Franschhoek, África do Sul: conhecendo a Vinícola Boschendal

31 de agosto de 2017
Vinícola Boschendal Africa do Sul

Os vinhos da África do Sul são conhecidos no mundo tudo e o enoturismo vem ganhando cada vez mais espaço no país. São diversas regiões produtoras de vinho, muitas delas próximas à Cape Town, como as cidades de Franschhoek, Paarl ou Stellenbosch, em Drakensberg Valley. 

Vinícola Boschendal Africa do Sul
Conhecer esta região vai muito além de degustar vinhos ou desfrutar da excelente gastronomia. O vale, em meio a montanhas rochosas, tem paisagens para serem guardadas na memória! E foi em meio a um cenário incrível que conhecemos a Vinícola Boschendal. Vamos passear com a gente por vinhedos, adegas e construções históricas? 
Vinícola Boschendal Africa do Sul

Este post faz parte de uma blogagem coletiva sobre Vinícolas pelo Mundo. Ao final do post, há uma lista com os blogs participantes. Não deixe de conferir!!

Franschhoek

As duas opções mais óbvias de cidades para se conhecer o Vale de Vinhedos, próximo a Cape Town, são Stellenbosch e Franschhoek. Depois de muita pesquisa, acabamos decidindo ficar em Franschhoek, uma cidadezinha fundada por franceses. Daí o nome que, em Afrikaner, significa "Canto francês".
Vinícola Boschendal Africa do Sul
A cidade tem mais de 50 produtoras de vinho e um passeio super interessante é o Wine Tram: um bonde que sai do centro e passa por várias vinícolas. Franschhoek também é a capital gastronômica da África do Sul. Então, além de beber, você vai comer muito bem!
Vinícola Boschendal Africa do Sul
Ficamos apenas 1 dia na região e nosso plano era visitar pelo menos duas vinícolas, mas acabou que gostamos tanto da Boschendal que resolvemos curtir a visita e depois passear na cidade. Garanto que quem ficar vários dias na região, vai ter o que fazer, mas nosso tempo era curto.

Vinícola Boschendal

A fazenda Boschendal foi criada em 1685, mas de início produzia frutas. Hoje, produz diversos rótulos e tem muitos vinhos premiados. Não posso garantir que ela tenha os melhores vinhos, mas será difícil encontrar outro lugar mais bonito! 
Vinícola Boschendal Africa do Sul
Os jardins, as construções, o passeio todo é muito bonito. Posso dizer que foi a vinícola mais bonita que já conhecemos! E olha que já foram várias!!
Hoje em dia, além da produção vinífera, a fazenda produz diversos alimentos e também tem uma criação de gado, e de galinhas "caipiras", trabalhando com o conceito de "farm-to-table" (da fazenda para a mesa).
Vinícola Boschendal Africa do Sul

Visita e degustação

Fizemos uma visita guiada às adegas para saber um pouquinho sobre o método de produção dos vinhos da Boschendal. Passeamos também pelos jardins e o guia nos contou sobre a história da vinícola e de alguns prédios que serviram de residência aos primeiros fazendeiros que começaram a cultura de uva na região.
Vinícola Boschendal Africa do Sul
Depois da visita guiada, ficamos em uma mesa à sombra de árvores e nosso guia nos entregou uma ficha com as opções de vinho disponíveis para degustarmos. 

Vinícola Boschendal Africa do Sul
A visita/degustação é paga e o valor varia de acordo com a categoria de vinhos que escolher, mas todas as degustações têm um ótimo preço (a mais cara não chegava a R$ 20,00)!
Vinícola Boschendal Africa do Sul
Nos juntamos a mais pessoas do grupo e rolou um bate papo agradável, embalado a ótimos vinhos em um cenário maravilhoso! Aproveitamos e compramos alguns vinhos para trazer na mala.
Vinícola Boschendal Africa do Sul

Piquenique e outras atividades

Entre os meses de verão é possível pedir uma cesta de piquenique e curtir os jardins da vinícola, mas é preciso reservar com 24 horas de antecedência. Como visitamos no inverno, não havia esta possibilidade. Mas no local há restaurante, padaria, venda de produtos da fazenda (que não cultiva só uvas...) 

