Moscou: onde comer e o que provar

13 de agosto de 2020

Moscou é surpreendente em todos os sentidos e não poderia ser diferente com a gastronomia. Com restaurantes bem diversificados e food markets moderninhos, não vai faltar comida boa em Moscou. Neste post, selecionei alguns lugares e sabores para agradar seu paladar. Então, vamos conferir onde comer e o que provar em Moscou?

Onde comer em Moscou

Café Pushkin

Se quiser sentir-se como um(a) aristocrata antes da revolução bolchevique, aqui é seu lugar em Moscou. Mas não se iluda: o prédio é antigo, porém o café foi fundado apenas em 1999. Na mansão barroca, o piso térreo já abrigou uma farmácia e, hoje, vários objetos dessa época decoram o bar.


Todo o ambiente e os funcionários recriam a atmosfera de fins do século XIX e até os banheiros têm muita personalidade.


Nós fomos tomar um café da tarde e eu provei uma panqueca deliciosa! Mas prepare os rublos: um café custa 165 rublos (aproximadamente R$ 12,00) e uma panqueca custa 950 (cerca de 70 reais!!!). Uma facada, mas vale a pena conhecer!
Endereço: Tverskoy Boulevard, 26A

Pinzeria

Escolhemos essa pizzaria meio ao acaso, procurando no google por locais próximos ao nosso apartamento. Foi uma boa escolha! A pizza é bem gostosa e o ambiente super charmoso e agradável. Dava para perceber que é bastante frequentada por locais. Os preços variam de 300 a 950 rublos. E para quem viaja sozinho/a tem "pinzino" que é como nossa pizza brotinho. Fica bem próxima à estação de Metrô Kropotkinskaya
Endereço: Bolshoy Znamenskiy Ln, 2

Mymy

Esta é uma rede de fast food na modalidade self service (e se pronuncia Mu-Mu). Tem várias unidades por toda a Rússia e é fácil reconhecer: geralmente tem uma escultura de vaquinha em frente. Tem uma unidade na Rua Arbat, uma das mais turísticas de Moscou.
My My - Rua Arbat 45/24

Cantina 57 no Gum

Esta cantina tem ares da época soviética e fica em um dos shoppings mais lindos de Moscou: o Gum, em plena Praça Vermelha. Funciona como um bandejão e as porções já vêm preparadas em porções
Os sucos são servidos em copos de vidro e não há refrigerantes. Toda a decoração com gravuras e objetos temáticos remete ao período comunista, além das toalhas de plástico, os talheres de alumínio e um recadinho na mesa que convida os "camaradas" a limparem a mesa após a refeição. 


Vale a experiência, fora que tem um dos melhores preços na Praça Vermelha e a comida é saborosa. Prove a Julienne de cogumelos: é divina!
Endereço: Shopping Gum, Praça Vermelha

Café Khinkalnaya - Cozinha da Georgia

Uma das melhores culinárias que você vai provar na Rússia é a georgiana. Os pratos são simplesmente deliciosos. Um dos nossos favoritos foi o khachapuri: um pão com queijos e ovo, que eu já reproduzi em casa! Em Moscou fomos ao Khinkalnaya, que ficava bem ao lado do nosso apartamento. O dono nos contou várias curiosidades sobre seu país, que já entrou na nossa wishlist!
Endereço: Boulevard Gogolevsky, 23

Tchemodan - Cozinha siberiana

Este restaurante é especializado em comida da Sibéria e o ambiente é decorado com muito bom gosto. Eu tinha colocado na lista de restaurantes para conhecer, mas acabamos não provando. A coincidência é que era quase vizinho ao nosso apê e quando cheguei lá, pedi para usar o wi-fi deles, para falar com nossa host. Não é dos mais baratos, mas têm a fama de ter a melhor cozinha siberiana fora da Sibéria 
Endereço: Boulevard Gogolevsky, 25

Teremok - Rede de Fastfood

Esta rede de fast food é especializada em Blinis, muito parecidas com panquecas. Os recheios são bem variados, incluindo opções vegetarianas. Os preços são bem convidativos. Ótima opção para almoçar! Há várias unidades em Moscou e também em São Petersburgo. (O letreiro, em cirílico, é mais ou menos assim: Теремок)



Mercado Central de Moscou - Ou Rozhdestvensky Central Market

Este mercado super descolado tem uma Praça de alimentação bem bacana, com vários restaurantes e lanchonetes, além de lojas de alimentos e boxes com frutas, verduras e legumes. Este mercado existe desde 1840 e foi o principal mercado da Rússia nos anos 60, mas acabou fechando as portas em 1994. Foi revitalizado e reinaugurado em 2014 e desde então é o queridinho dos locais.
Metrô Trubnaya
Boulevard Rozhdestvensky

Esta é uma seleção de lugares que achamos bacanas, mas se você prefere redes de fast food, saiba que vai encontrar muitas por lá, como Mc Donalds, Pizza Hut e Starbucks, nas principais cidades.

O que provar da culinária russa em Moscou?

Embora sua culinária não seja a mais consagrada do mundo, pode crer que a Rússia tem delícias que vão te surpreender. Talvez porque foram incorporados muitos pratos e tradições das antigas repúblicas como Uzbequistão, Geórgia, Ucrânia... Então, seguem algumas dicas de pratos para você provar em Moscou:

Estrogonofe: 

Sim, este é um prato da culinária russa, mas tornou-se muito popular mundo afora. As formas de apresentação na Rússia são um pouquinho diferentes: muitos restaurantes servem com uma "cama" de purê de batata por baixo e, ao invés de cortar a carne em cubinhos, ela é cortada em tirinhas.

Borsch 

Este é um prato originário da Ucrânia e um dos mais diferentões da Rússia, afinal é uma sopa de beterrabas. Confesso que não me interessei, mas vai que...

Blini

É como uma panqueca salgada e os recheios são bem variados. Provamos no Teremok e gostamos bastante.

Pelmeni 

Parecido com nosso capeletti, o pelmeni é muito popular na Rússia e nos países bálticos. Pode ser servido junto com Smetana, um creme de leite azedo, mas saboroso (provei assim em Tallinn, Estônia) ou com seu molho favorito. É facinho encontrar pelmeni fresco em supermercados, e preparar, caso você se hospede em um espaço com cozinha.

Julienne de cogumelos

Os cogumelos são bem populares (e saborosos!) na cozinha russa e este prato é como um creme ou sopa, geralmente gratinado e servido em panelinhas. Provei na Cantina 57 do Gum.



Khachapuri 

Mais uma iguaria imperdível da República da Geórgia (já contei lá acima, na descrição do restaurante georgiano - tem até link pra receita)

Chebureki

Originário do Tadjiquistão, o Cheburek é nada mais que um pastel frito. Quem frequenta as feiras livres no Brasil, pode matar a saudade desses sabores quando estiver em Moscou. 


Então é isso! Espero que tenha gostado dessa seleção de restaurantes e pratos típicos e tomara que você coloque Moscou em sua listinha de viagens futuras!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!