Descobrindo o Brasil com Crianças

18 de outubro de 2015
Hoje é dia de blogagem coletiva! Desta vez, diversos blogueiros que viajam com crianças dão ideias de roteiros bacanas pelo Brasil! Um país tão grande e tão rico em belezas, certamente tem muitas opções de viagens em família, muito além dos tradicionais resorts. Se você pensa que viagem com criança tem que ter kids club, prepare-se para mudar de ideia!!! Vamos tentar sair do comum e conhecer este país tão diverso junto com os pequenos! E então, quer conhecer a nossa lista de destinos favoritos pelo Brasil??

1) Serra da Canastra: 

Este pedacinho de Minas Gerais, famoso pelos queijos e pela nascente do Rio São Francisco é ideal para famílias que gostam de aventura, sossego e contato com a natureza. Passando por estradas de terra isoladas, ficamos na vila de São José do Barreiro e a partir dali, exploramos a parte alta e baixa do parque nacional. Neste passeio, que durou apenas 3 dias, fizemos trilhas, nadamos em rios de águas cristalinas e conhecemos a nascente histórica do Rio São Francisco.
Paredão da Canastra
Parte Alta da Cachoeira Casca D'Anta - primeira queda do Rio São Francisco
Por que ir?
Pelas belezas naturais do parque nacional, pela simplicidade deliciosa da comida mineira e, acima de tudo, pelo privilégio de conhecer a nascente do Velho Chico! É uma aprendizagem e tanto para a criançada (e para os papais e mamães também...)
Parte baixa da Casca D'Anta - 186 m de queda
Quando ir?
No verão, a probabilidade de chuva é maior, mas as chuvas deixam as nascentes e cachoeiras muito mais exuberantes! Além disso, a água fica menos gelada e mais amigável a um banho de cachoeira. No inverno, os dias podem ser mais bonitos, com céu mais azul. No entanto, se houver uma temporada muito seca, as cachoeiras e as nascentes, além de geladas, ficam com pouco volume de água. 

Veja também: As atrações da Serra da Canastra e Serra da Babilônia

Se está procurando hotel na Serra da Canastra veja aqui as opções


2) São Miguel do Gostoso: 

Praias quase intocadas, aventuras em dunas, parques eólicos e um mar verde-azulado... Passamos 5 dias neste lugar e, além das praias de São Miguel, conhecemos Carnaubinhas, nadamos em uma lagoa de água doce (Lagoa da Cotia), mergulhamos entre recifes de corais nas piscinas rasinhas de Perobas e fizemos um passeio até Galinhos, onde navegamos até as salinas. 
Praia do Marco - São Miguel do Gostoso
Por que ir?
Além das praias, o "centrinho" de São Miguel é um convite a apreciar a boa gastronomia! É também um polo de kitesurf para os adultos. E as crianças ainda podem cavalgar pelas praias!
Perobas
Quando ir?
Qualquer época é propícia, mas a estação chuvosa é no inverno! No verão, a cidade é mais movimentada e animada, mas mesmo assim não fica muito cheia!! 
Confira também: 10 coisas para fazer em São Miguel do Gostoso

Se quiser dar uma olhada nas opções de hospedagem em São Miguel, clique aqui!!!


3) Serra Catarinense:

Fizemos este passeio em busca do frio que não veio com força, mas os mais sortudos conseguem até ver neve caindo no Brasil! Em 5 dias distribuídos entre São Joaquim e Urubici pudemos percorrer a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco, conhecer cachoeiras, fazer trilhas, conhecer cavernas... Mas o que mais gostamos foi dar uma esticada a São José dos Ausentes (RS) e fazer um piquenique pertinho do Cânion do Montenegro!
À esq.: Guaxinim na Serra do Rio do Rastro. À Dir.: Léo na Casccata do Avencal, Urubici
Por que ir?
Só de conhecer a imensidão da Serra do Rio do Rastro com suas 284 curvas, o passeio já vale a pena! Mas ainda dá para curtir um friozinho em família e descobrir lugares bucólicos para um pique nique! 
Mata de Araucária em São Joaquim
Quando ir?
Embora a serra catarinense seja famosa pelo frio, no verão as belas paisagens também são convidativas a trilhas, caminhadas e cavalgadas.
Veja nosso roteiro completo aqui: Serra Catarinense: roteiro e dicas

Se estiver procurando hotel na Serra Catarinense, veja as opções para São Joaquim e Urubici.

