Panorama Route, África do Sul: vale a pena?

12 de abril de 2018
Three Rondavels Rota Panorâmica

Panorama Route é uma rota cênica na região de Mpumalanga, próxima ao Kruger Park na África do Sul. Para quem gosta de road trip e tem vários dias na região do Kruger, é uma opção de passeio ao longo do Blyde River Canyon,  terceiro maior cânion do mundo! Por isso, decidimos colocar a Rota Panorâmica no nosso roteiro, mesmo não tendo muito tempo na região.

Na véspera do passeio, estava batendo papo com alguns hóspedes sul africanos, em nosso hotel  próximo ao Kruger e eles nos disseram que preferiam passar um dia fazendo self-drive no Kruger a passear pela Panorama Route. Aí me veio uma sombra de dúvida... Seria tão lindo como dizem ou uma decepção? Pagaríamos para ver, né? Então, leia com calma e decida se esse passeio cabe ou não no seu roteiro!


Como é o passeio pela Panorama Route?

A melhor maneira de fazer esse passeio é de carro. Assim, você vai parando nos lugares que mais interessam. Existem vários pontos para estacionar o carro e ver as paisagens. O que nos salvou foi um mapinha que achei no blog Se Lança. Peguei as dicas das melhores paradas e lá fomos nós!
Em geral, as estradas que pegamos do Kruger até lá foram boas, com apenas alguns trechos de "potholes" (panelas), ou buracos na pista. Em cada ponto ou atração, é preciso pagar uma pequena taxa para visitar e a maioria dos locais têm banheiros e estacionamento.
Uma coisa importante é que a região é propensa à neblina e às vezes a paisagem fica tomada de névoa, especialmente à noite. Então, é bom ter cuidado ao dirigir e tentar fazer a rota não muito cedo.

Principais atrações da Panorama Route

Do que conhecemos na Panorama Route, eu diria que alguns pontos que valem a parada, e outros nem tanto. Então, vamos por partes...
Olhando no mapinha, há uma "alça" (534) paralela à rodovia principal (532), com vários pontos como The PinnacleGod's Window e Wonder View.

Rota Panorâmica Africa do Sul

Confesso que nenhum deles me impressionou, pois a maior parte do tempo víamos campos e plantações de eucalipto, ao invés do cânion. Apesar disso, as paisagens são bonitas! Abaixo algumas fotos destas atrações:
Rota Panorâmica Africa do Sul
The Pinnacle Rock
Rota Panorâmica Africa do Sul
God's Window
Rota Panorâmica Africa do Sul

Depois de passar pelo  pontos de interesse na 532, resolvemos tocar direto até o lugar mais esperado: Three Rondavels, lugar que tem esse nome por causa do formato das montanhas: parecem "rondavels" , aqueles bangalôs arredondados tão típicos da África.
Aqui, a paisagem impressiona! Impossível não ficar um tempinho ali, babando diante daquela imensidão... Some a isso o fato de estar diante de um dos maiores cânions do mundo! Vou deixar as fotos falarem por si:

Rota Panorâmica Africa do Sul
Rota Panorâmica Africa do Sul
Rota Panorâmica Africa do Sul


Após conhecermos os Three Rondavels, tivemos que escolher uma das cachoeiras próximas à 532 para conhecer e acabamos optando pela Berlin Falls. Mas depois, apesar de ter gostado da cachoeira, olhando as fotos, juro que achei a Lisbon Falls mais bonita!

Berlin Falls

Rota Panorâmica Africa do Sul


Ah, bom lembrar que não conhecemos o Bourke's Luck Potholes, uma atração bastante disputada. Nosso plano era passar por lá, mas acabou não dando tempo...

Graskop

A cidadezinha de Graskop é uma boa base para quem quer se hospedar mais próximo às atrações e uma excelente parada para almoço. Famoso pelas panquecas, o restaurante Harry's Pancakes atrai a maior parte dos visitantes. Depois de almoçarmos, fomos ao Pancake Place para a sobremesa e café.

Graskop Africa do Sul

Graskop Panorama Route Africa do Sul
Graskop Panorama Route Africa do Sul

Compras

Em muitos pontos, há venda de artesanato típico, como animais em madeira, máscaras e brinquedos. Não resistimos e compramos uma máscara e um avião em madeira!

Rota Panorâmica Africa do Sul


Como chegar e Mapa:

Uma opção é sair cedinho de Johanesburgo é fazer algumas paradas, a caminho do Kruger. Mas sempre tem o inconveniente de deixar as malas no carro. Outra ideia, para quem tem mais tempo, é dormir em Graskop. Nós fizemos um bate-volta de nosso hotel, vizinho ao Kruger. De lá até Graskop foram aproximadamente 1 hora e 40 minutos de viagem. Foi um pouco corrido e não vimos tudo, mas não achei tão cansativo, até porque não saímos tão cedo do hotel. Clique no mapa abaixo para navegar por ele:



Afinal, a Rota Panorâmica vale a pena?

No geral, eu tinha uma expectativa mais alta com a Panorama Route, até porque li muitos posts falando que era uma das rotas mais lindas do mundo. Talvez por isso, tenha me decepcionado (mas não muito..rsrs) com alguns pontos. No entanto, o passeio já vale só pela parte dos 3 Rondavels. Acho que foi a única paisagem mais "fora do comum" que vimos, mas realmente é de encher os olhos!

Encontre mais dicas no Guia se Lança para a África do Sul, que me ajudou muito no planejamento desta viagem! 

Gostou do Post? Salve no Pinterest!
Rota Panorâmica Africa do Sul

Planeje sua viagem para a Panorama Route

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Compre seu ingresso pela Ticket Bar e escape da fila

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

4 comentários

  1. Eu sempre babo com estes seus posts da África do Sul. Era um destino que achava interessante, mas não considerava tanto. Agora, tá na lista de desejos.

    ResponderExcluir
  2. Os lugares são lindos, Lili, mas os nomes dessas cidades é tudo trava língua, rsss.
    Adoro seus posts da África do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Amando todos os posts dessa série da África do Sul. Eu teria ido fazer a rota como vocês, senão voltaria com a dúvida e não me perdoaria.

    ResponderExcluir
  4. Essa sua viagem tem cada foto linda hein? Sabe que fiquei curiosa por mais detalhes sobre os artesanatos locais. Conta mais. beijos

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!