Bled, Eslovênia: conhecendo o lago, a ilha e o castelo

30 de setembro de 2018
Lago de Bled Eslovênia

Foi a imagem da ilha de Bled, rodeada pelo azul turquesa de seu lago, com o campanário da igreja em destaque, que me levou para a Eslovênia. Assim, Bled era uma prioridade no roteiro e planejamos passar um dia na cidade para conhecer as principais atrações.
Quando idealizamos muito um lugar, há um risco enorme de nos decepcionarmos. Mas foi exatamente o oposto, pois Bled é um daqueles lugares que nem sempre as fotos fazem justiça à beleza do lugar.
Mas afinal, o que há de especial em Bled, para torná-la um dos principais cartões postais da Eslovênia? Vamos conferir? Neste post, trago informações sobre as atrações em Bled e outras dicas para planejar seu passeio.


Lago de Bled Eslovênia

O Lago de Bled

Lago de Bled Eslovênia

O lago de Bled fica em uma região conhecida como Alpes Julianos. Como um típico lago alpino, sua água é de degelo e a cor varia de turquesa a verde esmeralda, dependendo do clima e do lugar onde se observa.

Bled Eslovênia


Um dado importante sobre o Lago de Bled é que são proibidos barcos com motores à gasolina, para que suas águas continuem límpidas e transparentes. Os barcos que transitam são a remo, ou com motores elétricos.

Bled Eslovênia

O passeio mais tradicional é feito em barcos lindos de madeira, que levam turistas até a ilha, apenas com a força de um barqueiro. Gente, haja "muqui"!!!

Bled Eslovênia

Eles só tiram o barco do cais quando atinge uma lotação. Por ser alta temporada, achei que pegaríamos fila, mas não!! Aguardamos apenas alguns minutos e seguimos para a famosa ilha!
Bled Eslovênia


A ilha de Bled

Bled Eslovênia

Considerada uma das mais belas do mundo, a ilha de Bled é bem pequena, mas tem histórias que vêm da antiguidade: onde hoje está a igreja católica, já foi um templo pagão em homenagem à deusa do amor, construído pelos eslavos.

Bled Eslovênia

Lá a tradição é fazer um pedido e tocar o sino 3 vezes. Para isso, é preciso pagar 6 euros para visitar a igreja e um pequeno museu com objetos recuperados de escavações na ilha. Já para subir no campanário, é grátis e interessante para ver como funciona o relógio.

Bled Eslovênia


Ao chegar de barco, subimos uma escada para chegar ao topo e ter uma bela vista do lago. Como estávamos lá no verão, o lago estava super animado, com muitas pessoas praticando esportes e curtindo um banho de sol. E também havia um casal de noivos fazendo ensaio fotográfico. Aliás, é possível se casar lá também!

Bled Eslovênia

Na ilha há um café e restaurante, mas o tempo de permanência é pequeno - os barqueiros que levam os visitantes já combinam um horário para o retorno. Se não me engano, ficamos 40 minutos lá, mas deu pra conhecer tudo!

O Castelo de Bled

Bled Eslovenia


Provavelmente o castelo mais antigo da Eslovênia, fica no alto de uma colina e tem a vista mais bonita do lago e do castelo. Por falar em vista, um café com mesinhas no terraço proporciona uma das melhores experiências: comer um Bled Cream Cake se deliciando com o visual!

Bled Eslovenia
Bled Eslovenia

No castelo há vários ambientes para visitar, como o Museu, as adegas, a Ferraria (onde o ferreiro "forja" moedas - as crianças adoram!!), a capela, o hall do imperador...

Bled Eslovenia


Enfim, achamos que a visita vale muito a pena, mas se achar caro pagar os 11 euros, suba a trilha e procure um lugar próximo ao castelo para ter uma boa vista do lago. Aliás, vale lembrar que para chegar ao castelo é preciso caminhar até o topo da colina.

Bled Eslovenia

Quanto custa um passeio em Bled?