4) Rota Ecológica

Este pedacinho do litoral norte de Alagoas, foi um dos trechos que mais gostamos de conhecer no Brasil. Pudemos conhecer o Santuário do Peixe Boi, e o trabalho da associação para proteger estes mamíferos. Mergulhamos nas piscinas naturais de Japaratinga e ainda conhecemos algumas das praias que sempre figuram entre as mais lindas do Brasil: do Toque e do Patacho.

Por que ir?
Para mergulhar nas piscinas naturais, "nadar" em uma água rasinha - ideal para crianças pequenas, aproveitar o charme rústico das pousadas e relaxar (muito!)
Piscinas - Japaratinga
Praia do Patacho
Quando ir?
A estação chuvosa é no outono/inverno. Para aproveitar melhor as piscinas naturais é bom se informar sobre a tábua das marés e também sobre as fases da lua, que influenciam no movimento da maré!
Confira também este post sobre a Rota Ecológica 

Veja as opções de hospedagem pelo Booking em São Miguel dos Milagres e Japaratinga

5) Litoral norte de São Paulo

De São Sebastião até pertinho de Paraty, existe um tantão de praias lindas e algumas delas bem pouco conhecidas, como a Praia da Figueira e a Praia da Lagoa, em Caraguatatuba ou ainda a Praia do Prumirim, em Ubatuba, onde foram gravadas cenas do terrível filme "Turistas". 
Praia da Lagoinha - Ubatuba
Nós frequentamos Ubatuba por muitos anos e acabamos conhecendo a maioria das praias de lá! Além disso, foi na Praia da Lagoinha que o Léo tomou seu primeiro banho de mar, o que faz com que Ubatuba tenha sempre um lugar muito especial em nossas memórias!!! Também passamos (em 2013) uma temporada muito especial em Ilhabela, e curtimos muito a praia de Jabaquara e de Castelhanos.
Praia do Jabaquara - Ilhabela

Por que ir?
Além das praias, há inúmeras opções de trilhas, cachoeiras e é possível visitar diversos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar.
Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba
Quando ir?
Praia costuma ser o destino das férias de janeiro. O único inconveniente é que no mês de janeiro costuma chover bastante, especialmente em Ubatuba. Em julho o tempo costuma ficar bom e as praias não lotam, mas a temperatura da água não fica muito convidativa a um banho. Neste mês também acontece o badalado Festival do Camarão na Praia da Almada!

* Veja as opções de hospedagem pelo Booking em Ubatuba e Ilhabela!!!

Se você viaja com crianças, precisa conhecer este livro: Como Viajar com seus Filhos sem Enlouquecer

Enfim, são estes roteiros que sugerimos pelo Brasil!! Ainda tem tantos lugares que esperamos conhecer e tenho certeza que vamos encontrar ainda mais inspiração nas listas de outros blogs que estão participando! 
Procure nas redes sociais pelas hashtags: #brasilcomcrianças e #blogdeviagemcomcriança e você encontrará muitas ideias bacanas!


Gostou do Post? Salve no Pinterest



Já está nos seguindoFique por dentro de todas as novidades, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTER

Se quiser ver todas as nossas participações em Blogagens Coletivas, clique aqui!!!

Veja os participantes desta blogagem:



1. Trilhas e CantosSerra da Canastra, São Miguel do Gostoso, Rota Ecológica, Serra Catarinense e Litoral Norte de SP

2. E aí, Férias!: Beach Park, Portobello Resort & Safari, Vassouras Eco Resort, Sul de Minas

3. Rodando pelo Ceará: Trilha Ecológica em Icapuí, Museu Brinquedim, Piscinas Naturais em Guajiru, Guaramiranga e Engenhoca Ecoparque

4. Malas e Panelas: Arraial d'Ajuda, Florianópolis, Cambará do Sul, Cruzeiro na costa brasileira e Gramado/Canela

5. Felipe, o pequeno viajante: Gramado e Canela, Litoral da Bahia, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro

6. Viajando com Palavras: Gramado, Paraty, Praia dos Carneiros, Cabo Frio, Belém

7. Viajando em familia: Fortaleza, Caldas Novas, Foz do Iguaçu, Beto Carreiro e Salvador

8. Viagens que Sonhamos: Gramado e Canela, Santa Catarina com Beto Carrero, litoral norte de Alagoas, Praia do Forte e Porto de Galinhas

9. Viajo Com Filhos: Taipu de Fora, Bonito, Bombinhas, Pipa, Amazônia

10. Malas & malinhas: Morro de Sao Paulo, Chapada Diamantina, Cidades Históricas de Minas Gerais, Fortaleza e Foz do Iguaçu

11. Cantinho de Ná: Salvador, Praia de Forte, Fortaleza, Tibau do Sul e Pipa.

12. Carregando Malinhas: Gramado e Canela, Ilha Grande, Lumiar/Mury/São Pedro da Serra,  Arraial do Cabo e Vitória e Vila Velha.

