Aluguel de apartamento no Airbnb: nossa experiência na Croácia

28 de fevereiro de 2019
Aluguel apartamento Airbnb Croacia
Imagem: AirBnb

Alugar um imóvel em viagens é uma oportunidade de entrar em contato com a cultura local, frequentar a padaria, o mercado e viver quase como um morador, ainda que seja por 1 ou 2 dias.
Há tempos, tem sido nossa opção mais frequente de hospedagem, especialmente pela economia. Tanto que em todo nosso roteiro de viagem pela Eslovênia, Croácia e Hungria optamos por alugar apartamentos, ao invés de nos hospedarmos em hotéis.
Depois de inúmeras mudanças no roteiro, acabou ficando meio "em cima da hora" e havia super pouca disponibilidade para a cidade de Rovinj, na região litorânea de Ístria, Croácia. Os hotéis estavam caríssimos e as opções com bom custo benefício ficavam longe do Centro histórico. Foi então que eu comecei a fuçar no site Airbnb. Aproveitei que nunca tinha alugado por este site antes e usei um bônus (atualmente o valor é de R$ 179,00). Depois de algumas consultas, acabamos optando pelo Mentha Apartment.

Aluguel apartamento Airbnb Croacia

Como funciona o aluguel pelo AirBnb

A partir da pesquisa por local e data, você encontrará as opções de imóveis ou quartos disponíveis. Na pesquisa, dá para selecionar a faixa de preço, a quantidade de pessoas e o tipo de alojamento: local inteiro, quarto, etc.
Ao escolher alguma opção, o próximo passo é entrar em contato para tirar dúvidas, ou pedir para reservar. Aí vale a pena dar uma olhada em como o proprietário e o imóvel são avaliados. Preste atenção na política de cancelamento e se há mensagens de que o proprietário tenha cancelado reservas anteriormente. Acho isso meio complicado: imagina programar a viagem, e em cima da hora, a pessoa muda de planos e resolve não alugar o espaço?

Aluguel apartamento Airbnb Croacia


Uma coisa que talvez valha a pena perguntar: a pessoa mora no imóvel ou usa só para alugar? No caso de Rovinj, ela tinha comprado o apartamento para aluguel de temporada, então, nesse caso, eu acho menos provável haver cancelamento por parte do proprietário.

Quanto ao pagamento, em geral é feito um depósito (pelo site do AirBnb) para garantir a reserva e o restante é combinada a forma de pagamento. Mas tudo isso é acertado antecipadamente por mensagens com o(a) proprietário(a).

Bom, agora que você já tem uma ideia de como funciona, vamos conferir como foi nossa experiência no apartamento em Rovinj

Aluguel apartamento Airbnb Croacia

Mentha Apartment - no centro histórico de Rovinj

O apê fica no burburinho do Centro histórico, na Ulica Driovier, a poucos metros da Rua Carera, uma das principais vias para passear à noite. Decorado com bom gosto, o apê tem ar condicionado  (que foi uma "exigência " nossa já que pode fazer bastante calor na Croácia durante o verão), TV com vários canais, wi-fi...
A cozinha era bem equipada, com microondas, cafeteira e utensílios. Aí, até nos encorajamos a preparar um jantar com produtos da Istria - trufas e azeite. Alguns itens básicos como sal, óleo e açúcar estavam disponíveis para os hóspedes.

Aluguel apartamento Airbnb Croacia


Além disso, o apartamento tinha máquina de lavar e um charme a mais:  varais para pendurar roupas na rua! Idêntico aos prédios de Veneza... Aliás, toda a arquitetura de Rovinj lembra um pouco a cidade italiana que fica a poucas horas de carro ou de balsa, no mar Adriático. Parecia uma Veneza sem canais...

As camas eram confortáveis e a nossa host-  Jasminka - deixou toalhas e roupas de cama de boa qualidade.

Aluguel apartamento Airbnb CroaciaPara nosso café da manhã as compras eram na Pekarna Mlinar e no mini mercado Konzum (esta é uma rede de mercados que tem em toda a Croácia).
A Pekarna (padaria) Mlinar sempre tinha deliciosos croissants, pães e doces fresquinhos. O croissant recheado com chocolate era delicioso!

Uma informação importante é que o Mentha, assim como a maioria dos imóveis no centro histórico, fica em uma rua em que não circulam carros. Aliás, nossa rua mais parecia um corredor! Então, não dá pra chegar de carro até a porta do prédio. Descemos o mais perto possível do lugar e arrastamos nossas malas, mas deu tudo certo!
No tempo em que ficamos na cidade, a proprietária nos indicou alguns estacionamentos públicos para deixarmos nosso carro. Ainda assim, achei que foi ótimo ficar no centro histórico e poder passear muito à pé pela cidade!

Enfim, foi uma experiência de hospedagem deliciosa e correu tudo bem, desde o momento que entrei em contato com Jasminka, até nosso check-out.

Se animou a reservar pelo AirBnb? Se ainda não tiver se cadastrado no site, eu tenho um bônus pra te oferecer!!!

Como ganhar bônus de R$ 179,00 em sua primeira reserva?


É bem simples! Siga este link aqui (clique) e se cadastre. Mas você não pode ter uma conta no AirBnb ainda. Caso tenha alguma conta antiga, que não lembra mais a senha, etc., pode tentar cadastrar outro e-mail.

Veja mais posts sobre a Croácia:
O que fazer em Pula, Croácia
Hum: a menor cidade do Mundo
Senj: um segredo às margens do Adriático
Zagreb: o que fazer em 1 ou 2 dias

Outras opções em Rovinj

Outro apartamento que me interessei também foi este aqui: Charmy Rovinj e não custa dizer que a oferta no AirBnb muda muito! Sempre surgem novos espaços, assim como alguns proprietários deixam de alugar seus espaços. Por isso, não custa nada dar uma boa pesquisada.
Outra coisa que tenho notado é que muitos espaços disponíveis no AirBnb também estão para alugar no Booking.
No caso de Rovinj, recomendo ficar bem pertinho da Rua Carera, ou pelo menos no centro histórico. Você não irá se arrepender!

Gostou do Post? Salve no Pinterest!
Aluguel apartamento Airbnb Croacia

Confira outros posts dessa viagem:

Veja também os posts sobre a Eslovênia e sobre a Hungria

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!