As Praias mais bonitas do Sul da Bahia

14 de setembro de 2020

Que a Bahia é repleta de praias belíssimas não é novidade para ninguém! Mas você sabia que ainda há lugares deslumbrantes que ficam quase vazios, mesmo no verão? Então, se você curte se aventurar além das praias urbanas, este post foi feito pra você! Vamos passear pelas praias mais bonitas e preservadas do sul da Bahia?

As regiões do litoral da Bahia

O litoral baiano é dividido por regiões. No sul do estado ficam a Costa das Baleias e a Costa do Descobrimento. Mais ao centro ficam a Costa do Dendê e do Cacau e ao norte, a costa dos Coqueiros

Se quiser saber mais sobre a Costa do Cacau e Costa do Dendê, aqui no blog tem posts de Itacaré, Península de Maraú e Ilha de Boipeba

Neste post, fiz uma seleção das praias mais bonitas que conhecemos na Costa das Baleias e Costa do Descobrimento. Várias delas não têm muita infraestrutura, como quiosques ou banheiros, mas nós preferimos assim! Às vezes é um preço que se paga para ter um cantinho de praia sossegado. Aliás, acho que a gente já gostava de turismo de isolamento antes de virar modinha! (rs)



Praias da Costa do Descobrimento

Se estendendo de Porto Seguro até Caraíva, este pedaço do litoral baiano tem destinos deliciosos como Arraial D'Ajuda, Trancoso ou ainda Caraíva. Se você se hospedar nesses lugares, é possível fazer passeios bate-volta até essas praias.
Uma coisa que eu acho maravilhosa nessa região da Bahia é que muitas praias têm rios desaguando no mar. 

Praia do Rio da Barra


Localizada a 6 km do centro de Trancoso e 16 km de Arraial D'Ajuda, essa praia tem acesso em um bar de praia (é cobrado day-use) ou em um condomínio (grátis). A praia é belíssima e conta com um rio para tomar aquele banho de água doce. Não há quiosques, apenas o restaurante da Pousada Rio da Barra que fica bem ao lado do rio. Algumas pessoas fazem o passeio a cavalo a partir de Trancoso
Saiba mais sobre A Praia do Rio da Barra e veja detalhes de como visitá-la sem pagar a taxa de day-use neste post.

Praia do Espelho


Esta praia já apareceu em muitas listas das mais bonitas do Brasil e é muito merecido. Dizem que já foi mais bonita, quando ainda estava longe de ser explorada por grupos de excursão. Mas ainda mantem sua beleza, especialmente se nos afastamos da área de estacionamento e restaurantes. 
À direita, muitos coqueiros fazem sombra e dá pra passar o dia lá, de boa! Há opções de pousadas e casas de aluguel para ficar nesta praia e eu confesso que tenho muita vontade de fazer isso! O Hotel Calá e Divino parece fazer jus ao nome e fica num lugar bem bacana, próxima ao rio!


Como chegar: A Praia do Espelho fica a cerca de 50 km de Arraial (mas a viagem dura cerca de 1 hora ou mais) e a 24 km de Trancoso (foi o trajeto que fizemos).
Um passeio que várias pessoas fazem é caminhando pela praia a partir de Caraíva. O caminho é na areia até a Praia do Satu e depois por uma trilha acima da falésia. São cerca de 9 km, mas há um ônibus saindo do Espelho para retornar à Caraíva. Se você traçar a rota no google maps, não irá mostrar o caminho, mas é possível se informar no local.

Praia de Taípe e Praia da Lagoa Azul

Essas praias não são espetaculares e foram as que menos nos impressionaram desta lista. Talvez porque eu tenha conhecido a Lagoa Azul há muitos anos, quando ainda havia uma pequena cascata junto às falésias. Então, eu diria que a praia já teve dias melhores. Ainda assim, uma caminhada entre Taípe e Lagoa Azul, rende um belo passeio entre as falésias e o mar.

Praia de Itaquena


Itaquena fica a 8 km do centro de Trancoso. A praia é tranquila e tem um mar azulzinho, além de algumas árvores que fazem uma sombra deliciosa. Só não é muito fácil encontrar a entrada: não achamos sinalização, fomos parar em um condomínio e por pouco não atolamos em uma pista de quadriciclo. Por isso, é bom marcar a quilometragem a partir de Trancoso e se informar perto do local.

