Estrada Romântica na Alemanha - Parte 1

Atenção, amigos! Comprem um mapa ou instalem o GPS! Aí está um roteiro para quem gosta de se perder... O trajeto é conhecido como Estrada Romântica, mas às vezes a estrada não passa de uma rua que atravessa uma cidadezinha.
Passando por inúmeras cidades, com nem tão inúmeros habitantes, o roteiro conhecido como Estrada ou Rota Romântica compreende 385 quilômetros entre Würzburg e Füssen.
A criação desta rota foi uma iniciativa de se retomar o turismo na região, logo após a segunda grande guerra. Desde então, tem sido um dos roteiros mais populares na Alemanha, especialmente porque ao final dela você encontra o Castelo de Neuschwanstein, atração eleita como número 1 na Alemanha, pelos visitantes estrangeiros, de acordo com uma pesquisa do Conselho de Turismo (German National Tourist Board).
Estrada Romântica
Rothenburg od der Tauber - Uma das cidades mais visitadas na Estrada Romântica
Começamos a rota a partir de Würzburg, onde passamos uma noite. No dia seguinte, saímos cedo para começar nossa jornada pelas cidadezinhas.
O destino principal deste dia seria Rothenburg ob der Tauber. Era sábado de manhã e o dia estava especialmente quente. Assim, paramos em Rottingen e fomos refrescar nossos pés no rio Tauber. Mas logo seguimos para Rothenburg.
Estrada Romântica
Röttingen - Marktplatz, em pleno sábado de manhã

Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber significa algo como "Fortaleza vermelha sobre o (rio) Tauber". Então, vamos ficar com o nome em alemão, mesmo??
A cidade, cujas origens remontam à Idade Média, tem boa parte da muralha medieval preservada e é possível andar por ela, observando os telhados vermelhos. As ruas, casas e construções são belas e a praça do mercado, onde fica a prefeitura também é muito bonita. 
Rota Romântica
Uma das antigas portas da cidade
Me lembro que neste dia, havia uma barraquinha com produtos de lavanda. Quando batia uma brisa, sentíamos o aroma. Juntando ao calor que fazia, me senti na Provence!!
Rota Romântica
A prefeitura estava em reformas

Pegamos um dia bem quente e seco em Rothenburg. Andamos bastante pelas escaldantes ruas de pedra e encontramos uma atração climatizada: a loja Kathe Wohlfahrt! Para os amantes do natal, a loja é um prato cheio, pois há toda sorte dos mais lindos enfeites: bolas, soldadinhos, papais-noéis, renas, presépios, guirlandas... Apenas um detalhe: os preços na loja não têm muito espírito natalino... No local, há também um museu do natal, e para se ter acesso, há que se pagar uma taxa. 

Há vários lugares de interesse na cidade: Museus (de bonecas e brinquedos; do crime; da cidade imperial...), igrejas (especialmente a de Santiago e de São João) e várias portas ao longo da muralha. Além, é claro, das casas em estilo enxaimel. Abaixo, uma das mais charmosas:
Estrada Romântica
Casa do Ferreiro - Ferraria Gerlach - um charme de casa em estilo enxaimel
Missão cumprida em Rothenburg, agora era hora de partir em direção a Nordlingen onde dormiríamos. Mas antes uma passadinha em Dinkelsbuhl, para um café. 
Rota Romântica
Dinkelsbuhl - Vale a pena uma visita, mesmo que seja rápida

Nordlingen

Mesmo chegando em Nordlingen ao final da tarde, pudemos conhecer um pouco do centro e subimos os 350 degraus da torre Daniel. O lado ruim de viajar no verão é que você nunca sabe quando vai pegar um dia realmente quente. Foi o caso deste sábado. Mas o bom é que o dia dura até às 22h! Após jantarmos, ainda passeamos um pouco pela cidade e assistimos a um show de jazz.
Rota Romântica
Depois de subir 350 degraus, eis a cidade de Nördlingen vista de cima da torre

Rota Romântica
Marktplatz em Nördlingen

Um ilustre suíno!!!

Aqui é possível percorrer toda a muralha medieval (sim, ela ainda está inteirinha!!), e há uma história muito pitoresca envolvendo um dos portões da cidade. Reza a tradição que lá nos idos de 1440, dois guardas deixaram um dos portões (Löpsinger) da cidade aberto, tendo sido subornados pelo Conde Hans de Oettingen, que queria atacar a cidade durante a noite. Acontece que ao cair da noite, uma mulher saiu para pegar cerveja para o marido e viu um porco se encostar na porta, revelando que a mesma não havia sido bem fechada. Mais tarde, os guardas confessaram o feito e foram condenados à morte. Não se sabe o que é fato ou lenda, mas há registros de que dois vigilantes foram executados neste ano. Desde então, o porco é praticamente uma figura heróica em Nördlingen. 
Estrada Romântica
Ao fundo, se vê uma torre, ladeada pela muralha
No dia seguinte, pé na estrada para percorrer o segundo trecho da Rota Romântica, como eu conto aqui.

E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

Nenhum comentário

Trilhas e Cantos. Tecnologia do Blogger.
Back to Top