7 Cidades da Serra da Mantiqueira para curtir o inverno

3 de junho de 2018
Campos do Jordão

As montanhas da Serra da Mantiqueira se estendem pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Rica em destinos turísticos, a serra tem cidadezinhas charmosas com boa estrutura para curtir um frio no inverno, época do ano em que os dias costumam ser ensolarados, já que é a estação mais seca do ano na região! Mas saiba que estas cidades podem ser uma ótima opção em qualquer época do ano.
Neste post vou contar um pouquinho sobre as principais atrações nossas cidades favoritas na Mantiqueira. Vamos passear com a gente pelas montanhas?

1) Campos do Jordão, SP

A cidade mais badalada da Mantiqueira, Campos do Jordão fica bem perto da divisa entre Minas e São Paulo. Campos tem inúmeras atrações para quem curte natureza, como o Horto Florestal ou os Jardins Amantikir, além de uma vida noturna bacana e ótima gastronomia.
Campos do Jordão


Campos do Jordão

Dá pra passar vários dias em Campos e os melhores programas incluem:

  • Passear pelo centro, que é um dos mais bonitos entre as cidades da Mantiqueira, com construções em estilo europeu, lojas, cafeterias, chocolaterias.
  • Sentar em alguma mesa nas calçadas e tomar uma cerveja local, ou chocolate quente
  • Passar o dia fazendo piquenique no Horto Floresta
  • Visitar o Palácio Boa Vista
  • Visitar alguma chocolateria e a cervejaria Baden Baden


Para saber mais, leia: Campos do Jordão: as melhores atrações com crianças e encontre um hotel ou pousada em Campos do Jordão (clique!)

Campos do Jordão

Clima no inverno em Campos do Jordão

Os meses mais frios são de junho e julho, com temperaturas variando de 3 a 18 graus. Mas não é raro o termômetro zerar ou até acontecerem temperaturas negativas.
Campos do Jordão

2) Santo Antonio do Pinhal, SP

Conhecemos a pequena Santo Antonio do Pinhal quando fizemos o passeio de trem que sai de Campos do Jordão. Depois de alguns anos, voltamos e nos hospedamos na cidade. Adoramos a experiência, pois há pousadas lindas e bons restaurantes. Há um pequeno centro turístico com lojas e galeria, e opções de turismo rural. Há uma estrada antiga para Campos do Jordão, cheia de curvas, mas com uma paisagem bonita! Vale o passeio!
Nos hospedamos na Pousada Villa 3 Lagos e foi uma ótima experiência! Mas tem muitas outras opções, que você pode conferir aqui!
Santo Antonio do Pinhal
Foto: Gabriela Sakamoto

Clima no inverno em Santo Antonio do Pinhal

As temperaturas médias nos meses de junho e julho variam de 10 a 20 graus.

3) São Bento do Sapucaí, SP

Cidade que divide a Pedra do Baú com Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí tem opções de ecoturismo, como trilhas e cachoeiras. Há também turismo de aventura, como escalar a pedra mais famosa da região. Mas se sua pegada não for adrenalina, faça um passeio de carro e veja a Pedra do Baú de outro ângulo. Na base, há um restaurante self-service com a melhor vista! Quem gosta de cerveja artesanal, também pode visitar a Bauzeira. Uma sugestão de passeio gastronômico fica por conta da Cantina do Tatini, em Sapucaí Mirim, a apenas 10 km de São Bento.
Como a lista de atrações não é grande, um final de semana é o ideal para ficar na cidade, e há boas opções de pousadas (confira aqui)!
São Bento do Sapucaí

Clima no inverno em São Bento do Sapucaí

Em junho e julho, as temperaturas ficam em torno dos 10 a 20 graus.

4) Monte Verde, MG

Distrito de Camanducaia, Monte Verde ainda tem aquela calma de cidade pequena, mas ao mesmo tempo, um centrinho turístico movimentado, com muitas lojas e restaurantes. Além da avenida principal, poucas ruas são pavimentadas e o lugar convida ao descanso, às caminhadas e a uma sequência de fondue ou delícias da culinária mineira!

Monte Verde, MG

Destino ideal para um final de semana prolongado, Monte Verde tem atrações como trilhas nas montanhas (há várias trilhas de diferentes dificuldades), passeios pelas lojas do centro, passeios de 4x4 e opções de turismo rural, como o almoço na Fazenda Esperança.

