Estrada Romântica na Alemanha - Parte 1

25 de outubro de 2013

Rota Romântica

Atenção, amigos! Comprem um mapa ou instalem o GPS! Aí está um roteiro para quem gosta de se perder... O trajeto é conhecido como Estrada Romântica, mas às vezes a estrada não passa de uma rua que atravessa uma cidadezinha.
Passando por inúmeras cidades, com nem tão inúmeros habitantes, o roteiro conhecido como Estrada ou Rota Romântica compreende 385 quilômetros entre Würzburg e Füssen.
A criação desta rota foi uma iniciativa de se retomar o turismo na região, logo após a segunda grande guerra. Desde então, tem sido um dos roteiros mais populares na Alemanha, especialmente porque ao final dela você encontra o Castelo de Neuschwanstein, atração eleita como número 1 na Alemanha, pelos visitantes estrangeiros, de acordo com uma pesquisa do Conselho de Turismo (German National Tourist Board).
Estrada Romântica
Rothenburg od der Tauber - Uma das cidades mais visitadas na Estrada Romântica
Começamos a rota a partir de Würzburg, onde passamos uma noite. No dia seguinte, saímos cedo para começar nossa jornada pelas cidadezinhas.
O destino principal deste dia seria Rothenburg ob der Tauber. Era sábado de manhã e o dia estava especialmente quente. Assim, paramos em Rottingen e fomos refrescar nossos pés no rio Tauber. Mas logo seguimos para Rothenburg.


Estrada Romântica
Röttingen - Marktplatz, em pleno sábado de manhã

Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber significa algo como "Fortaleza vermelha sobre o (rio) Tauber". Então, vamos ficar com o nome em alemão, mesmo??
A cidade, cujas origens remontam à Idade Média, tem boa parte da muralha medieval preservada e é possível andar por ela, observando os telhados vermelhos. As ruas, casas e construções são belas e a praça do mercado, onde fica a prefeitura também é muito bonita. 
Rota Romântica
Uma das antigas portas da cidade
Me lembro que neste dia, havia uma barraquinha com produtos de lavanda. Quando batia uma brisa, sentíamos o aroma. Juntando ao calor que fazia, me senti na Provence!!
Rota Romântica
A prefeitura estava em reformas

Pegamos um dia bem quente e seco em Rothenburg. Andamos bastante pelas escaldantes ruas de pedra e encontramos uma atração climatizada: a loja Kathe Wohlfahrt! Para os amantes do natal, a loja é um prato cheio, pois há toda sorte dos mais lindos enfeites: bolas, soldadinhos, papais-noéis, renas, presépios, guirlandas... Apenas um detalhe: os preços na loja não têm muito espírito natalino... No local, há também um museu do natal, e para se ter acesso, há que se pagar uma taxa. 

Há vários lugares de interesse na cidade: Museus (de bonecas e brinquedos; do crime; da cidade imperial...), igrejas (especialmente a de Santiago e de São João) e várias portas ao longo da muralha. Além, é claro, das casas em estilo enxaimel. Abaixo, uma das mais charmosas:
Estrada Romântica
Casa do Ferreiro - Ferraria Gerlach - um charme de casa em estilo enxaimel
Missão cumprida em Rothenburg, agora era hora de partir em direção a Nordlingen onde dormiríamos. Mas antes uma passadinha em Dinkelsbuhl, para um café. 
Rota Romântica
Dinkelsbuhl - Vale a pena uma visita, mesmo que seja rápida

Nordlingen

Mesmo chegando em Nordlingen ao final da tarde, pudemos conhecer um pouco do centro e subimos os 350 degraus da torre Daniel. O lado ruim de viajar no verão é que você nunca sabe quando vai pegar um dia realmente quente. Foi o caso deste sábado. Mas o bom é que o dia dura até às 22h! Após jantarmos, ainda passeamos um pouco pela cidade e assistimos a um show de jazz.

Rota Romântica
Marktplatz em Nördlingen

Um ilustre suíno!!!

Aqui é possível percorrer toda a muralha medieval (sim, ela ainda está inteirinha!!), e há uma história muito pitoresca envolvendo um dos portões da cidade. Reza a tradição que lá nos idos de 1440, dois guardas deixaram um dos portões (Löpsinger) da cidade aberto, tendo sido subornados pelo Conde Hans de Oettingen, que queria atacar a cidade durante a noite. Acontece que ao cair da noite, uma mulher saiu para pegar cerveja para o marido e viu um porco se encostar na porta, revelando que a mesma não havia sido bem fechada. Mais tarde, os guardas confessaram o feito e foram condenados à morte. Não se sabe o que é fato ou lenda, mas há registros de que dois vigilantes foram executados neste ano. Desde então, o porco é praticamente uma figura heróica em Nördlingen. 
Estrada Romântica
Ao fundo, se vê uma torre, ladeada pela muralha
No dia seguinte, pé na estrada para percorrer o segundo trecho da Rota Romântica, como eu conto aqui.

E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!