De São Joaquim a São José dos Ausentes, ou: relato de um dia feliz!

Serra Catarinense
Neblina pela manhã, em meio às araucárias
Quando estávamos em São Joaquim (SC), em julho de 2014, fizemos um bate e volta até São José dos Ausentes (RS) e fomos conhecer o Cânion de Montenegro. Nossa intenção era ir até o Cânion da Fortaleza que fica em Cambará do Sul. Mas depois de andar 70 km em uma estrada de terra, constatamos que de São José a Cambará seriam mais 55 km de terra e a estrada estava em piores condições. Depois ainda teríamos que voltar pelo mesmo caminho, o que acabou mudando nossos planos para esse dia!

O caminho de São Joaquim a São José dos Ausentes é muito bonito. De manhã, havia uma névoa no vale, em meio à mata de araucárias. E ainda tivemos a sorte de ver uma gralha azul (ave que dissemina as sementes de araucária).

As lindas matas de araucária

Rio Grande do Sul
Rio Pelotas, na divisa dos estados
Fomos cortando vários arroios e passando em pontes sem guarda. A travessia do próprio Rio Pelotas, na divisa dos estados, é feita numa dessas pontes, em que só passa um carro de cada vez. Mas, aparentemente, não passam muitos carros por lá. Conforme prosseguíamos, o cenário mudou, ficando aquela paisagem tipica dos campos de cima da serra.
Divisa de estado - Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Travessia do Rio Pelotas - repare na ponte!!

Paisagens lindas nos campos de cima da serra
No centro de informações turísticas de São José, a funcionária estava bem preparada e nos falou sobre todas as atrações da região (que nem pretendíamos visitar). Depois da propaganda dela, e das condições da estrada, mudamos de ideia. Resolvemos voltar e conhecer o Cânion Montenegro, afinal é bem mais fácil visitar o da Fortaleza, estando baseados em Gramado ou Canela.
Passamos rapidamente pela cidade de São José para comprarmos algumas coisas para fazer nosso pique nique e pegamos o rumo do cânion.
Pico do Montenegro

Cânion do Montenegro

Eu e o Léo, no Cânion do Montenegro
Uma informação muito importante para quem vai visitar o Cânion é que não há nenhum tipo de proteção por ali, e uma queda pode ser fatal. Ficamos sabendo que, infelizmente, um adolescente caiu e acabou falecendo, no ano passado. Assim, quem leva criança tem que ter um cuidado redobrado!
Rio Grande do Sul
Canion do Montenegro
Durante todo o tempo que estivemos no cânion, não cruzamos com ninguém. Aproveitamos a privacidade e fizemos um pique nique à beira de um dos muitos riachos da região, onde refrescamos nossas bebidas.
Riacho muito limpo, onde fizemos um pique nique
Depois de "almoçarmos" resolvemos procurar o caminho para outros cânions menores. Acabamos entrando em uma fazenda e o caseiro nos deixou visitar os cânions que ficavam na propriedade. A vista que se tinha era maravilhosa: cânions a perder de vista e, ao fundo, era possível ver o litoral. Lá havia um grupo fazendo cavalgada. Eles estavam hospedados em um dos vários hotéis fazenda que existem na região.
Campos de Cima da Serra

RS - 020: Estrada de terra bucólica
Para quem gosta de hotel fazenda ou pousadas rurais, há muitas opções na região. Para visitar o Cânion do Montenegro temos que passar pela Pousada Montenegro, mas não é preciso pagar nenhuma taxa.
Não fomos visitar, mas há várias cachoeiras na região, além do desnível dos rios, que fica na Fazenda Potreirinhos.
Trajeto entre São Joaquim e São José dos Ausentes, feito por estrada de terra.
Enfim, nada saiu como o planejado, mas foi um desses dias perfeitos de férias!

Se você conhece a região e tem alguma outra dica, deixe um comentário! Se tiver alguma dúvida, ficarei feliz em responder!

E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

Um comentário

1. Obrigada pela informação. Quero fazer esse trecho no próximo sábado e as dicas foram muito úteis. Parabéns pelo blog e compartilhamos essa mania de conhecer.

ResponderExcluir

Trilhas e Cantos. Tecnologia do Blogger.