornou o anfitrião da Expoflora há muitos anos. Se encontrar com ele, peça para tirar uma foto e ele vai atender seu pedido com muita simpatia.

Expoflora 2018 Holambra

Lojas de produtos típicos e mercado de flores


Há várias lojinhas espalhadas pela exposição, incluindo produtos típicos como o famoso "Stroopwafel" e lembrancinhas da Holanda. Minha loja favorita foi a de canecas! Tinha uma mais linda que a outra!


Outras atrações

Além de todas estas atrações, você ainda poderá visitar o Museu ou fazer o passeio pelos campos de flores (R$ 25,00 pagos à parte, mas nesta época, os campos não estão tão floridos assim...). E para as crianças e adolescentes, há um parque de diversões.

Expoflora 2018 Holambra


Informações práticas

- Reserve um dia inteiro para ver tudo com calma, mas se quiser ficar até o final da tarde e ver a chuva de pétalas, não é preciso chegar muito cedo.
- Use sapato e roupas confortáveis e fique de olho clima! Apenas alguns ambientes são climatizados, então use roupas leves se a previsão for de calor.
- Há 2 pontos com bebedouros de água potável para reabastecer sua garrafinha.
- Há estacionamento para carros pelo valor de R$ 40,00/dia
- Os ingressos podem ser comprados com antecedência no site da Expoflora
- Endereço: Al. Maurício de Nassau, 675, Holambra, SP

Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Expoflora 2018 Holambra

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking


Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!


Visitamos a Expoflora a convite do Atelier da Notícia e agradecemos pela cortesia!

4 comentários

  1. Adorei conhecer a Expoflora com você! Foi uma companhia e tanto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. que legal! Adorei o post, estarei indo pra lá no sábado, e tem coisas no seu post que nem sabia que tinha lá!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!