13 - Viajante em Tempo Integral: São Paulo, Rio de Janeiro, Gramado, Florianópolis, Natal  

14 -  Viagem SimplesmenteBonito, Genipabú, Maceió, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçú.

15-Os Caminhantes: Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Passa Quatro, Nobres e Pq. Estadual Intervales

16- Viajar hei: Gramado e Canela, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, Porto Seguro, Chapada dos Veadeiros

17- Passeiorama: Rio, Piauí, Curitiba, Maragogi, João Pessoa

18- Baianos no Polo Norte: Salvador, Praia do Forte, Mangue Seco, Península de Maraú e Boipeba

19 - Mezzo MondoFernando de Noronha, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul

20 - Vida de Viajete: Mangue Seco, Campos do Jordão, Aracaju, Foz do Iguaçu, Gramado

21- Dicas da Rege Florianópolis, Gramado, Balneário Camboriú


22 - Para a Disney e Além: Teresópolis, Alfenas, Itupeva, Penedo, São Paulo


23. Dias viajando por aí: Conservatória, Campos do Jordão, Serra Gaúcha, São Miguel do Gostoso e Galinhos

24. Ir, Ver e Viver o Mundo: Pelotas, Lages e Serra Catarinense, Florianópolis, Morretes e Ilha do Mel

25. Diario de ViagemGovernador Celso Ramos, Mariscal, Beto Carreiro, São Paulo e Foz do Iguaçu

26. Família Viagem Beach Park Resort (Aquiraz/CE), Curitiba (PR), Itú (SP), Olímpia (SP) e São Paulo (SP)

27 - Desempilhados Roteiro em São Paulo

28 -Viajando de Carro: Missões do RS, Foz do Iguaçu/PR, Recife/PE e Minas do Camaquã/RS

34 comentários

  1. Liliane, esses destinos da sua lista são aqueles que fazem meu coração bater mais forte! Eu tenho um carinho todo especial pela Serra da Canastra, que fui com meu pai enquanto criança e adolescente. Falta voltar lá com as crianças. As minhas filhas conhecem Ubatuba e também amaram, mas eu ainda não tive oportunidade de ir. Guardarei esse post com carinho para poder consultar quando for dar uma próxima escapada para algum paraíso brasileiro! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Liliane!!!
    Adoro essas Blogagem Coletivas de destinos porque a "nossa"listinha sempre aumenta!!
    Nós estamos morrendo de vontade de fazer o litoral norte paulista!! Quem sabe nesse verão??
    beijão!!
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, eu também adoro! A minha listinha também está se expandindo... Se for a Ubatuba, te passo muitas dicas! Adoro aquele pedacinho de SP!!!! Bjks

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Eu só conheço o Gostoso e a Serra Catarinense! A bucket list vai aumentar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delícia aumentar a Bucket List! Gostoso é demais, né? Bjs

      Excluir
  4. Liliane,
    Não conheço muito dos seus destinos... Como nosso país é imenso e lindo, né?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora!! Nem fale! Ainda faltam tantos estados para conhecermos!!! Nunca fui pra região norte, nem centro-oeste... Tem muito chão ainda!!!!

