Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro, faz parte da SC - 390 e liga os municípios de Novo Horizonte a Bom Jardim da Serra. São 284 curvas distribuídas em aproximadamente 38 quilômetros. Olhando de cima, custamos a acreditar! Às vezes temos a impressão de que a pista está inclinada e vai despencar a qualquer instante. Mas, enquanto estamos na estrada não temos esta sensação. A serra se localiza a 55 quilômetros de distância São Joaquim e 84 de Urubici e, além de ser um ponto turístico, também serve de rota para ciclistas. 

Curvas e mais curvas
No ano passado (2014), em nossa roadtrip pela Serra Catarinense, fazia parte dos nossos planos, subir ou descer a serra. Resolvemos, então, que ela estaria em nosso trajeto de Blumenau a São Joaquim. Quando saímos de Blumenau, escolhemos o caminho mais difícil, pra variar... O google sinalizava a SC 486 e depois, SC 407. Fomos na fé de que seria uma estrada pelo menos pavimentada, mas passamos por vários trechos de estrada de terra (de chão, como eles dizem por lá...) com trechos de serra. 

Trajeto que fizemos, entre Blumenau e a Serra do Rio do Rastro.
Com a chuva que caía, ficava quase impossível um carro que não fosse 4 x 4 atravessar. Além disso, havia muito pouca sinalização e sempre ficávamos pensando se estávamos perdidos... Em compensação, passamos por cidades pequeninas e cenários bucólicos. 
Incrivelmente, chegamos a Novo Horizonte com sol
Saímos de Blumenau debaixo de uma chuva fininha e eu achei que seria um desperdício, já que a vista do alto da serra depende de estar um céu limpo. Qual não foi a minha surpresa! Quando chegamos próximo à serra, havia sol e tivemos um passeio incrível!


A grandeza e imponência da serra

Uma queda d'água lá no meio...
À tarde, já com sombras sobre a estrada. Mas repare nas curvas...
As curvas sinuosas e um pouco de neblina
Eu, o Léo, e a serra
Para completar a alegria, enquanto observávamos a serra lá do alto, um guaxinim deu o ar da graça!!!
Guaxinim - no alto da serra
Recentemente me deparei com este vídeo sobre a serra (clique aqui!!) que mostra uma visão aérea maravilhosa!!! Vale a pena assistir!!

Hospedagem
Além da serra, não há tantas opções turísticas na região, por isso recomendo-a como um passeio a partir de São Joaquim ou como parte do caminho, como nós fizemos! Mas se quiser esticar seu tempo por lá para relaxar, existe um resort no alto da serra e há outras opções de hotéis em Bom Jardim da Serra
Nos hospedamos em São Joaquim e depois em Urubici.

* neste post há links para o booking, nosso parceiro. Se você fizer sua reserva através de nosso blog, ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso!

Não deixe de ver também estes posts sobre nossa viagem para Santa Catarina:
- De São Joaquim e São José dos Ausentes
- Urubici


E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

Nenhum comentário

Trilhas e Cantos. Tecnologia do Blogger.
Topo