- Estacionamento: pagamos 10 euros, pelo dia todo para estacionar próximo ao cassino.
- O passeio de barco até a ilha, na alta temporada, custa 14 euros por adulto e 7 euros por criança.
- Para entrar na igreja da ilha, custa 6 euros por adulto (só eu quis entrar na igreja e no final, achei totalmente desnecessário. Entrei apenas para badalar o sino, que dizem trazer sorte...)
- Para entrar no castelo de Bled, custa 11 euros por adulto e 6 euros por criança. A cada 2 adultos pagantes, uma criança entra grátis.

Bled Eslovenia

Então, apenas entre estacionamento e atrações, gastamos 73 euros. Para comer, escolhemos lanches e o famoso Bled Cream Cake, na lanchonete do castelo. Mas não achei os preços abusivos.

Como ir de Ljubljana para Bled

De Ljubljana a Bled, são 54 quilômetros e leva cerca de 40 minutos de carro. É um passeio redondinho para fazer um bate-volta. Para quem preferir, há excursões nas agências da cidade, mas também existem ônibus que fazem o trajeto, o que é pouco mais demorado (cerca de 1 hora e 15 minutos).

Bled Eslovenia

Nós viajamos de carro de Ljubljana, e passamos em Bled a caminho de Kranjska Gora. Reservamos o dia todo para o passeio, saímos cedo e deixamos nossas malas no carro. Por isso, preferimos pagar um estacionamento com segurança. Mas para falar a verdade, não encontrei muita opção de estacionamento público próximo ao lago.

Quando ir para Bled?

O verão é uma época deliciosa! A cidade fica agitada com festivais, e esportes no lago! No inverno neva e tem atrações e atividades e esportes na neve também. Mas para ver as paisagens mais deslumbrantes, sugiro ir durante o verão ou a primavera. Vale lembrar que a primavera é ainda melhor, por ser a estação menos chuvosa.

Bled Eslovenia

Eu me preparei para pegar chuva, por conta da previsão do tempo e cheguei a levar casaco impermeável, mas demos sorte e caiu um pequeno chuvisco quando estávamos voltando da ilha, o que não atrapalhou em nada. Para quem vai fazer bate-volta de Ljubljana, uma ideia é deixar o roteiro menos "fechado" e ficar de olho na previsão do tempo.

Onde se hospedar

A maioria das pessoas prefere fazer bate-volta de Ljubljana, mas se preferir ficar em Bled, escolha hotéis próximos ao lago. Já aviso que na temporada os preços são meio puxados, mas deve valer muito a pena! Além desse roteiro básico, Bled também tem muitas opções de trilhas, esportes e outros passeios.
- Veja aqui as opções em Bled, pelo Booking
- Veja também as opções em Ljubljana

Bled Eslovenia

O que não fazer em Bled

Achei importante relatar o caso de uma amiga que esteve em Bled poucos dias antes de nós. Ela foi a um parque chamado Straza Bled, que tem várias atividades de aventura. Uma delas é descer a colina de bóia. O brinquedo não se mostrou muito seguro e ela sofreu um acidente: foi arremessada da bóia e se machucou bastante. Felizmente não aconteceu nada com sua filha. Há outros locais com o mesmo estilo de atividade, por isso é bom ficar alerta.

Gostou do post? Salve no Pinterest!


Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking

Bled Eslovenia

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

7 comentários

  1. Que paisagens deslumbrantes!!! Esse lugar já estava na minha lista de desejos, e com esse post subiu mais no ranking! :)

    ResponderExcluir
  2. Que paisagens deslumbrantes!!! Esse lugar já estava na minha lista de desejos, e com esse post subiu mais no ranking! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho receio de gerar uma mega expectativa e acabar me frustando, fico feliz disso não ter acontecido! Esse lugar é muito lindo e que azul maravilhoso desse lago. Vocês fizeram pedido na Igreja e tocaram o sino? (sou curiosa kk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, toquei o sino e fiz o pedido, mas acredita que eu me esqueci o que pedi? hahahahhahah

      Excluir
  4. Namoro essa paisagem há tempos ! Vou imitar vocês e copiar seu roteiro pois adorei a viagem que fizeram e com todas as dicas nos posts não posso perder. beijocas

    ResponderExcluir
  5. Amei a Eslovenia, a Capital o Lago Bled... Na Igrejinha, até badalei o sino rsrsr!!!!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!