Cape Town: as atrações do V & A Waterfront

25 de março de 2018
 Waterfront Cape Town

O Victoria and Alfred Waterfront provavelmente não vai ser o primeiro passeio de sua lista em Cape Town, África do Sul. Mas você vai querer voltar várias vezes, porque ele é muito mais que um píer! Ocupando uma área de 123 hectares (mais de 1 km²) o complexo tem de shoppings a prédios residenciais e escritórios, além de inúmeras atrações turísticas.
Aos finais de semana, o Waterfront é o destino certo para as famílias que moram em Cape Town. Aliás, é interessante notar que é uma atração mais visitada por locais do que por turistas.

Waterfront Cape Town

Com vistas para o mar e para a Table Mountain, o Waterfront foi construído sobre o porto mais antigo da Africa do Sul. A área começou a ser revitalizada a partir do final da década de 80 e contou com um projeto em que alguns galpões foram restaurados e novos prédios foram construídos, de forma muito harmônica. E então, vamos passear por esse cantinho especial de Cape Town?

Waterfront Cape Town

Principais Atrações do V&A Waterfront

Two Oceans Aquarium

Não somos os maiores fãs de aquário, mas tenho que dizer que este me surpreendeu. Por 2 motivos: quem já mergulhou aqui no Brasil conhece um pouco da vida marinha do Atlântico. Mas nesse aquário, você vai se surpreender com as criaturas "diferentes" que vai ver por lá.

2 Oceans Aquarium Waterfront Cape Town


Isso porque o nome 2 Oceans vem do fato de a África do Sul ser banhada pelos oceanos Atlântico e Indico, embora Cape Town seja um pouco longe do Índico, que "começa" em Cape Agulhas. Então, se prepare para observar uma vida marinha bem exótica!

2 Oceans Aquarium Waterfront Cape Town

O segundo motivo de termos gostado tanto é o trabalho forte de conscientização que existe lá. Juro que saí do aquário pensando em fazer um voluntariado para ajudar a limpar praias (se alguém conhecer algum bacana, me indique!). Além disso, os espaços em que os animais ficam são amplos.

2 Oceans Aquarium Waterfront Cape Town

Ah! Uma das partes favoritas das crianças é a parte dos "nemos", ou peixes palhaços. Elas podem entrar em um compartimento e ficar no meio de um cardume!

2 Oceans Aquarium Waterfront Cape Town

Roda Gigante - Cape Wheel

A roda tem a altura de 40 metros e faz algumas voltas completas. As cabines são fechadas e seguras, mas como são todas em vidro, oferecem uma vista em 360 graus da cidade.

Waterfront Cape Town

Nós fizemos o passeio bem no finalzinho da tarde e foi super bonito ver o por do sol de cima!!

Waterfront Cape Town
Custa 130 rands (aproximadamente 32 reais) por adulto e 60 rands por criança a partir de 4 anos. em cada cabine cabem 4 pessoas.

Passeios de Barco

Você pode tanto fazer um passeio de barco pela baía, como sair em busca de tubarões brancos. Mas se informe, porque se as orcas estiverem na área, os tubarões somem! Ah, também é do Waterfront que saem os passeios para a Robben Island, onde Nelson Mandela ficou preso.

Waterfront Cape Town

Restaurantes

Uma das atrações do Waterfront é a gastronomia. São muitas opções diferentes. Jantamos 3 noites no Waterfront, sendo que duas foram no Belthazar e uma foi na  Cervejaria Mitchell’s. Mas além disso, há muitas outras opções. O legal é ir com calma, dando uma olhada nos cardápios e escolher. É bom saber que há opções para todos os gostos e bolsos.
Waterfront Cape Town
Além dos ótimos restaurantes e do Food Market, há também cafés e lanchonetes espalhadas pelo Waterfront. Um lugar que adoramos para um café e um docinho, foi o Vovo Telo!