Praia do Satu

O acesso a esta praia geralmente é feito à pé (caminhada de 3 km pela areia) ou de barco a partir de Caraíva. No verão há algumas barraquinhas e restaurantes, mas ainda assim a praia é bem tranquila. Após o banho de água salgada, nada como tirar o sal do corpo na Lagoa do Satu. E se quiser, tem lama para fazer uma “mascara” de beleza. É praia e spa ao mesmo tempo!!! 
Como chegar: A maneira mais fácil de chegar ao Satu é se hospedando em Caraíva. Neste caso, você deve atravessar o Rio Caraíva de canoa e seguir caminhando pela areia. 

Praias da Costa das Baleias 

A Costa da Baleias ganha esse nome por ser rota de migração das baleias jubarte que costumam se acasalar neste pedacinho do nosso litoral. A principal cidade da região litorânea é Prado e por lá dá pra encontrar uma boa infraestrutura de turismo. 

Praia do Arnaldo ou Imbassuaba

Como a maioria das praias da Costa das Baleias, Imbassuaba é cercada de falésias. E você vai chegar à praia do alto da falésia, portanto já se surpreenderá com uma bela vista. Nesta praia há um pequeno riacho e árvores proporcionando uma bela sombra. Aproveite e faça uma pequena caminhada até a Praia do Moreira. O visual também é lindo!


Como chegar: A Praia de Imbassuaba fica a  6,6 km de Cumuruxatiba e 38 km de Prado. Como não não há placas indicando, siga a direção da Praia do Moreira. Em um ponto, à esquerda, há uma porteira. É preciso abri-la (pedem para manter fechada) e atravessar uma propriedade. Mais à frente, há outra porteira e logo se tem acesso a um local para estacionar o carro, no alto da falésia.

Praia da Barra do Cahy


Juntamente com a Imbassuaba, esta é uma das mais lindas da Costa das Baleias. Como é um possível local da primeira interação entre navegadores portugueses e indígenas, você verá várias placas indicando que o Brasil começou ali. A barra do Rio Cahy é um lugar delicioso. O banho de rio foi maravilhoso, especialmente depois de um banho de mar, naquele calor do verão baiano. Na praia há restaurante, e próximo a este ficam árvores fazendo aquela sombra boa! 

Ponta do Corumbau

A Ponta do Corumbau tem mar azulzinho que lembra o Caribe e alguns quiosques rústicos e charmosos à beira da praia. Também tem um rio que rende um belo banho. O visual dessa praia é simplesmente lindo! 
Se estiver buscando sossego, talvez seja uma boa opção se hospedar uns dias em Corumbau, já que o local é bem rústico e tranquilo. Há boas opções de pousada em Corumbau, desde mais econômicas, até hospedagens charmosas.


Como chegar: Para chegar à Ponta do Corumbau, é possível fazer um passeio de bugue a partir de Caraíva, passando por uma reserva indígena (são 18 km passando por trechos de praia e é preciso reservar com antecedência). 
De carro, a partir de Caraíva, tem que dar uma baita volta: são 118 km e a viagem chega a durar 3 horas e neste caso não compensa o bate-volta.
Também é possível chegar de carro por estrada de terra, a partir de Prado (87 km) por estrada de asfalto. Mas espere gastar pelo menos uma hora e meia. A partir de Cumuruxatiba são 52 km e neste caso, boa parte do trajeto é feito em estradas de terra (foi esse nosso trajeto). Deu pra ver que é meio chatinho chegar até Corumbau, mas compensa o esforço, viu?

Então, essas foram nossas praias favoritas no sul da Bahia, especificamente na Costa do Descobrimento e das Baleias. Se deseja saber mais sobre a Costa do Cacau e Costa do Dendê, confira mais posts do blog sobre a Bahia

E aí, gostou da lista? Acha que está faltando alguma? Qual a sua praia favorita no sul da Bahia? Deixe um comentário!

Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb 
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!