Costa das Baleias – Onde Ver Jubartes no sul da Bahia

2 de junho de 2019
Baleia Jubarte
Foto: Silvio Serrano - Wikimedia Commons

Confira onde e quando ver baleias jubarte no sul da Bahia

A Costa das Baleias, no extremo sul da Bahia recebe visitas muito ilustres durante os meses de inverno. Este pedaço do litoral baiano é um importante local na rota das baleias jubarte que tem, especialmente no arquipélago de Abrolhos, um refúgio para ser reproduzirem. Aproximadamente 9.000 baleias chegam ao litoral brasileiro todo ano!
Neste período, os passeios de barco levam a alto mar para observar esses mamíferos gigantes. Isto se transforma em uma atração especial em um local que já é bonito o ano inteiro.

Mas se decidir conhecer a Costa das Baleias em outra época, como o verão, também não irá se arrepender! As principais cidades que podem servir como base para conhecer a região são Prado e Cumuruxatiba. Mais ao sul, fica Caravelas. É perfeitamente viável dividir o tempo de hospedagem entre estes lugares e explorá-los com calma. Vamos conferir um pouco mais sobre estas cidades e sobre os passeios de barco para avistar baleias?

Como são os passeios de observação de baleias no sul da Bahia?

Conhecemos a costa das baleias durante o verão e as baleias já não estavam por lá. Mas já tivemos a experiência de ver baleias em seu habitat natural na California e posso garantir que é inesquecível e emocionante.
Cauda de Baleia Jubarte
Jubarte em Abrolhos. Foto: Pixabay

Em Prado, fizemos um mergulho nos recifes de Guaratiba, e a mesma empresa que nos levou (Sereia de Guaratiba), organiza passeios de observação de baleias. Em Cumuruxatiba, também há agências que fazem o passeio em escunas. Os passeios custam cerca de 80 a 100 reais por adulto. Contato: 73 98846-2002)


Escuna - Sereia de Guaratiba

Outra opção, mais completa e mais cara, é o catamarã que vai até Abrolhos. Mas é um passeio que dura o dia todo e leva 3 horas de navegação para chegar até lá. A recompensa, além de ver as baleias, é nadar com tartarugas enormes e peixes coloridos. Custa cerca de R$ 360,00
Não fizemos este passeio porque achei que seria muito cansativo para o nosso filho, mas uma família que conhecemos nos contou que foi o mergulho mais lindo que já fizeram!
Uma coisa muito importante para saber antes de fazer qualquer desses passeios é que nenhuma empresa garante que você verá as baleias, apesar de ser muito provável, principalmente em julho e agosto.

Veja também no blog Mariana Viaja: Passeio para Observação de Baleias no Espírito Santo 

Duas dicas importantes
- Tomar um remédio anti-enjoo, como Meclin ou Dramin (há uma fórmula que não dá sono), pois as escunas balançam um pouco!
- Escolher uma empresa cadastrada no Instituto Baleia Jubarte

As principais cidades e praias da Costa das Baleias:

Cumuruxatiba

Cumuru é uma antiga vila de pescadores, distrito de Prado. Suas praias são marcadas por falésias e mar bem calmo. Muitas praias têm rios, que são limpos e rendem um bom banho. As melhores praias em Cumuru, na nossa opinião, são:

Praia do Arnaldo ou Imbassuaba

Uma praia linda e tranquila, com árvores que oferecem sombra e um riozinho rodeado de vegetação de mangue. Não há quiosques, por isso é bom levar lanches e bebidas. Ao lado (dá para ir caminhando) fica a belíssima Praia do Moreira.

Barra do Cahy

Praia onde o famoso Rio Cahy encontra o mar. Provavelmente ali se deu o primeiro contato entre portugueses e indígenas, pela descrição da carta de Pero Vaz de Caminha. Esta praia já fica nos limites da Costa do Descobrimento, mas é mais próximo conhecê-la a partir de Cumuruxatiba, do que de Porto Seguro.

A partir de Cumuruxatiba, também tem um passeio delicioso à Ponta do Corumbau, e suas praias de águas azuis!



Veja aqui um post completinho sobre Cumuruxatiba

Prado

As praias mais bonitas do município de Prado estão mais perto de Cumuru. Entre as praias mais próximas ao centro de Prado, gostamos da Japara Grande. Falaram muito do Tororão, mas não achei lá essas coisas.


Praia do Tororão

Um passeio lindo em Prado é o mergulho nos corais de Guaratiba, onde vimos muitos peixes coloridos e tartarugas. Além disso, o barco navega por um rio cercado de vegetação de mangue.


Praia de Japara Grande 

No centro de Prado, uma das principais atrações é o Beco das Garrafas, onde se concentram restaurantes charmosos, com mesas nas calçadas e músicos tocando.

Confira também um post completo de Prado.

Caravelas e Alcobaça

A 30 km ao sul de Prado, fica a cidade de Alcobaça, vizinha de Caravelas (60 km de Prado), uma das cidades mais ao sul no litoral baiano. De Caravelas saem os passeios para mergulhar no famoso arquipélago de Abrolhos, em catamarãs. Os passeios saem às 7h30 da manhã e retornam às 17h30. Não conhecemos estas cidades, mas pelo que pesquisei, o visual das praias é parecido com as de Prado. É uma boa se hospedar por lá para quem quer fazer o passeio até Abrolhos.


Como chegar à Costa das Baleias na Bahia

Dependendo de onde você mora e de seu pique para roadtrips, você pode ir de carro. Confira como foi nosso roteiro, saindo do interior de SP.
De avião: o aeroporto mais próximo fica em Teixeira de Freitas. De lá, alugue um carro para poder explorar melhor as praias da região. Lembre-se que muitas estradas para conhecer praias mais afastadas são de terra. Não precisa de 4x4, mas evite pegar um carro muito baixo e se informe sobre as condições das estradas se chover bastante.

Pesquise aqui sua passagem aérea para conhecer a Costa das Baleias

Onde se hospedar na Costa das baleias

Depois de pesquisar bastante, dividi nossa hospedagem na Costa das Baleias entre Prado e Cumuruxatiba.
Em Prado nos hospedamos na Pousada Canto do Rio e gostamos bastante, especialmente da localização. Em Cumuruxatiba, ficamos na Pousada Luana.

Para facilitar, segue a lista de hotéis e pousadas em cada cidade:
Pousadas em Prado
Pousadas em Cumuruxatiba
Pousadas em Alcobaça
Pousadas em Caravelas

Programas imperdíveis na Costa das Baleias

  • Curtir a noite no Beco das Garrafas, em Prado
  • Nadar na Barra do Rio Cahy
  • Passeio à Ponta do Corumbau
  • Vila de Cumuruxatiba
  • Mergulho em Abrolhos
  • Mergulho em recifes de Corais – saindo de Prado ou Cumuruxatiba
  • Passeio pelo Rio Jucuruçu, em Prado, observando a vegetação de mangue
  • Para os mais aventureiros, saltar de paraglider de cima das falésias
  • Comprar artesanato indígena – bijouterias de sementes ou gamelas em madeira
E aí, se animou em conhecer a Costa das Baleias? Conta pra gente se tem alguma dúvida, ou se tem alguma dica sobre a região! Deixe um comentário!

Gostou do Post? Salve no Pinterest

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

2 comentários

  1. Aí que vontade de fazer esse passeio! O sul da Bahia está me chamando faz tempo e na época das baleias seria perfeito!!!! Adorei as dicas!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!