Hum, na Croácia: a menor cidade do mundo

15 de novembro de 2018
Hum Croacia Menor cidade do Mundo

Com apenas 28 habitantes, a cidade de Hum na Croácia entrou para o Guinness Book - o livro dos recordes - como a menor cidade do mundo. Mas o número de visitantes supera em muito a quantidade de moradores e se em Hum falta tamanho, sobra charme! Sua história tem origem no século XI, e ainda hoje, a maior parte das construções fica dentro da antiga muralha medieval. 


Hum Croacia Menor cidade do Mundo

Quando planejamos nossos passeios pela região de Istria, pesquisamos, olhamos fotos e resolvemos que Hum teria que entrar no roteiro, pois achamos que seria bem pitoresco conhecer a menor cidade do mundo! Pois bem, vamos passear por Hum?

Hum Croacia Menor cidade do Mundo

O que ver em Hum, Croácia

O bom de visitar uma cidade pequenina é que não tem muito jeito de errar... Dê uma volta com calma na vila. Entre nas lojas de souvenir e, se estiver com fome, faça uma bela refeição em um restaurante ou café.

Hum Croacia Menor cidade do Mundo

Não deixe de visitar a igreja da Assunção de Maria, com mural pintado em escrita glagolítica, o mais antigo alfabeto das línguas eslavas, que deram origem à língua croata, entre outras. Visite também o cemitério, com uma capela e uma bela vista das colinas ao redor. Ah, não deixe de provar os sabores da Ístria!

Hum Croacia Menor cidade do Mundo


Trufas e sabores da Istria

O clima da região é propício à cultura de oliveiras, uvas e também de trufas! Por ficar perto de Buzet, a cidade das trufas na Istria, a oferta dessa iguaria é farta nas lojas e empórios de Hum. Você vai poder degustar trufas, azeites, vinhos e outras delícias dessa parte tão aromática e saborosa da Croácia!

Hum Croacia Menor cidade do Mundo

Como chegar em Hum

A maneira mais fácil é alugando um carro. Coloque o endereço no navegador, pois a cidadezinha fica em meio a várias estradinhas rurais. A paisagem é muito bonita, por sinal. Chegando em Hum, procure um local no estacionamento e siga a poucos passos para o "centro" da cidade. É preciso pagar uma pequena taxa para estacionar e visitar a cidade (em dinheiro - kunas croatas).
Nós fizemos um pit-stop em Hum, vindos da Eslovênia e indo para Rovinj. Dá para ver tudo na cidade em umas duas horas, mas se você quiser dormir lá, também tem opções!

Hum Croacia Menor cidade do Mundo

Onde se hospedar em Hum

Pois é... eu não imaginava que uma cidade tão pequena pudesse ter várias opções de hospedagem... No Booking, temos 10 opções diferentes, a maioria em Hum e outras próximas, incluindo pousadas com experiência de turismo rural. Tente esse link ou navegue pelo banner abaixo:


Hum Croacia Menor cidade do Mundo

Onde comer em Hum

Praticamente só há um restaurante na cidade, mas algumas lojas vendem sorvetes, doces e cafés. Havíamos almoçado na estrada e por isso não comemos por lá, por isso não posso dizer se as opções são boas. Mas pelo menos, ninguém passa fome! rsrs

Mapa de Hum, Croácia:

Clique para navegar e veja alguns pontos de visitação, lojas, restaurante e opções de hospedagem:



E aí, se animou a conhecer a menor cidade do mundo? Nós, que adoramos uma cidadezinha ou vilarejo, não perderíamos por nada! Se tiver alguma dúvida ou dica, deixe um comentário! Vou ficar feliz em ajudar!

Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Hum Croacia Menor cidade do Mundo

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

2 comentários

  1. Nunca imaginei que havia isso no Guiness! Estarei na Istria em alguns dias, mas não sei se vai dar pra inserir Hum. Estarei em Pula. Amanhã Zagreb e já chequei suas dicas aqui. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia, Poli! Aproveite muito! Amei Pula também (já viu o Post?) A Croácia é toda linda!

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!