Ístria: conheça a região mais italiana da Croácia

31 de março de 2019
Istria Croacia
 Rovinj

A Ístria, na Croácia, é parte de uma península banhada pelo Mar Adriático. Com clima mediterrâneo e um rico legado histórico, a região esbanja atrativos: cidadezinhas charmosas, paisagens bucólicas, aromas e sabores! Aliás, todos os sentidos são mimados na Ístria: desde produtos regionais, como lavanda, azeites e trufas até paisagens de encher os olhos ou banhos nas águas frias do Adriático, encantam os turistas.
Entre as cidades que visitamos estão Pula, Rovinj e Hum, a menor cidade do mundo. Neste post vou contar um pouquinho de nossa experiência por lá. Vamos passear por esta bela região da Croácia?

Istria Croacia

Um pouco da História da Ístria

A história da região é bem complexa, passando por domínio de diferentes impérios. Antes de ser conquistada pelos romanos, a região era habitada pela tribo dos Histri. Daí o nome que os romanos deram à Península.

Istria Croacia
Arco dos Sergios em Pula

Na Idade Média, a região passou a fazer parte da república de Veneza e passou ainda pelo domínio dos habsburgos, sendo conquistada mais tarde pelo império austro-húngaro. Entre as duas grandes guerras, passou a ser parte da Itália e teve áreas de ocupação alemã. No pós guerra, pertenceu à Iugoslávia e, finalmente, nos anos 90 com a independência eslovena e croata, a península tem sua maior parte em território croata.


Istria Croacia


Construções como a Arena de Pula guardam memórias do império romano. Mas eles e outros povos que se estabeleceram na Ístria deixaram mais que sítios arqueológicos. O legado também ficou na gastronomia, com a produção de azeite, os campos de lavanda e vinhas ou ainda as trufas que são vendidas em feirinhas regionais. Os longos períodos de domínio romano e depois italiano também deixaram marcas na língua: apesar de croata ser a língua oficial, não é de se admirar que ainda hoje se encontrem informações em italiano em muitos lugares da Ístria. Portanto, não é mero acaso que a Ístria croata lembre em muito a vizinha Itália até mesmo na arquitetura.

O que conhecer e visitar na Ístria

Praias

Se você visitar a Ístria no verão, deixe pelo menos algumas horinhas para curtir uma praia. Na própria cidade de Rovinj - uma das mais visitadas da Ístria - há vários pontos para nadar e tomar sol.

Istria Croacia

Já vou avisando que a água é um pouco fria, e as praias são de pedra. Mas um banho refrescante sempre cai bem quando a temperatura passa dos 30 graus, né?

Istria Croacia

Hum, a menor cidade do mundo

Istria Croacia

Longe do burburinho do litoral, Hum entrou para o Guinness book como a menor cidade do mundo, com apenas 28 habitantes. A pequenina cidade merece uma visita. Gaste algumas horinhas passeando por vielas, construções em pedra e lojinhas com produtos regionais. Saiba mais sobre Hum.

Pula, uma miniatura de Roma

A cidade de Pula tem alguns tesouros arqueológicos, como um mosaico praticamente escondido entre uma viela e quintais de casas.

Istria Croacia

A arena é bem preservada e o centro histórico é muito simpático. Vale muito a visita, mas ainda acho mais negócio se hospedar em Rovinj ou outra cidadezinha menor, já que longe do centro histórico, Pula é uma cidade "normal".

Rovinj: a mais linda do litoral

Os varais pendurados nas janelas dos antigos edifícios de pintura desgastada, as ruas estreitas e as construções de Rovinj lembram em muito a cidade de Veneza, que fica a 3 horas de carro. A grande diferença é que não existem canais e a cidade ainda não sofre com o turismo de massa, apesar de já ser um destino bem badalado no verão.

Istria Croacia

A melhor pedida em Rovinj, sem dúvida, é se perder pelas vielas, descer as escadas rumo ao mar, conhecer as lojinhas charmosas e subir as escadas até a igreja de Santa Eufêmia, em estilo barroco e  com uma belíssima vista do mar à sua frente. Sua torre se destaca na paisagem da cidade e pode ser vista do mar.

Istria Croacia


As trufas, azeites e outros produtos da Istria

Não deixe de provar as trufas! Custam entre 50 e 60 reais (ou mais) um potinho pequeno. Mas vale a pena trazer pelo menos um na mala! Apenas preste atenção porque nos mercados vendem alguns mais em conta, mas são um "mix" de trufas com outros cogumelos.

Istria Croacia

Outro produto que vale muito a pena provar são os azeites! O clima da região é super favorável à cultura das oliveiras e os azeites são frescos e deliciosos! Experimentamos também alguns vinhos e uma uva muito comum em vinhos brancos, tanto na Croácia como Eslovênia, é a Malvazija.
Outra coisa que você vai encontrar muito na Ístria são os sachês de lavanda - um souvenir delicado e perfumado!


Como chegar e como se locomover na Ístria 

Nós chegamos à Ístria vindos de Postojna na Eslovênia e fizemos nossa primeira parada em Hum, que estava no trajeto. Partindo de Veneza existem vários horários de ferry para Pula, mas é um pouco mais caro que ônibus. O flixbus faz muitos trajetos vindos da Itália, partindo de Veneza ou Trieste e passando por várias cidades da Ístria. Mas a maneira mais conveniente de se locomover é alugando carro, assim, dá para parar em vários lugares em um mesmo dia.
Istria Croacia

Onde se hospedar na Ístria

Você pode escolher se hospedar em uma cidade e usá-la como base para explorar o restante da região. Nós escolhemos Rovinj como nossa base e eu achei perfeito! Como reservei meio "em cima da hora" não havia muitas opções no Booking e acabei alugando um apartamento no AirBnb. Super recomendo ficar no centro histórico, assim dá para passear a pé à noite!

Istria Croacia


Nosso roteiro pela Ístria foi bem rapidinho e acabamos não conhecendo muitas atrações como vinícolas, por exemplo. Caso tenha mais tempo na região, que tal conhecer Porec, no litoral ou Motovun, cidadezinha encravada "acima das nuvens" nas montanhas, ou ainda pequenas ilhas do Parque Nacional de Brijuni... Enfim, não deixe de conhecer essa bela região na Croácia!!

Confira outros posts dessa viagem:

Roteiro completo pela Eslovênia, Croácia e Hungria
O que fazer em Pula, Croácia
Zagreb, Croácia: o que fazer em 1 ou 2 dias
Hum, Croácia: a menor cidade do mundo
Senj, Croácia: um segredo às margens do Adriático
Aluguel de Apartamento pela AirBnb: nossa experiência na Croácia
Parque Nacional dos Lagos de Plitvice
Veja também os posts sobre a Eslovênia e sobre a Hungria

Gostou do Post? Salve no Pinterest
Istria Croacia

Planeje sua viagem para a Istria!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!