Waterfront Cape Town

Food Market

Construído em um antigo galpão, este mercado tem muitas opções de comida, a um preço bem melhor que os restaurantes próximos ao shopping. Aos finais de semana tem filas, mas nada desesperador! Há opções como hamburguer, lanches com carnes diferentes, rolls com carne de caça e outras opções da deliciosa cozinha sul-africana ou internacional.
Waterfront Cape Town


Victoria Wharf Shopping Centre

Com mais de 200 lojas, esse shopping tem área de alimentação, cinema, lojas de grifes e as tradicionais lojas de souvenir como "Out of Africa". Nós andamos só um pouco no primeiro piso e subimos rapidinho para dar uma olhada na vista, mas para quem gosta de compras e tem orçamento pra isso (kkk), pode reservar algumas horas por lá! Veja aqui o mapa e lista de lojas.
Ah, vale lembrar que há lojas fora do shopping no Waterfront com preços melhores.

Lojas de Souvenir

Há várias lojas de souvenir no Waterfront, mas a melhor foi a Africa Trade Post. Eu tinha feito compras na Green Market Square e me arrependi ao ver os preços desta loja. Cada coisa linda: desde tecidos, gravuras até souvenir mais clássico como imã de geladeira.

Waterfront Cape Town


Watershed

O Watershed é uma galeria, com vários stands que vendem artes, artesanato, lembrancinhas. Uma boa opção para comprar produtos locais.
Waterfront Cape Town
Numa lojinha de lá eu encontrei um kit de temperos com receita para preparar um Bobotie (prato típico da culinária malaia).

Outras atrações

Apesar de termos ido 4 vezes ao Waterfront, ficamos sem ver muita coisa! Há museus, como de Pedras Preciosas, de Rugby, o Battery Museum, o Museu de Arte Contemporânea ou o Museu Marítimo. Há mercado de orgânicos, circuito de corrida... Para as crianças pequenas, tem um passeio de trenzinho e playgrounds.
Waterfront Cape Town

Não deixe de dar uma passada pela Nobel Square, com esculturas representando os sul africanos que ganharam o prêmio Nobel, ou ainda a moldura (Yellow Frame) para tirar uma foto com a Table Mountain ao fundo. Enfim, o Waterfront é um complexo para explorar em muitos dias.
Waterfront Cape Town

Informações importantes

Mapas: Para se "localizar" no Waterfront, o site oficial disponibiliza vários mapas, neste link aqui
Horários: Diariamente, das 9h às 21h. O Watershed abre das 10h às 19h.
Transporte: Para quem está de carro, há 6 estacionamentos (parking lots) espalhados pelo Waterfront. Há também linhas de ônibus do Mycity Bus que chegam e transitam pelo Waterfront.

Onde se hospedar

Recomendo reservar um hotel no Green Point, de preferência a uma distancia que dê pra caminhar até lá. Isto porque os hotéis no Waterfront são mais caros. E você certamente encontrará preços melhores no Green Point, como foi o caso do B&B que nós escolhemos - a House on the Hill.

Gostou do Post? Salve no Pinterest!


Encontre mais dicas no Guia se Lança para a África do Sul, que me ajudou muito no planejamento desta viagem! 

Planeje sua viagem para Cape Town

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Compre seu ingresso pela Ticket Bar e escape da fila

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

4 comentários

  1. Seus posts como sempre detalhados e com lindas fotos. Já estou apaixonada pela África do Sul. Vou fazer tudo que vc fez !!!! kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Que post! que viagem! Adorei saber que o lugar é mais visitado pelos moradores do que pelos turistas. Certamente seria uma atração para a qual eu iria querer voltar todos os dias, sou dessas eheeheheh

    ResponderExcluir
  3. Lili, que lugar encantador!
    Que demais a riqueza de detalhes relatadas aqui.
    Uma época eu pensei em fazer intercâmbio por ai, e me arrependo por não ter ido.

    ResponderExcluir
  4. Lili, eu quase pirei no Watershed. Não consegui sair de lá sem comprar nada. Fiquei encantada!!
    Nós amamos demais o Waterfront!
    beijos

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!