Banhos Termais em Budapeste: Como é o Spa Lukács Baths

3 de abril de 2019

Banhos Termais Budapeste

Saiba como funcionam os spas termais em Budapeste, e como são os Banhos de Lucáks

Os banhos termais fazem parte da cultura de Budapeste, na Hungria. Tudo começou com os romanos, na antiguidade, que capitalizaram as águas naturalmente mornas da cidade. Mais tarde, as invasões dos otomanos reforçaram este hábito e hoje muitos viajantes incluem os spas em um roteiro turístico na cidade. Mas é bom saber que spa em Budapeste não é apenas sinônimo de luxo, lazer ou tratamento estético. Os banhos também são indicados em inúmeros tratamentos de saúde oferecidos gratuitamente à população.
Durante o império romano, foi fundada a cidade de Aquincum (ao lado de Buda) onde havia cerca de 15 banhos. Algumas ruínas ainda existem no local e podem ser visitadas. Em sua maioria frequentadas por homens, as termas eram espécies de clubes, onde iam se socializar e até tratar de negócios. Os otomanos também tinham esse hábito e construíram mais banhos na cidade. Um deles - o Rudas - funciona até hoje e é um dos mais conhecidos, ao lado das termas de Gellert e de Széchenyi.

Lukacs Baths Budapeste

Como nunca perdemos oportunidade de fazer um programinha desses, fizemos questão de incluir a visita em pelo menos um spa termal em nosso roteiro por Budapeste. Em geral, os preços do "day-use" nas termas costumam variar de 10 a 18 euros, e você terá acesso a praticamente toda a estrutura do spa. Mas acabamos escolhendo Lucáks Baths porque a entrada estava incluída no Budapest Card. Vamos conferir como foi nossa experiência nos banhos termais?

Lukács Baths

O prédio histórico do spa é do século XIX e foi ampliado na década de 30. O local é bem bonito e fica em um parque rodeado de árvores. Essas termas são muito frequentadas por locais, e também recebe pacientes com dores de coluna, reumatismo e outros problemas de saúde, já que as propriedades curativas da água têm sido estudadas há muito tempo.
Uma curiosidade é que em uma das paredes externas do prédio, há muitas placas de agradecimento de pessoas de vários cantos do mundo que acreditam ter obtido a cura através das águas termais.

Banhos Termais Budapeste

Como funcionam as termas de Lucáks

As termas se parecem muito com o funcionamento de um clube. Na entrada, você pode optar por alugar toalha, chinelo, etc. e também reservar uma cabine para se trocar. Não é necessário, porque há vestiários, mas na cabine você terá mais privacidade. Alugamos um guarda volumes e deixamos a mochila. Levamos nossas próprias toalhas e chinelos e acabamos comprando toucas, que se revelaram inúteis, pois só eram obrigatórias nas piscinas que não fomos! =D
Ao pagar seu ingresso (ou validar, no caso do Budapest Card) você recebe uma pulseira (parecida com um relógio) e a devolve na saída.

Atrações do Lucáks Bath

A parte que achamos mais bacana foi a área coberta com piscinas e banheiras de diversas temperaturas de água, variando de 32 a 40 graus, além de uma piscina fria. Você pode sair de uma e entrar em outra, dar "choque térmico", etc. Há também saunas e salas com banheiras e ofurôs de água gelada ou circuitos para caminhar na água fria.

Lukacs Baths Budapeste
Foto: Wikimedia

O Léo amou a piscina aberta, com "correnteza". Dava pra ficar eternamente lá fazendo o circuito... Nesta parte das piscinas descobertas também havia alguns pontos para sentar, relaxar e fazer uma hidromassagem.

Banhos Termais Budapeste


Mas tinha que esperar "vagar" algum espaço, porque as termas estavam cheias no horário que fomos (era final de tarde). A água era morna, com temperatura bem agradável, mas também tem piscinas frias para quem quiser nadar (nesse caso, é preciso usar touca).

Lukacs Baths Budapeste


À parte disso, você ainda pode agendar/contratar tratamentos estéticos, banhos de lama, massagens, etc. O local conta ainda com lanchonete

Preços do Lukács Bath:

- Entrada com direito a uso dos banhos e um armário: 3900 florins húngaros - aproximadamente R$ 54,00
- Entrada com direito a uso dos banhos e uma cabine: 4300 florins húngaros - aproximadamente R$ 60,00
* com o Budapest Card a entrada é grátis (o cartão custa 22 euros por dia ou menos)

Como chegar aos Banhos de Lukács

- A estação de bonde/ônibus mais próxima é a Margit. O spa fica a poucas quadras, na Rua Frankel Leó 25-29, 1023.

Mais informações no site oficial

Algumas dicas para seu passeio às termas em Budapeste:

  • Leve chinelo e toalha - mas se for direto de um passeio e não quiser ficar segurando mochila o dia todo, alugue no local. 
  • Toucas são exigidas apenas para algumas piscinas, de natação.
  • Compreenda o mapa do local pois não há muita sinalização e há  placas escritas apenas em húngaro.
  • Se for no inverno, ou qualquer época mais fria, acho importante usar roupão ao sair das piscinas.
  • Prefira roupas mais largas e fáceis de trocar ao sair da piscina.
  • Não leve muitos pertences como câmeras e celular na área das piscinas. Assim você não se preocupa com suas coisas e curte/relaxa mais!
Banhos Termais Budapeste

Enfim, é um passeio que recomendo muito em Budapeste. Não deixe de incluir as termas em seu roteiro pela cidade!! Nós fomos em um final de tarde de verão e ficamos quase até anoitecer. Mas numa temperatura mais fria, acho que as piscinas quentes ficam ainda mais agradáveis!

Uma coisa que amei foi que pelo preço da entrada, você tem acesso a vários tipos de banho, diferente de vários spas termais aqui no Brasil (como o de Poços de Caldas, por exemplo), em que se paga por cada banho separadamente.

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!