Alpes Julianos, na Eslovênia: roteiro de 1 ou 2 dias pelo Parque Triglav

25 de novembro de 2018

Alpes Julianos Parque Nacional Triglav

A região dos Alpes Julianos era um dos lugares mais esperados da viagem pela Eslovênia, juntamente com o Lago de Bled que também faz parte do Parque Nacional do Triglav. Sim! A Eslovênia tem uma região muito parecida a países como Suíça ou Áustria, cheia de lagos em tons de verde e azul, rodeados de montanhas e chalés. A diferença - e a vantagem - é que a região ainda é pouco conhecida, estando longe de ser explorada por excursões ou turismo de massa.

Conhecemos Bled e Kranjska Gora em um dia e, no dia seguinte, percorremos a estrada do Vrsic Pass, em direção ao Vale do Rio Soca. Passamos por cidadezinhas como Trenta e Bovec e paramos diversas vezes para observar a paisagem de tirar o fôlego, em meio a montanhas rochosas e muito verde. Neste post vou contar detalhes do nosso roteiro pelos Alpes Julianos. Vamos passear com a gente?

O que conhecer nos Alpes Julianos - Parque Nacional de Triglav

Kranjska Gora

Kranjska Gora é uma cidadezinha alpina, com um pequeno centro comercial, restaurantes, várias pousadas e hotéis nos seus arredores. É praticamente a "capital" dos alpes julianos... rs

Alpes Julianos Parque Nacional Triglav

No inverno, a cidade é um importante centro de esportes de inverno, com estações de esqui. Durante o verão, as inúmeras trilhas em seu entorno atraem montanhistas em busca de atividades ao ar livre.

Lago de Jasna

De cor esverdeada, alimentado com água de degelo, este lago é rodeado de muito verde! No local tem um mirante com uma bela vista do lago. Muitas pessoas vão relaxar, tomar sol no verão e até pescar!
Alpes Julianos Parque Nacional Triglav

Outro ponto que merece uma foto é a escultura do Zlatarog, figura mitológica da Eslovenia - uma camurça com chifres dourados, é considerado o guardião das florestas do Triglav. Em volta do lago, há trilhas para caminhada e um caminho de pedras e água (como tem em spas, mas esse é de graça! Ah... a água é gelada rsrs)

Zelenci Park

Este parque regional protege nascentes de cores incríveis que formam uma pequena represa, rodeada de muito verde. A água é tão transparente que dá pra ver as nascentes borbulhando e várias trutas nadando.
Alpes Julianos Parque Nacional Triglav

Para chegar até lá, há uma trilha bem curtinha, com uma agradável caminhada em um bosque. É difícil descrever o lugar... melhor você confiar nas fotos. E juro que não têm filtro!

Vila de Ratece

Encravada na montanha, esta vila onde nos hospedamos tem uma estrutura turística, com apartamentos de aluguel, guest houses e alguns restaurantes.

Alpes Julianos Parque Nacional Triglav

A maioria dos turistas vêm da Itália e da Áustria. Aliás, dá para ir caminhando até à fronteira italiana, que fica apenas a 1,5 km de distância. De Ratece, você vai ter uma belíssima vista das montanhas do parque Triglav!

Estrada 206 - Vrsic Pass

Esta estrada tem nada menos que 50 curvas "cotovelo", daquelas bem fechadas! E dá vontade de parar toda hora, pois as paisagens são realmente muito lindas.

Alpes Julianos Parque Nacional Triglav

Parte da estrada foi construída por prisioneiros de guerra russos, na primeira guerra mundial.

Cuidado, pois se você traçar o caminho de Kranjska Gora até Bovec (que seria quase o final do nosso trajeto), o google vai te mandar por outra estrada, mais rápida. Por isso, programe o GPS até Trenta, para não perder esta estradinha tão pitoresca.

Capela Russa

Esta capela foi construída em homenagem a soldados russos, que morreram em uma avalanche. Fomos preparados para conhecer apenas o exterior da capela, pois ela geralmente fica fechada.

