Rotina de Skincare para peles 40+ | Em casa e em viagens

31 de outubro de 2020
SKINCARE pele 40+

Encontrar uma rotina de skincare apropriada para cada tipo de pele ou idade não é uma tarefa muito fácil. Muitos produtos, muitas marcas, influenciadoras na faixa dos 30 anos e pouca informação para quem já passou dos 40, assim como eu! 

Com uma infinidade de produtos no mercado, a gente fica até meio perdida com tanta informação e tantos passos possíveis para ter a pele bem cuidada. Mas nessa quarentena infinita tive tempo de pesquisar, seguir alguns perfis bacanas e trocar ideias com dermatologistas. Enfim, consegui definir alguns produtos indicados à pele "madura" e por isso resolvi escrever este post, compartilhando o que já aprendi sobre cuidado com a pele. 



Mas é bom adiantar duas coisinhas:

  • É muito importante consultar um(a) dermatologista para indicar produtos apropriados ao seu tipo de pele.
  • É bacana ir à dermato com algumas noções básicas de rotina, para que você peça indicações de produtos específicos para cada passo do cuidado com a pele.
  • Minha pele, ao contrário da maioria das brasileiras, fica entre normal e seca.

Então, neste post, compartilho minhas dicas de como tem sido minha rotina de skincare em casa e também o que costumo fazer durante minhas viagens. Primeiro, conto sobre os passos do cuidado e depois, tem as dicas dos produtos (já tem até link em alguns caso você queira aproveitar e comprar). Se preferir, pesquise Produtos de Beleza

Rotina matinal de Skincare

1) Limpeza/Tonificação

Dependendo do creme usado na noite anterior, lavo o rosto com sabonete ou apenas com água. Vou explicar melhor: se usei algum ácido à noite, no dia seguinte, lavo com sabonete ou espuma de limpeza. Se usei apenas um hidratante, vai só água mesmo. Se tiver água termal ou tônico, agora também é hora de usar, logo após lavar e secar o rosto!

Para limpeza, estou usando uma espuma Facial que trouxe de viagem ano passado, da Natura Sibérica. Mas entre os produtos nacionais, gosto muito da espuma de limpeza da Nívea. Uso também um sabonete facial da L'Occitane au Bresil ou de alguma linha de dermocosméticos (lá no final tem as indicações).

2) Creme para a área dos Olhos

De manhã, estou usando o Tensage: ele tem uma cor leve um efeito iluminador. Talvez essas sejam as maiores virtudes do produto, porque não notei grandes resultados. Meu creme preferido para a área dos olhos é o Lifactiv da Vichy. Vira e mexe, volto pra ele!


3) Hidratação/Vitamina

 Agora é hora de hidratar o rosto ou usar algum creme antioxidante. Há um tempo, estou usando Vitamina C, mas muita gente prefere o ácido hialurônico. Nesta etapa, já usei também o Buffet da Ordinary e amei!

No momento, minha vitamina C é a Aoxitive da Avene. Muito boa, com 15% de vitamina C. Usei recentemente a vitamina C da Profuse e um tempo atrás, usei da Tracta, uma vitamina com preço ótimo e boa concentração (10%)

Dois produtos que não funcionaram pra mim foram da Ordinary (pinicava muito!!) e da La Roche Posay (me deu espinha e olha que isso é bem raro!)

Ah, não esqueça do pescoço, tá? Tem produtos ótimos para essa parte tão esquecida do skincare! Massagem sempre "de baixo pra cima".

4) Filtro Solar

Para simplificar a rotina, é bacana escolher um filtro solar que já tenha cor. Mas como tenho ficado muito em casa e usado pouca maquiagem, tenho preferido protetor sem cor mesmo. O que mais gostei nos últimos tempos foi o da Bioré.

E se você tem o hábito de usar maquiagem diariamente, agora chegou a hora! Lembrando que: 

  • Nada de base mate para pele 40+ porque evidencia qualquer sinal ou ruguinha.
  • Logo após o almoço é bom dar uma reforçada no protetor solar

Rotina Noturna

1) Limpeza/Tonificação

Hora de colocar a pele pra descansar, né? Então, chegou o momento de dar aquela faxina! Se estiver maquiada, é bom começar com demaquilante específico para área dos olhos. Prefiro os bifásicos, porque água micelar raramente tira a máscara à prova d'água.  

Depois, aquela limpeza no rosto e pescoço, seja com sabonete, demaquilante, espuma de limpeza ou água micelar. Mas, sinceramente, nunca acho que a água micelar tira tudo sozinha, por isso gosto do bom e velho sabonete ou espuma de limpeza e uso a água micelar para complementar a faxina! 

Lenços demaquilantes uso apenas em viagem, pela praticidade. Nunca acho que limpa direito.

Um produto que tem sido muito indicado, especialmente para quem usa bastante maquiagem, é o óleo de limpeza, como o da Bioré. Quero testar, mas como ainda não usei, não posso opinar...

Se você usa tônico, agora é a hora. Não acho indispensável, mas tem muita gente que gosta. Estou bem curiosa para testar as "essences" coreanas que, pelo que entendi são tônicos hidratantes. Mas não sei se faz tanta diferença. Prefiro investir mesmo nos cremes anti idade!


2) Creme para área dos olhos

Agora à noite, pode passar uma camadinha mais grossa na pálpebra inferior, assim você acorda com a região dos olhos bem hidratada. Ah, sempre massagens suaves nessa região, beleza?


3) Hidratação/Creme anti idade

Na minha opinião, se eu tivesse que reduzir toda rotina a um passo seria esse. Claro, sem contar a proteção solar, porque aí já é uma questão de saúde mesmo, né?

Dependendo do produto - por exemplo, se for usar um ácido glicólico, ou retinóico - é bom hidratar a pele antes (ácido hialurônico é uma ótima opção).