Vinícola Boschendal Africa do Sul
Além disso, há passeios a cavalo ou de bike pela fazenda, ou ainda relaxar com os tratamentos no spa. A Boschendal também tem uma pousada, no estilo chalés de campo. Então dá pra se hospedar lá em outras vinícolas em Franschhoek. 
Vinícola Boschendal Africa do Sul
Então, se a região de Cape Town está em seus planos, não deixe de incluir uma vinícola no passeio. Melhor ainda se puder passar uma noite por lá!

E aí, se animou? Quer dar uma olhadinha em hospedagem em Franschhoek? Veja aqui as opções no Booking, nosso parceiro! Nós escolhemos a La Fontaine Guest House e adoramos!


Encontre mais dicas no Guia se Lança para a África do Sul, que me ajudou muito no planejamento desta viagem! 
Gostou do post? Salve no Pinterest!
Vinícola Boschendal Africa do Sul

Blogagem Coletiva - Blogs Participantes

Confira estes posts e procure também por #vinicolaspelomundo nas redes sociais!





  • Turistando.in - Rotas de Vinhos no Chile
  • Viagens Invisíveis - 05 vinícolas para conhecer antes de morrer
  • Atravessar Fronteiras - Hospedagem na Casa Valduga
  • Viajento - Niagara-on-the-lake - Vinícolas no gelo e a produção do ice-wine
  • Por aí com os Pires - 04 Vinícolas que encantaram os Pires no Sul do Brasil
  • Trilhas e Cantos - Franschhoek, África do Sul: conhecendo a linda Vinícola Boschendal
  • Viagens que Sonhamos - Vinícolas com experiências diferentes na Serra Gaúcha
  • Ligado em Viagem - Tour privado na Vinícola Santa Carolina em Santiago do Chile
  • Freitas para o Mundo - Bate e Volta de Florença - Conhecendo o famoso Brunello de Montalcino

  • 11 comentários

    1. Meu paladar ainda não se acostumou com o vinho africano, mas achei muito interessante esta tua visita com degustação.... E o preço é muito bom!

      ResponderExcluir
    2. Achei o cenário maravilhoso. E comer e beber muito bem... falou a minha língua!

      ResponderExcluir
    3. Que delícia de passeio!!!
      Já foi para minha listinha de desejos na Africa do Sul. Estou precisando multiplicar os dias por lá hahahahah
      Beijos,

      ResponderExcluir
    4. Que delícia. Tô indo pra lá em janeiro com uma galera e muita criança. Vamos nos hospedar na Spier. Mas vou querer visitar essa também.

      ResponderExcluir
    5. As vezes, olho esses cenários das vinícolas e parece que estou no meio de um filme.

      ResponderExcluir
    6. Oi Liliane, estou adorando ler seus posts! Nós fizemos um bate volta de Cape Town a Stellenbosch e Franschhoek. Realmente é uma região belíssima! Fizemos degustação na Babylonstoren, lugar lindo para um passeio antes da degustação. Provamos 5 vinhos diferentes por 30,00 rands (aproximadamente 7,50 reais). Como não costumo beber não posso falar muito sobre eles, mas minha filha e marido gostaram bastante. Agora uma dica, para quem quer ir almoçar na região evite ir as segundas pois a grande maioria dos restaurantes das vinículas fecham (pelo menos no inverno), tivemos dificuldade de encontrar um aberto.

      ResponderExcluir
    7. Que experiência deliciosa, Liliane. Adoraria conhecer também e degustar alguns bons vinhos nestas vinícolas, amei as dicas.

      ResponderExcluir
    8. Que lugares belíssimos! Ainda não conheço a África do Sul, mas estou encantada com essa seleção de vinícolas. Um encanto! :)

      ResponderExcluir
    9. Que delícia uma degustação nesse cenário! Eu já adoro os vinhos sul africanos, degustando desse jeito ia ser MARA! hahaha

      ResponderExcluir
    10. Passei pela região de Stellenbosch a caminho da rota jardim e fiquei morrendo de vontade de ficar por ali alguns dias. Suas fotos estão lindas e essa vinícola também é um charme.

      ResponderExcluir
    11. Conhecemos 12 vinícolas na região de Franschhoek, mas não conheci a boschendal, que arrependimento! Terei que voltar :D

      ResponderExcluir

    Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!