Monte Verde, MG

Leia também: Monte Verde: o que fazer em um final de semana e reserve sua pousada em Monte Verde, aqui!


Clima no Inverno em Monte Verde

As temperaturas médias para o mês de julho variam de 5 a 18 graus, aproximadamente, e este é o mês mais frio do ano.

5) Gonçalves, MG

Ainda menos explorada que a vizinha Monte Verde, Gonçalves é um destino para quem busca tranquilidade. Cheia de boas opções de pousadas, a cidade é conhecida pelo turismo gastronômico e rural. Aos sábados, a feirinha de orgânicos da mantiqueira atrai visitantes e locais. Para completar o pacote, há diversas trilhas, para comer sem culpa a comida servida no fogão à lenha.
O melhor a fazer em Gonçalves, é se aventurar pelas estradas de terra e almoçar em fazendas, fazer trilhas como a da Pedra do Forno, ou até rapel em cachoeiras. Se o tempo estiver bom, passear de bike pelas estradas de terra deve ser uma delícia!
Gonçalves, MG

Para saber mais, leia: O que fazer em Gonçalves, MG
Já nos hospedamos na Pousada Espelho D'água e na Trem das Cores, mas ainda tem muitas outras opções ótimas

Gonçalves, MG

Clima no Inverno em Gonçalves

Os termômetros marcam, em média de 10 a 20 graus nos meses de junho e julho. Mas podem fazer temperaturas mais baixas, o que não é raro!

6) Poços de Caldas, MG

A cidade de Poços de Caldas atrai muitos visitantes por causa de suas águas termais. O balneário - Thermas Antonio Carlos - é um prédio histórico que foi restaurado há poucos anos e vale uma visita. Bem próximo, fica o Grande Hotel, também um prédio de valor histórico. Vamos com frequência para Poços e nosso programa favorito é passear pelo centro, tomar um café, andar pelo parque José Afonso Junqueira, que fica atrás do Grande Hotel, ou até fuçar nas lojas! Há outras atrações fora do centro, como o Cristo Redentor, que oferece uma bela vista da cidade, o teleférico ou o Recanto Japonês.

Poços de Caldas

Vou deixar aqui as dicas de nossos restaurantes favoritos em Poços: Katarino, Cantina do Araújo e a Pizza na Roça. O café é sempre no Sá Rosa.

Poços de Caldas

Pesquise aqui seu hotel em Poços de Caldas

Clima no Inverno em Poços de Caldas

As temperaturas médias em julho e julho variam de 8 a 22 graus.

7) Visconde de Mauá, RJ

Visconde de Mauá não é bem uma cidade, mas um conjunto de vilas - Mauá, Maringá e Maromba - que pertencem ao município de Resende, RJ, mas parte da vila de Maringá fica em Minas Gerais! A coisa mais pitoresca em Maringá é uma ponte de pedestres, sobre o Rio Preto, onde você atravessa à pé, de um estado para outro!

Visconde de Mauá

O melhor da região é o ecoturismo: são muitas trilhas e cachoeiras! As estradinhas de terra são um prato cheio para quem gosta de 4x4 e é possível explorar outros vilarejos como o de Mirantão. Isso sem falar na vibe boa de um lugar que já foi comunidade hippie, nos anos 70!

Visconde de Mauá


Saiba mais no post: Visconde de Mauá: um guia com várias dicas e encontre aqui sua pousada em Visconde de Mauá

Clima no Inverno em Visconde de Mauá

Os meses de junho e julho são os mais secos, com muito pouca chuva e as temperaturas médias variam de 12 a 21 graus.

Então, esta é minha seleção de cidades da Mantiqueira! Mas ainda faltam muitas a conhecer, como Bueno Brandão, ou Passa Quatro em Minas.

E você, conta pra gente quais cidades da Serra da Mantiqueira você conhece! Qual sua favorita? Deixe um comentário!

Gostou do post? Salve no Pinterest!


Planeje sua viagem para a Serra da Mantiqueira

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Compre seu ingresso pela Ticket Bar e escape da fila

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

* Os dados de clima no inverno foram retirados do site Climatempo.

Um comentário

  1. Falta Aguas da Prata que é maravilhosa e 100% abraçada pela serra da Mantiqueira

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!