Safari na Africa do Sul: como é se hospedar no Sabie Sand Game Reserve

3 de setembro de 2017
 safari Àfrica do Sul

Quem sonha em fazer safari e começa a planejar uma viagem para a região do Kruger Park, na África do Sul, geralmente fica em dúvida sobre onde se hospedar, pois são muitas opções e experiências diferentes. Em nossa viagem, conhecemos a família da Rita, que tinha se hospedado em um lodge na reserva Sabie Sand, vizinha ao Kruger! De volta ao Brasil, comecei a acompanhar as fotos da Rita no Instagram (@fotosdaritz) e fiquei babando. Assim, eu a convidei para escrever um relato para o blog sobre a experiência deles de hospedagem e safari em um lodge de luxo. Vamos passear com a Rita e família?


safari Àfrica do Sul
"No início desse ano (2017) decidimos realizar um sonho meu e do meu filho: fazer safári! Começamos a pesquisar muito sobre os tipos de safári e hospedagens que tinham na África do Sul. O que sabíamos era que queríamos ir para o Kruger. Descobrimos que podíamos nos hospedar dentro do Parque Nacional de Kruger ou em reservas privadas. Próximo passo foi descobrir o que cada um oferecia para escolhermos.
safari Àfrica do Sul
Confesso que foi uma decisão difícil, mas como fechamos muito em cima da hora (fechamos em Maio para viajar em Julho) não conseguimos opção legal dentro do Kruger, por isso ficamos em uma reserva! Depois de muita pesquisa resolvemos que ficaríamos em uma das reservas que tem fronteira com o Kruger. Escolhemos a Sabi Sand Game Reserve, no hotel Elephant Plains Game Lodge.
safari Àfrica do Sul
A reserva tem esse nome por causa dos dois principais rios do local, o Sabi e Sand, e foi criada na década de 50 quando alguns proprietários resolveram tirar as cercas de suas propriedades fazendo assim com que os animais tivessem uma área maior para andarem livremente. Em 1993 as cercas entre a reserva Sabi Sand e o Parque Nacional de Kruger também foram retiradas para que os animais tivessem uma área livre maior ainda. Esse foi um dos principais motivos de termos escolhido essa reserva, pois os animais que andam pelo Kruger também andam pela Sabie Sand.
safari Àfrica do Sul

A vantagem de ficar dentro de uma reserva privada é que, a maioria dos lodges incluem 2 game drives (safari em Jeep aberto) por dia, um ao amanhecer e outro ao anoitecer, um bush walk (safari a pé) e toda alimentação (comida e bebida).
O game drive da manhã é de 6:00h às 9:00h e o da tarde de 16:00h às 19:00h (isso no inverno, não sei se no verão muda um pouco esse horário). Nesses games somos conduzidos pelo ranger, quem dirige e pelo tracker que é o rastreador. Esse vai sentado no banquinho na frente do Jeep procurando pegadas e melhores caminhos para encontrarmos os animais.



safari Àfrica do Sul
Nesses games, em determinado momento, eles param o Jeep para descermos e tomarmos um lanche, no meio da savana. Nas reservas privadas esses Jeeps podem sair das trilhas e entrarem no meio do mato, assim ficamos mais perto dos animais.
safari Àfrica do Sul
Rita, marido e filhos!

Está gostando do post? Aproveite e curta nossa página no Facebook:

safari Àfrica do Sul Como fomos no inverno, nos games da manhã recebíamos um cobertorzinho e uma bolsa de água quente para não sentirmos muito frio. E na volta dos games da noite nos davam uma toalhinha quente e úmida para limparmos as mãos e tomarmos um suco que estava nos esperando.
safari Àfrica do Sul
Do nosso Lodge avistávamos os animais bebendo água perto, dava para ficar na espreguiçadeira admirando. Outra experiência que tivemos foi que, no primeiro game noturno, acompanhamos um Leopardo entrando (isso mesmo!) na área do nosso Lodge, tanto que nessa noite nós só pudemos ir do chalé para as áreas comuns, e vice versa, acompanhados, pois ele estava andando pela área. Imagina na hora de dormir você escutar o Leão ou Leopardo rugindo... Para quem ama natureza e animais, não tem como explicar essa experiência.

safari Àfrica do Sul Os chalés são um luxo com um toque rústico, e a comida simplesmente maravilhosa. Eles costumam servir, em algumas noites, o jantar ao céu aberto em volta de uma fogueira.
safari Àfrica do Sul
E para terminar essa experiência fantástica, terminamos o nosso último safári em cima da hora de irmos embora para pegar o vôo, então não daria tempo de tomarmos o café da manhã. Mas isso não foi um problema pois quando chegamos do safári, nossas malas já estavam no carro que nos levaria para o aeroporto (saímos para o safári já com o check out feito) e tinha um pacote para cada um de nós com café da manhã para irmos comendo no caminho. Eles pensam em todos os detalhes: minha filha é vegetariana e na reserva perguntaram se alguém tinha alguma restrição alimentar e assim ela teve todas as refeições diferenciadas.
safari Àfrica do Sul
Experiência para ficar na memória, no coração, na alma e, quem sabe, nos projetos das próximas viagens".

Fotos e relato: Rita Amaral

Muito obrigada pelo relato, Rita! Confesso que fiquei com vontade de me hospedar em um lodge desses também! Ah... mais uma coisinha: um sul africano que estava no mesmo hotel que nós, contou que a reserva de Sabie Sand é famosa pelos leopardos! Então, se eles são a sua prioridade no safari, vale a pena pelo menos fazer um safari por lá!

Se você deseja se hospedar no Elephants Plains Game Lodge, consulte os preços para suas datas no Booking! Veja também todas as outras opções no Sabie Sand Game Reserve.

Encontre mais dicas no Guia se Lança para a África do Sul, que me ajudou muito no planejamento desta viagem! 

Veja mais posts sobre a África do Sul:


Gostou do post? Salve no Pinterest!
safari Àfrica do Sul

Planeje sua viagem!!!
Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! O Trilhas e Cantos tem parceria com o Booking e RentCars (que pesquisa preços em várias locadoras) É só clicar nos banners abaixo:



Já está nos seguindoFique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Um comentário

  1. Clued-up publish! Your own recognized knowledge is excellent. Many thanks with regard to maintain me personally inform. To learn more I'll be in contact.
    Sabi sands

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!