Rotas Incríveis: quando o caminho é mais importante que o destino

4 de dezembro de 2016
Se você é fã de road trip, já deve ter descoberto vários roteiros em que a grande atração é a própria estrada e a diversão é percorrer o caminho sem pressa. Neste post, trago sugestões de 10 passeios em que o destino pouco importa: a estrada é a grande protagonista do roteiro! Vamos colocar o pé na estrada com a gente?

1) Icefields Parkway (A93), Montanhas Rochosas, Canadá

Os canadenses ousam chamá-la de "a estrada mais bonita do mundo" e até agora, não vi ninguém conseguir provar o contrário! De Banff até Jasper são 290 km atravessando as Montanhas Rochosas. Mas a viagem pode durar muitas horas, pois as paisagens são lindas e dá vontade de parar toda hora!
Icefields Parkway
Algumas paradas obrigatórias são: Peyto Lake, Athabasca Glacier (vale a pena fazer o passeio no glacier bus) e Athabasca Falls. Se bater a fome, no Saskatchewan Crossing há um ótimo posto, com lanchonete e restaurante.
Dica: se estiver viajando durante o verão, e avistar vários carros parados, fique alerta: pode ter urso ou outro animal selvagem no pedaço! Para saber mais, veja também: Icefields Parkway, nas Montanhas Rochosas


2) Rota Romântica, Alemanha


A Estrada Romântica foi um roteiro criado na década de 50, para estimular o turismo na Alemanha, após a segunda guerra. Em muitos trechos, a rota não passa de uma via estreita, atravessando alguma cidadezinha medieval. Vale a pena começar por Würzburg e terminar em Füssen, onde as paisagens alpinas dominam o cenário e servem de fundo para o famoso castelo de NeuschwansteinAo longo do percurso, são dezenas de cidadezinhas charmosas distribuídas entre 385 quilômetros da rota. 
Rota Romântica Alemanha

Uma boa pedida é pernoitar em Nordlingen, bem na metade do caminho! Esta cidade ainda conserva boa parte da muralha que existe desde a Idade Média. Por falar em muralha, ninguém pode visitar a Romatische Strasse sem conhecer Rothemburg ob der Tauber, que também tem trechos conservados da cidade amuralhada. Outros pontos importantes a conhecer são: Landsberg am Lech e a Wieskirche, uma linda igreja barroca na cidadezinha de Steingaden.
Saiba detalhes dessa jornada clicando aqui e aqui.

3) Ruta 40, Argentina

A Ruta 40 corta a argentina por 5224 km desde a Patagônia austral, até a divisa com a Bolívia. Percorremos um trecho desta rota, em nossa viagem pela Patagônia, indo de El Calafate (Argentina) a Puerto Natales (Chile). Boa parte da estrada é coberta com cascalho (ripio), mas não é preciso ter carro com tração 4x4. 
Ruta 40 Argentina
Rodamos por horas e só cruzamos com umas 3 caminhonetes e muitos guanacos. Enfim, uma estrada simplesmente perfeita para quem tem agorafobia!!!! Abasteça e leve seu lanche, pois não há postos de gasolina e nem lanchonetes por longos trechos. Veja mais neste post: 

4) O Caminho do Rei - Quebec, Canadá


Ligando Montreal e Quebec, este trecho de 274 km é um deleite para os sentidos. Paisagens lindas, muitas vezes às margens do Rio São Lourenço, cidades pequeninas e charmosas, figuras folclóricas e maple syroup. Aqui o Quebec mantém suas tradições históricas! 
Caminho do Rei Quebec
As produtoras de Maple Syroup abrem as portas aos visitantes e nos levam a conhecer a histórica produção deste típico produto canadense. No final do mês de março, muitas sucreries fazem uma baita festa (vá ao final de março, por favor...). Com neve ainda no chão, você poderá fazer seu próprio pirulito de maple syroup. E ainda há musica e comida típica do Quebec!
Mas a grande atração do caminho são as cidadezinhas, com casas que parecem cenários de filmes infantis! A mais linda delas é Cap Santé, com uma rua perfeita chamada Vieux Chemin! Veja mais no post: Caminho do Rei - Quebec