Alpes Julianos Parque Nacional Triglav

Mas demos muita sorte, pois quando estávamos indo embora, chegou um casal com as chaves e pudemos conhecer seu interior. Eles até chamaram o Léo para tocar o sino! Depois de ouvirmos algumas histórias sobre a capela, fomos em direção ao Vrsic Pass, um dos pontos mais altos do caminho. Mas antes, uma paradinha na janela de Prisank.

A Janela de Prisank e a queda d´agua

Próximo à janela de Prisank, onde havia uma fina queda d'água, paramos o carro em um estacionamento ao lado da estrada e pegamos uma pequena trilha para termos uma bela vista da montanha e cachoeira.
Alpes Julianos Parque Nacional Triglav

Por todo lado, as placas nos lembram de observar a flora alpina. Há até um jardim botânico com espécies da região, próximo ao passo de Vrsic.

Vrsic Pass

É o ponto mais alto dessa estrada, a 1611 metros de altitude. Quando fomos, no verão, não havia mais sinal de neve, mas costuma haver nos picos até meados da primavera. Próximo ao passo, há várias trilhas para caminhada e montanhismo.

Alpes Julianos Parque Nacional Triglav

Outra atividade bem comum é o ciclismo: cruzamos com vários grupos de bikes ao longo da estrada!

Trenta

Trenta é mais uma cidadezinha fofa nos alpes julianos, onde fica uma sede do Parque Nacional do Triglav. No local, há um centro de visitantes, com banheiros, material informativo e exposições.

Alpes Julianos Eslovenia

Em Trenta também há vários restaurantes, mas tínhamos decidido que faríamos um piquenique neste dia.

Por isso, paramos em um mercadinho comprar lanches para nosso almoço e saímos à procura de um lugar bacana para o piquenique. Encontramos um cantinho incrível, bem às margens do Rio Soca!

Mais à frente, paramos conhecer as grandes gargantas do Rio Soca, e seguimos nossa viagem por este vale - outra região linda, com cidadezinhas como Most na Soci e Kanal ob Soci. Mas esta história fica para o próximo post!

Alpes Julianos Eslovenia

Alguns pontos que faltaram em nosso roteiro, e que eu penso que valem a visita, pelas fotos que vi em outros blogs, são o Lago Bohinj e cachoeiras como a Virje Waterfall.

Pontos imperdíveis em uma viagem pelos Alpes Julianos - Parque Triglav:

• Capelinha Russa
  • Vrsic Pass
  • Trenta

Quanto tempo para explorar o Parque Nacional de Triglav?

Reservamos um dia no roteiro para fazer uma day trip pela região do Triglav, nos Alpes Julianos, passando também pelo Vale do Rio Soca. Mas já tínhamos conhecido alguns lugares no dia anterior como Zelenci Park, Lago Jasna e a pequena Kranjska Gora. Tudo isso contando que fomos no verão, e a luz do sol dura até depois das 20 h... Por isso, é recomendável ter pelo menos um dia e meio na região.

Onde se hospedar nos Alpes Julianos:

Nos hospedamos no Apartment Leposa na vila de Ratece, que fica a 6 km de Kranjska Gora e tem melhores preços de hospedagem. Em Ratece há apartamentos de aluguel, mercadinho e restaurantes, como o Gostisce pri Zervaju, onde fizemos uma refeição maravilhosa! Se preferir, fique em Kranjska Gora que tem um centro comercial mais completo.

Como chegar aos Alpes Julianos

Alpes Julianos Eslovenia

Sem dúvida, a melhor maneira é alugando um carro! Estávamos vindos de Ljubljana, passando pelo Lago de Bled e depois do Parque Triglav, iríamos para Postojna. Fizemos estes trajetos com as malas nos carros e pouco nos preocupamos, pois a Eslovênia é um país muito seguro. As estradas são ótimas e para rodar na Eslovênia, você precisa comprar um selo que custa cerca de 17 euros, que equivale às taxas de pedágios.

Gostou do Post? Salve no Pinterest!
alpes julianos eslovenia

Planeje sua viagem para os Alpes Julianos!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!