Tenho alternado entre o ácido retinóico e cremes firmadores (cada semana uso um). Como eu não tenho muito problema com mancha (melasma), prefiro os firmadores, como Neovadiol e Hyaluron Filler. Amo os produtos da Eucerin, sempre vejo resultado - a pele fica mais firme mesmo. Comecei a usar o Neovadiol e também estou gostando.

4) Cuidados extra

Eventualmente, quando sobra tempo, uso alguma máscara hidratante e também um creme esfoliante (mas no máximo uma vez por semana). Existem também algumas massagens (que você pode até fazer com bepantol, se a pele não for oleosa) que ajudam bastante na aparência da pele.

Ainda não testei, mas os rolinhos de jade e Guasha têm feito bastante sucesso e prometem melhorar a firmeza da pele.


Cuidado com a pele em viagem

E finalmente, como esse continua sendo um blog de viagem (rsrs), vou contar o que faço quando viajo e para sua decepção a resposta é: quase nada! ahhaha

Como costumo simplificar ao máximo a vida em viagens, levo poucos produtos (geralmente guardo as amostras que ganho na dermato) e acabo usando apenas filtro solar de manhã e um hidratante ou anti-idade à noite. Eu penso que se você caprichar no filtro solar, já é meio caminho andado!!

Jamais uso ácidos ou produtos que podem manchar a pele durante uma viagem e capricho bastante no filtro! Se for uma viagem à praia, levo um hidratante facial para passar religiosamente depois do banho. Ah, e também não é porque a gente viaja que tem que esculhambar, né? Se usar maquiagem, lembre-se de limpar a pele antes de dormir (daí os lencinhos servem bem).

Então, vamos aos produtos para usar em cada etapa?


Dicas de produtos para cada etapa de skincare

Agora finalmente, minha lista com dicas de produtos para cada etapa de skincare. Na lista tem os produtos que estou usando ou que já usei e gostei. É só clicar no nome (link) que será direcionado à página da Amazon, caso deseje ter mais informações ou comprar o produto.

Limpeza/Tonificação:

  • Espuma facial Nívea ou Cetaphil
  • Sabonete Líquido Cetaphil
  • Sabonete Facial Simple
  • Sabonete líquido L'Occitane
  • Loção de Limpeza Cerave
  • Água Micelar - Sensibio H2O Bioderma, Loreal, Garnier, Simple
  • Demaquilante Bifásico (uso principalmente na área dos olhos)
  • Óleo de limpeza/ Sérum demaquilante Bioré


Hidratação/ Antioxidante (manhã ou noite)

  • Vitamina C AOxitive - Avene
  • Vitamina C Tracta
  • Essencele Filler C - Profuse (Concentração de 5% de vitamina C, mas contém ácido hialurônico)
  • Mineral 89 - Ácido Hialurônico
  • Neutrogen Hidroboost - uma opção mais econômica de Ácido Hialurônico


Protetor Solar 

Já testei muitos protetores com cor e os que mais gostei até hoje foram da Episol e Heliocare, que têm vários tons bacanas. No momento, estou preferindo sem cor mesmo. Além dessas marcas, a Isdin tem protetores ótimos também.

  • Episol FPS 70 ou 30 - com cor
  • Heliocare Maxdefense FPS 50 - com cor
  • Bioré Watery Essence - sem cor
  • Bioré Uv Perfect Milk - sem cor
  • Nívea Solar Beauty Expert - pele seca - estou usando este, que é bem hidratante e tem bom preço, mas tem cheiro de praia. Tem a versão para pele oleosa e com cor também.


Creme Noturno

  • Essencelle Filler R - Profuse  Ácido retinóico - bom para manchas.
  • Retinol B3 - La Roche Posay - Ácido retinóico, lançado recentemente e bem avaliado
  • Hyaluron Filler Elasticy Noite - Eucerin - Creme para firmeza, super hidratante, ótimo para quem tem pele normal a seca.
  • Hyaluron Filler Noite Serum Efeito Peeling - Eucerin - Creme para firmeza, com efeito peeling bem suave, não causa irritação
  • Neovadiol Phytosculpt - Também para firmeza, ótima textura!


Cremes para área dos olhos

  • Vichy Liftactiv - meu favorito e com um dos melhores custo/benefícios de dermocosméticos
  • Mineral 89 olhos - a versão para os olhos de um cosmético super favoritado
  • Physiolift Olhos - Avéne - este também é excelente e super recomendado
  • Tensage - Olhos Iluminador - tem efeito iluminador, como uma maquiagem - ótimo para usar durante o dia
  • Neutrogena Hidroboost e Revitalift Loreal são duas opções com preço melhor


Creme para a área do pescoço

Vichy - Colo e Pescoço
Neostrata - Creme Anti sinais (esse é meio carinho, mas se o pescoço estiver incomodando muito, promete bons resultados)

Então essa é minha rotina de cuidados com a pele. Como o próprio nome diz, é uma rotina, e quando a gente cria esse hábito, fica bem fácil! Tire uns minutinhos do seu dia pra cuidar da pele! Não importa quais produtos irá usar, só o fato de dedicar um tempinho pra você, faz toda diferença.
Existem cosméticos em toda faixa de preço, portanto escolha Produtos de Beleza que caibam no seu orçamento e manda ver! Qualquer dúvida, pode deixar um comentário ou interagir lá no insta do Trilhas e Cantos! Mas lembre-se sempre de consultar um/a dermatologista para avaliar as necessidades da sua pele!

Gostou do Post? Salve no Pinterest


Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Um comentário

  1. Oi Lili, muito bom seu texto sobre skin care, adorei as indicações, vou guardar o link para as próximas compras. Obrigada...bjo

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!