5) Pacific Coast Highway - Hwy 01, California, EUA


A Highway 1, ou Pacific Coast Highway é uma das mais clássicas roadtrips da Califórnia e talvez dos Estados Unidos. A maioria dos viajantes escolhe uma viagem costeira de São Francisco a Los Angeles.
Highway 1 California
Um trecho muito bonito desta viagem é entre Monterey e Big Sur e o ponto alto deste percurso é a McWay Falls, uma queda d'água que cai na areia da praia. Mais ao sul, em San Simeon há o Hearst Castle, também uma atração bem manjada da Hwy 1. Em todo o trajeto, há curvas e algumas pontes que parecem se elevar sobre o mar. Um prato cheio para quem gosta de estradas bonitas!
Confira o post sobre nosso passeio na Hwy 1: De Monterey a Big Sur na Pacific Coast Highway

6) Rota 66, Estados Unidos


Get your kicks! Atire a primeira pedra quem nunca sonhou em largar tudo, subir em uma Harley Davidson e percorrer devagarinho os 3.945 km da Route 66. Ok, caso nunca tenha pensado nisso, não precisa atirar a pedra, mas abra seu coração e pense no quanto seria legal... Dispensa a moto? Que tal um carro ou Motorhome? 
Route 66
A "estrada-mãe" foi construída em 1926, para atravessar os Estados Unidos, de Chicago a Santa Monica, na Califórnia. Com a construção de rodovias duplicadas, a 66 foi praticamente esquecida até ser transformada em um destino turístico onde as cidadezinhas cultivam o conceito de "cuidar dos viajantes", idéia que passa longe das grandes rodovias! A 66 não é o caminho mais rápido, mas sem dúvida é o melhor! 
Caso não tenha muito tempo de viagem, a boa notícia é que dá pra conhecer algumas cidades no trajeto entre Las Vegas e Grand Canyon. Veja uma delas aqui: Seligman, na Rota 66

7) Estrada Real, Brasil


A Estrada Real foi criada no século XVIII para levar ouro e pedras preciosas extraídos de Minas Gerais até Paraty, de onde embarcavam para Portugal. Já há muitos anos, vem se consagrando como um destino turístico, mas sua riqueza agora é outra: patrimônio histórico, artesanato, belezas naturais, parques, matas e cachoeiras.
Estrada Real
São várias opções de rotas diferentes: Caminho Velho - das cidades históricas de Minas, até Paraty ou Caminho Novo, de Ouro Branco ao Rio de Janeiro. Há ainda o Caminho dos Diamantes e o Caminho do Sararabuçu. Entre os vários trajetos, há mais de 80 cidades que fazem parte da Estrada Real.
Quando foi criada, a estrada era percorrida por mulas e carroças. Agora, ficou bem mais fácil! Até a serra Cunha-Paraty que era destinada apenas a veículos 4x4, foi transformada em uma estrada parque. Veja todos nossos posts sobre a Estrada Real

8) Serra do Rio do Rastro, SC, Brasil


A serra é um trecho de 38 quilômetros de estrada ligando os municípios de Novo Horizonte e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. São 284 curvas, muitas delas formando "cotovelos", o que torna um caminho péssimo para ônibus e caminhões. 
Serra do Rio do Rastro
No alto da serra, há um mirante e guaxinins aparecem para tirar foto com os turistas. Ao longo do trajeto, também há locais de parada, seja para fotografar ou contemplar a paisagem. Veja mais detalhes: Serra do Rio do Rastro

Agora vamos a duas roadtrips que ainda não fiz, mas é claro que estão na minha lista de desejos:

9) Great Ocean Road, Victoria, Australia


A rota de 243 km tem como principal cartão postal, as formações rochosas chamadas de The Twelve Apostles (12 apóstolos) Na verdade, não são mais 12: algumas destas formações sucumbiram à erosão e caíram. Mas a Great Ocean Road ainda tem outras surpresas, como uma reserva aborígene, ou ainda, Bells Beach - um paraíso para surfistas, com suas ondas gigantes.
Great Ocean Road Australia
Fotos: Blog De Primeira Viagem
O ponto de partida ideal desta viagem é Melbourne. O marido já fez este passeio, em 2001 e para quem viaja sozinho e não pretende alugar carro, há passeios turísticos de 1 dia, saindo de Melbourne. 
Confira mais detalhes deste passeio no post do blog Compartilhe Viagens e veja outros posts sobre a Austrália no blog De Primeira Viagem (A Aline viajou pra lá com uma criança pequena!!)