      Excluir
  5. Oi Liliane,
    Como todo mundo já falou, mas isso aumenta nossa wish list sempre!!
    Sabe, não somos muito de praias, mas São Miguel do Gostoso e essa Rota Ecológica brilharam nossos olhos!
    ADORAMOS o Sul e a Serra do Rio do Rastro sempre fica na lista e nunca sai...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Liliane só posso dizer que amei suas dicas e que já aumentei minha wishlist de viagens rsrsrs. Dicas diferentes para levar crianças, assim como eu gosto. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito legal! Parabéns pela iniciativa!!! Fiquei super inspirada para fazer muitas viagens! Beijos Pati

    ResponderExcluir
  8. Adorei seus destinos, vai bem com o estilo de viagem que gostamos de fazer. Fiquei louca para conhecer o RN desde que vi o seu post de Perobas, muito lindo o lugar! Beijos

    ResponderExcluir
  9. São Miguel do Gostoso também está no nosso post! Estivemos lá há pouco tempo. Pena que não ficamos muito tempo, e o pouco que ficamos, pegamos chuva. :(
    Já estivemos na serra gaúcha por duas vezes, mas ainda não fomos para a serra catarinense, que está em nossa wish list, mas sempre acaba ficando pra depois.
    Adorei suas dicas.

    ResponderExcluir
  10. Liliane, adorei sua lista, com muitos lugares que ainda não conhecemos... nossa listinha só aumenta!

    Beijo,

    Claudia @Mezzo Mondo

    ResponderExcluir
  11. Opa! Destinos para minha Wishlist! Estou louca para fazer a Serra Catarinense e a Serra da Canastra. Você se aventura sozinha por elas?

    ResponderExcluir
  12. Adoro a Serra Catarinense.Litoral de SP, já está na lista há tempos. Beijo

    ResponderExcluir
  13. Gente, amei todas as dicas, sou louca pra conhecer a Serra da Canastra!

    ResponderExcluir
  14. Alagoas e Serra da Canastra! Alagoas sempre esteve nos nossos planos, vai ver é a hora de botar em prática! E ai que vontade de comer um queijo da Serra da Canastra e ver essas lindas paisagens! Parabéns pelas dicas! Bjs, Carlos Monteiro.

    ResponderExcluir
  15. Tenho que conhecer quase todos os seus destinos! Os únicos que conheço razoavelmente bem são o litoral norte de SP e passei um dia em Japaratinga e é realmente lindo! Adorei os destinos!

    ResponderExcluir
  16. Adorei a dica da Serra da Canastra. Já está na minha lista há um tempo. E Ubatuba também, espero ir esse ano.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Liliane! Sabe que a Serra Catarinense, juntamente com a dupla Gramado+Canela são outros destinos que nem eu acredito que ainda não fiz com a família. #vergonha
    Agora o litoral de SP conheço razoavelmente bem. Bateu saudade de Ilha Bela e de Ubatuba, velhos conhecidos. Bjo e não esquece de me acrescentar no final. =)

    ResponderExcluir
  18. Vocês estiveram bem perto de nós quando vieram à Japaratinga, temos uma casa em São Bento, praia vizinha. Nunca pensei em conhecer a Serra Catarinense, mas vi no seu post que é muito interessante. Mais um destino para nossa lista que não para de crescer a cada post que leio nessa blogagem kkk. Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Liliane, ai, ficou difícil agora. Gostei de todas! Como poderei escolher? kkkk
    Amei os detidos, bem como eu gosto, natureza e paz para curtir a família.
    Beijo, Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Tati! Natureza e paz... as melhores coisas que um destino pode oferecer!!! Beijocas!!!

      Excluir
  20. São Miguel do Gostoso é a nossa cara! Já tinha ouvido falar, mas agora lendo o post fiquei com uma vontade louca de conhecer! Foi pra wishlist! Essas blogagens só fazem crescer nossa listinha Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, a minha wishlist também não para de crescer!!! Visite Gostoso, sim! Certeza que irão gostar! Um beijo!!!

      Excluir
  21. Adorei a dica da Serra da Canastra, curtimos muito destinos de ecoturismo, e esse já entrou para minha lista de lugares para conhecer. Abraços!
    www.viajarhei.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, obrigada!! Também somos apaixonados por ecoturismo! Adoramos a Canastra e queremos voltar!!!

      Excluir
  22. Só conheço a Serra Catarinense, sniffff rsrsr terei de ir nos outros lugares, inclusive aí neste tal de Gostoso hehehhehe
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Adorei as dicas, especialmente a da Serra da Canastra e Serra Catarinense (que já está há algum tempo na nossa listinha). As fotos do post estão muito lindas! Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Adorei!!! Só agora conseguindo ler os posts e já anotando muitas dicas incríveis. Não conheço nada da sua lista e foram todas para minha WishList. :) Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thyl, muito obrigada!!! Eu ainda não consegui comentar todos também... beijocas!

      Excluir
  25. Ótimo post! Viajar com criança pode ser sim muito bacana e divertido.

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!