Conhecer esta região vai muito além de degustar vinhos ou desfrutar da excelente gastronomia. O vale, em meio a montanhas rochosas, tem paisagens para serem guardadas na memória! E foi em meio a um cenário incrível que conhecemos a Vinícola Boschendal. Vamos passear com a gente por vinhedos, adegas e construções históricas?
Este post faz parte de uma blogagem coletiva sobre Vinícolas pelo Mundo. Ao final do post, há uma lista com os blogs participantes. Não deixe de conferir!!
Franschhoek
As duas opções mais óbvias de cidades para se conhecer o Vale de Vinhedos, próximo a Cape Town, são Stellenbosch e Franschhoek. Depois de muita pesquisa, acabamos decidindo ficar em Franschhoek, uma cidadezinha fundada por franceses. Daí o nome que, em Afrikaner, significa "Canto francês".
A cidade tem mais de 50 produtoras de vinho e um passeio super interessante é o Wine Tram: um bonde que sai do centro e passa por várias vinícolas. Franschhoek também é a capital gastronômica da África do Sul. Então, além de beber, você vai comer muito bem!
Ficamos apenas 1 dia na região e nosso plano era visitar pelo menos duas vinícolas, mas acabou que gostamos tanto da Boschendal que resolvemos curtir a visita e depois passear na cidade. Garanto que quem ficar vários dias na região, vai ter o que fazer, mas nosso tempo era curto.
Vinícola Boschendal
A fazenda Boschendal foi criada em 1685, mas de início produzia frutas. Hoje, produz diversos rótulos e tem muitos vinhos premiados. Não posso garantir que ela tenha os melhores vinhos, mas será difícil encontrar outro lugar mais bonito!
Os jardins, as construções, o passeio todo é muito bonito. Posso dizer que foi a vinícola mais bonita que já conhecemos! E olha que já foram várias!!
Hoje em dia, além da produção vinífera, a fazenda produz diversos alimentos e também tem uma criação de gado, e de galinhas "caipiras", trabalhando com o conceito de "farm-to-table" (da fazenda para a mesa).
Visita e degustação
Fizemos uma visita guiada às adegas para saber um pouquinho sobre o método de produção dos vinhos da Boschendal. Passeamos também pelos jardins e o guia nos contou sobre a história da vinícola e de alguns prédios que serviram de residência aos primeiros fazendeiros que começaram a cultura de uva na região.
Depois da visita guiada, ficamos em uma mesa à sombra de árvores e nosso guia nos entregou uma ficha com as opções de vinho disponíveis para degustarmos.
A visita/degustação é paga e o valor varia de acordo com a categoria de vinhos que escolher, mas todas as degustações têm um ótimo preço (a mais cara não chegava a R$ 20,00)!
Nos juntamos a mais pessoas do grupo e rolou um bate papo agradável, embalado a ótimos vinhos em um cenário maravilhoso! Aproveitamos e compramos alguns vinhos para trazer na mala.
Piquenique e outras atividades
Entre os meses de verão é possível pedir uma cesta de piquenique e curtir os jardins da vinícola, mas é preciso reservar com 24 horas de antecedência. Como visitamos no inverno, não havia esta possibilidade. Mas no local há restaurante, padaria, venda de produtos da fazenda (que não cultiva só uvas...)
Além disso, há passeios a cavalo ou de bike pela fazenda, ou ainda relaxar com os tratamentos no spa. A Boschendal também tem uma pousada, no estilo chalés de campo. Então dá pra se hospedar lá em outras vinícolas em Franschhoek.
Então, se a região de Cape Town está em seus planos, não deixe de incluir uma vinícola no passeio. Melhor ainda se puder passar uma noite por lá!
E aí, se animou? Quer dar uma olhadinha em hospedagem em Franschhoek? Veja aqui as opções no Booking, nosso parceiro! Nós escolhemos a La Fontaine Guest House e adoramos!
Veja mais posts sobre a África do Sul:
Encontre mais dicas no Guia se Lança para a África do Sul, que me ajudou muito no planejamento desta viagem!
Gostou do post? Salve no Pinterest!
Blogagem Coletiva - Blogs Participantes
Confira estes posts e procure também por #vinicolaspelomundo nas redes sociais!
Meu paladar ainda não se acostumou com o vinho africano, mas achei muito interessante esta tua visita com degustação.... E o preço é muito bom!
ResponderExcluirAchei o cenário maravilhoso. E comer e beber muito bem... falou a minha língua!
ResponderExcluirQue delícia de passeio!!!
ResponderExcluirJá foi para minha listinha de desejos na Africa do Sul. Estou precisando multiplicar os dias por lá hahahahah
Beijos,
Que delícia. Tô indo pra lá em janeiro com uma galera e muita criança. Vamos nos hospedar na Spier. Mas vou querer visitar essa também.
ResponderExcluirAs vezes, olho esses cenários das vinícolas e parece que estou no meio de um filme.
ResponderExcluirOi Liliane, estou adorando ler seus posts! Nós fizemos um bate volta de Cape Town a Stellenbosch e Franschhoek. Realmente é uma região belíssima! Fizemos degustação na Babylonstoren, lugar lindo para um passeio antes da degustação. Provamos 5 vinhos diferentes por 30,00 rands (aproximadamente 7,50 reais). Como não costumo beber não posso falar muito sobre eles, mas minha filha e marido gostaram bastante. Agora uma dica, para quem quer ir almoçar na região evite ir as segundas pois a grande maioria dos restaurantes das vinículas fecham (pelo menos no inverno), tivemos dificuldade de encontrar um aberto.
ResponderExcluirQue experiência deliciosa, Liliane. Adoraria conhecer também e degustar alguns bons vinhos nestas vinícolas, amei as dicas.
ResponderExcluirQue lugares belíssimos! Ainda não conheço a África do Sul, mas estou encantada com essa seleção de vinícolas. Um encanto! :)
ResponderExcluirQue delícia uma degustação nesse cenário! Eu já adoro os vinhos sul africanos, degustando desse jeito ia ser MARA! hahaha
ResponderExcluirPassei pela região de Stellenbosch a caminho da rota jardim e fiquei morrendo de vontade de ficar por ali alguns dias. Suas fotos estão lindas e essa vinícola também é um charme.
ResponderExcluirConhecemos 12 vinícolas na região de Franschhoek, mas não conheci a boschendal, que arrependimento! Terei que voltar :D
ResponderExcluir