10) Costa Amalfitana, Itália.

A Costa Amalfitana é um trajeto de 50 km entre Sorrento e Salerno no sul da Itália. No caminho, a cidade mais conhecida é Positano, que já serviu de cenário para muitos filmes, em que sempre aparece alguém divando de lenço nos cabelos, dirigindo um carro conversível. Em todo o caminho se pode contar com a vista linda do oceano e a culinária maravilhosa da Itália! Outra coisa típica de lá são as cerâmicas super coloridas! E quanto mais eu vejo posts sobre a Costa Amalfitana, mais eu penso que vou ter que levar uma mala extra!
Costa Amalfitana
Fotos: Blog Fuxicos de Viagem
Quem fez este roteiro foi a Haydée, do blog Fuxicos de Viagem. Ela contou tudo muito detalhadinho neste post aqui (clique!)

Pronto! Ideia não falta! Agora só falta pegar o carro e cair na estrada! 

Gostou do Post? Salve no Pinterest!



Por falar nisso, se pretende alugar um carro, saiba que o Trilhas e Cantos agora é parceiro da RentCars:
E se estiver procurando hotel, que tal reservar pelo Booking?

Reservando com nossos parceiros, você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! (Clique nos banners!)


Continue nos acompanhando! Pra não perder nada, siga o @trilhasecantos no facebookInstagram e através de nosso feed

E você, já fez alguma road trip inesquecível? Conte pra gente! Deixe um comentário!!!


13 comentários

  1. Post perfeito!

    Só babando nessas fotos e vijar de carro, cá pra nós, é melhor que avião ou ônibus ... e concordo: desfrute do trajeto, pois o destino é logo ali!

    Bjsss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vaneza!!!! Ai, como é gostoso é curtindo o caminho, hein?

      Excluir
  2. Umas das road trips inesquecíveis para mim , foi a HWY 01 e Route 66. Mas, sonho em fazer a Rota Romântica na Alemanha. Rio do rastro já desci duas vezes e é incrível mesmo. Estamos planejando uma pequena road trip, agora em dezembro, saindo de POrto Alegre até Petrópolis no Rio. Amei o post, tudo a ver com que curte viajar de carro. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!! Ano passado saímos de SP e fomos até a Bahia. Agora quero repetir o feito!

      Excluir
  3. Post lindo, tinha que terminar com um desejo meu, a Costa Amalfitana, né? Só para eu ficar aqui babando de vontade. Amei o post!

    ResponderExcluir
  4. Post espetacular! Fiquei babando de vontade de fazer todas!

    Clau Bins

    ResponderExcluir
  5. Liliane, quero ir agora pra quase todas essas rotas......
    A Rota 40 pareceu meio árida ? é isso mesmo ? qual o atrativo dela ? Oi, Costa Amalfitana
    ótimo tema desse post !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê! A Ruta 40, pelo menos neste trecho que fizemos era bem desse jeito mesmo, Posso até dizer que era inóspita... Mas eu achei linda, viu? Por ser bem extensa, deve ter trechos diferentes!

      Excluir
  6. Que lindo esse post!!!
    Aqui o sonho é a Icefields Parkway....ta difícil tirar esse sonho do papel.

    beijão, amei o post!

    ResponderExcluir
  7. Este post está lindo. Eu já fiz as rotas 2, 4 e a 5, e amei! Mas pelo visto to precisando por mais o pé na estrada né? :) Amei as dicas, elas me inspiraram. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Que post mais tentador!!! Nunca saí por aí, dirigindo ....kkkk Tadinha de vc aqui no México.... Nao rola fazer isso nao! Nem invente. Uma pena, mas nao dá....rs Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou uma amante inveterada de Road Trips, então, quando os olhos caíram nesse post, sabia que era para mim. Não deu outra!

    Já era doida para fazer a rota 66! E aqui ainda descobri várias outras bacanudas para fazer!!! Agora é pé na estrada MESMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day, tudo bem? Opa!!! Pé na estrada é tuuuudo de bom! Pode contar comigo se tiver alguma dúvida sobre as rotas que já fizemos! Abraços!

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!