Senj, Croácia: um segredo às margens do Adriático.

11 de janeiro de 2019
Senj Croacia

Senj é uma cidadezinha da Croácia, às margens do Mar Adriático. Fora dos roteiros de turismo de massa, é bem menos conhecida que outras cidades como Zadar ou Dubrovnik, na Costa da Dalmácia. Senj recebe mais turistas europeus e pouco se fala inglês por lá. Fomos parar na cidade meio ao acaso, pois deixamos um dia em aberto, indo de Rovinj para os Lagos de Plitvice. Já que gostamos tanto da nossa "descoberta" resolvi compartilhar com vocês! Vamos passear por Senj?

O que fazer em Senj, Croácia

Fortaleza Nehaj

Senj Croacia

A Fortaleza construída no século XVI é um bom começo para explorar Senj. Lá você conhecerá um pouco da história da cidade (que tem mais de 3000 anos...) e da Croácia. Na fortaleza fica um museu com uma coleção de armas desde espadas, até armas mais modernas usadas na Guerra da Pátria (nos anos 90).

Senj Croacia

Os habitantes de Senj se orgulham muito da defesa que existia na cidade. No museu, uma frase menciona:
"Dentro das muralhas de Senj nunca um cavalo balançou a cauda, ou o leão veneziano se sentou, nem os sabres austríacos se chocaram".
Pelo que entendi, esta é uma referência às invasões e conflitos que Senj presenciou: primeiro dos Otomanos, mais tarde dos Venezianos e, por último dos Austríacos. A visita é bem interessante, mas o que a torna ainda mais especial é a vista da cidade, emoldurada pelas "janelas" da fortaleza!

Senj Croacia

O Centro Histórico

Mesmo sem atrações marcantes, o centro histórico fica praticamente à beira-mar, e é um passeio super agradável, especialmente ao finalzinho da tarde.
Senj Croacia


O Museu Gradski (Museu da Cidade de Senj) fica bem próximo à igreja católica e também aos restaurantes. Por isso, uma boa pedida é emendar o passeio com um jantar!

Senj Croacia
Senj Croacia

Praias em Senj

Senj Croacia

Nos recomendaram as praias à direita do Pier central. Portanto, vindos do centro, pegamos novamente a direção da fortaleza. Paramos o carro perto de uma igrejinha e descemos por uma trilha. Nessa região, assim como em Rovinj ou Pula, as praias são de pedra, então eles constroem um tipo de píer para facilitar o acesso.

Senj Croacia

Nós que estamos acostumados com praias quase intocadas no Brasil, achamos urbano demais, mas tudo é compensado pela transparência das águas! Que coisa linda, viu?

Senj Croacia


Estendemos a canga e ficamos ali um tempinho, entre o sol e a água gelada! Sim, a água é bem fria, a despeito do calor que faz... O lugar era super familiar, com várias crianças brincando. Havia um trampolim que o pessoal pulava, mas não encarei, não...

Senj Croacia

Depois de nos refrescarmos um pouco, fomos a um bar de praia, tomar um drink ao final da tarde. Mas ainda faltava muito para o sol se por...

Onde Comer em Senj

Como ficamos apenas um dia, conhecemos 2 restaurantes: almoçamos no Uskok, à beira-mar. Havia diversas opções de peixes e frutos do mar e minha escolha foi polvo a provençal. Ao perguntar sobre a origem do polvo, o garçon nos informou que tudo que era pescado na região e servido fresco. Realmente estava bem gostoso! Para as crianças, há boas opções de massas.

Senj Croacia

À noite, resolvemos optar por carnes. Escolhemos o restaurante Grill As na Ulica Dure Danicica, e provamos o Cevap prato típico da culinária da Bósnia, que se parece muito com as kaftas libanesas. Muito bom!! Mas se quiser outras opções, bem ao ladinho, na Rua Potok há vários restaurantes. Nós sempre damos uma passeada e olhamos os cardápios antes de escolher o restaurante.

Onde se hospedar em Senj

Como não tínhamos feito reserva, foi difícil achar hospedagem pois a maioria das opções no Booking era de apartamentos e não havia recepção (olha que são mais de 600 opções em Senj). Em geral, o aluguel de apartamento funciona assim: você faz a reserva e combina um horário para a entrega de chaves!
Depois de passar em vários lugares, e não encontrarmos ninguém para nos atender, encontramos um apê com uma plaquinha escrita “Info”. A host disse que não tinha vaga, mas nos levou até um lugar que tinha disponibilidade. Ela entrou no carro para nos guiar e nos metemos em uma estradinha que eu jurava que não acharia o caminho de volta. Mas depois de chegar ao apê, vimos que tinha uma estradinha quase em linha reta para o centro. E como ficava em um lugar alto, a vista era incrível. Deu gosto ver o Sol se por no Mar Adriático, de nossa varanda.

Senj Croacia


O difícil foi a comunicação com a dona do apartamento: ela não falava inglês, nem italiano (estávamos vindo de Rovinj, onde se fala muito italiano...). Foi um parto combinarmos o preço da diária (50 euros) em Kunas croatas e tive que apelar ao tradutor do Google para pedir açúcar para adoçar o café! Ela e o marido riram de gosto quando, sem querer, acionei o áudio e aquela voz de google pediu, em croata, um pouco de açúcar. Mas a barreira da língua não impediu que ela fosse super gentil e até oferecesse uma cerveja para meu marido (que ele aceitou, claro! Rs).
O apartamento era bem anos 80 e lembrava muito “casa de vó”... Era muito limpo e equipado. Passaria vários dias ali, sem sofrer... rs! Aliás, me hospedar nesse lugar foi uma das experiências mais autênticas da viagem!

Senj Croacia

O único problema é que eu não faço ideia do nome da mulher, nem do endereço do apê! Já fucei no google maps e não cheguei a uma conclusão. Só lembro que a host que nos levou até lá se chamava Gordana.

Senj Croacia

Então, foi essa nossa experiência em Senj. Passamos pouco tempo lá, mas foi muito bacana! E você, já tinha ouvido falar de Senj? Já passou por lá? Ou ficou com vontade de conhecer? Deixe um comentário!!!

Confira outros posts dessa viagem:

Veja também os posts sobre a Eslovênia e sobre a Hungria

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Um comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!