10 Motivos para ir a Ubatuba

5 de janeiro de 2015
Há muito tempo que os paulistas a apelidaram de Ubachuva, pela fama que a cidade tem de poucos dias de sol. É verdade que a última temporada que passei lá, de 15 dias, foram uns 13 de chuva. Mas já passei temporadas inteiras com dias de sol. 
Porém, se no verão a condição climática não é a ideal, existem outros motivos fortes para justificar uma ida até lá. Melhor ainda se puder ir em meses menos chuvosos e cheios que janeiro.
Ubatuba
Ponto propício a um mergulho - trilha para Praia do Bonetinho
Frequento Ubatuba desde o final dos anos 80, e já exploramos muitas praias, trilhas, cachoeiras, restaurantes. Assim, eu fiz esta listinha com apenas alguns motivos que devem te levar até Ubatuba!


1) Praia do Prumirim

Esta praia ficou imortalizada no filme Turistas. O filme é horrível, mas a praia é linda! Prumirim é a minha favorita em Ubatuba e eu fico meio triste por nunca vê-la entre as mais bonitas do Brasil. 
Praia do Prumirim
Além dos quiosques animados, dá para pegar um barquinho e atravessar até à Ilha do Prumirim. Neste caso, é melhor levar sua "farofa", pois a ilha não conta com quiosques. Leve também sua máscara e seu snorkel!!
Ilha do Prumirim (Imagem: http://www.ubatubatrip.com.br/ilhas/prumirim.htm)
Abaixo, uma cena do filme, gravada em um quiosque que eu costumo frequentar... Ao fundo, a ilha do Prumirim.
Imagem: http://bocadoinferno.com.br/criticas/2014/03/turistas-2006/

2) Parque Estadual da Serra do Mar

Alguns núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar ficam em Ubatuba, ou em Caraguatatuba. Nos núcleos, há visitas guiadas e é possível conhecer mais sobre espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. Acaba sendo um passeio educativo e muito interessante para crianças (adultos também...)!
Caraguatatuba
Parque Estadual da Serra do Mar - núcleo Caraguatatuba

3) Trilha das 7 praias

Percorro esta trilha desde a época que a praia do Cedro (a última da rota) era deserta. A trilha começa na Lagoinha, uma praia de ondas calmas, boa para crianças. Uma trilha conduz ao Bonetinho, Bonete Grande e à Praia do Cedro. No caminho, alguns poucos quiosques, algumas casas de pescadores e pontos bons para praticar mergulho.
Ubatuba
Prainha do Perez
Vale lembrar que a trilha até o Bonetinho é tranquila, mas para chegar até o final (Cedro), são mais duas subidas e descidas íngremes! Outra coisa, é que existem agências que organizam (e cobram, é claro!) passeios por esta trilha, mas é totalmente desnecessário, porque é praticamente impossível errar o caminho!
Ubatuba
Praia do Cedro, vista do alto da trilha
Ubatuba
Praia do Cedro - a recompensa por percorrer a trilha

4) Praia da Fazenda

Nesta praia, fica o núcleo Picinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar. Dá para conhecer a vegetação típica de mangue, fazer trilhas (é preciso agendar com antecedência), além de aproveitar uma praia que não fica lotada.

5) Ilha das Couves

Para chegar a esta ilha, a maneira mais fácil (e barata) é chegar na vila de Picinguaba e combinar o transporte com algum pescador. Eles nos levam em barquinhos pequenos e depois combinam um horário para ir buscar. Na Ilha há um quiosque/bar, mas o melhor a se fazer por lá é mergulhar, portanto não esqueça sua máscara e snorkel!
Ilha das Couves (Imagem - http://www.brasilmergulho.com/port/points/sp/couves/index.shtml)

6) Observação de pássaros

Eu não entendo nada de ornitologia, mas em nenhum outro lugar vi tantos pássaros coloridos: vermelhos, verdes, turquesa... Existem passeios especializados nesta atividade, mas se você estiver hospedado(a) em alguma praia mais distante do centro, basta colocar uma fruta no jardim, e eles aparecem aos montes! 


7) Cachoeiras


Ubatuba tem muitas cachoeiras, algumas mais outras menos "populosas". A caminho de Paraty, logo após a praia de Itamambuca fica a cachoeira do Prumirim, e mais adiante, perto da divisa com o Rio, está a Cachoeira da Escada. Há outras cachoeiras que somente são acessadas por trilhas, como a Véu da Noiva, que fica nas redondezas da Praia da Lagoinha.
Ubatuba
Cachoeira "Véu da Noiva", próxima à praia da Lagoinha

8) Gastronomia

Há muitos restaurantes bons em Ubatuba, como o Terra Papagalli ou o Bardolino, mas é a Pizzaria São Paulo que mais me deixa com saudades! Além da pizza deliciosa, sempre há azeites diferentes para degustar, e as crianças ganham massinha para brincar! O único inconveniente é que estes lugares têm preços parecidos com os praticados na cidade de São Paulo.
Outro lugar que está sempre no meu roteiro da comilança é o Ellen CaféUma ida a Ubatuba para mim não é completa se eu não passar lá para tomar o coffee shake. 


9) Rua do Aquário

A rua Guarani é super arrumadinha e concentra cafés, restaurantes, livraria e muitas lojinhas. Ótima para um passeio noturno, ou em um daqueles dias chuvosos. O aquário é um passeio muito bacana, especialmente para crianças


10) Feirinha de Artesanato - Itaguá

Não posso omitir minha paixão por badulaques. Da última vez que estive lá, além dos clássicos "made in China", havia várias barraquinhas com bijoux artesanal, carteiras e até lenços... Afinal, existe coisa mais praiana que trazer um colarzinho de sementes da "feirinha hippie"?


Se animou? Pesquise um hotel em Ubatuba!

E você, conhece Ubatuba? Tem alguma dica ou pergunta? Deixe um comentário!


E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!