Café Pushkin em Moscou: um lugar cheio de história e poesia

27 de agosto de 2021

O Café Pushkin fica no coração de Moscou, em uma mansão barroca do século XIX e já se consagrou como um dos pontos gastronômicos mais badalados da capital russa. Seja para um café, sobremesa ou refeição, é um restaurante bastante procurado tanto por locais quanto por turistas. Neste post vou contar um pouquinho da história do Café Pushkin e também a nossa experiência por lá.


Este post faz parte de uma blogagem coletiva e lá no final você vai encontrar uma lista com posts de outros blogs para conferir também!

Leia também no blog: 

Moscou e as Lembranças do Comunismo 

Moscou: onde comer e o que provar


Um pouquinho da história do Café Pushkin

Quem entra no sobrado nº 26 da Tverskoy Boulevard sente de imediato o clima da Rússia aristocrática, em meados do século XIX. Tudo traz esse clima antiguinho: desde o prédio, os móveis, decoração, até uniformes dos funcionários. Assim, a gente nem imagina que o Café Pushkin tem apenas 22 anos de história. 



Uma curiosidade é que, antes mesmo de existir, o café tinha sido mencionado em uma canção francesa: a música Natalie de Gilbert Becáud, lançada nos anos 60 falava de uma mulher russa que tomava chocolate em um tal de Café Pushkin. A música fez um tremendo sucesso na França e acabou inspirando a criação deste café e restaurante.

O nome "Pushkin" faz referência a um dos maiores poetas da língua russa: Alexander Pushkin (1799-1837). Aliás, quase em frente ao café há um monumento em sua homenagem e uma praça que foi renomeada como Praça Pushkin, em 1937, na ocasião do centenário de seu falecimento.


Onde fica o Café Pushkin

A antiga mansão barroca foi projetada por arquitetos italianos no final do século XVIII. Em meados do século XIX, a mansão passou para um aristocrata alemão que, por dificuldades financeiras, foi obrigado a abrir um comércio (farmácia) no piso térreo. Dessa época, restam inúmeros objetos de boticário. Já no piso superior, fica a biblioteca da casa. Os clientes do Café Pushkin podem visitá-la, ou sentar às mesas distribuídas entre as estantes cheias de livros. Outro espaço lindo é a sala da lareira, que tem uma mesa grande e pode ser reservada.



O Café Pushkin se localiza em uma área nobre de Moscou, no famoso "anel dos boulevards". São avenidas amplas e arborizadas, com pequenas praças e jardins no centro e rodeadas de prédios baixos, muitos do século XIX. É um pedacinho de Moscou que lembra muito São Petersburgo!

Endereço: Tverskoy Boulevard, 26 - Estações de metrô próximas: Tverskaya, Pushkinskaya e Chekhovskaya     


O que comer no Café Puskin

O café Pushkin fica aberto 24 horas, então você pode fazer qualquer refeição por lá. Mas prepare os rublos! Não é um restaurante barato. Portanto, se não quiser gastar muito, opte por tomar um café por lá! 


O menu é bem amplo e tem especialidades russas como strogonoff, caviar e peixes defumados, além de sobremesas bastante influenciadas pela culinária francesa como creme brullé.


Nós optamos por tomar um café da tarde. Provamos uma panqueca com calda de chocolate e frutas vermelhas (aproximadamente 70 reais) e café expresso (12 reais). Foi o lugar mais caro que fomos na Rússia, mas acho que valeu muito a pena conhecer. 

Para completar o passeio, não pare por aí: caminhe pelos bulevares e conheça também o Mercado Central que fica bem próximo!

* Para consultar o menu (preços em rublos) ou fazer reservas, entre no site do Café Pushkin!


Leia também:

1 - Uma Viagem Diferente - 10 cafeterias para conhecer emSanto André 

2- Destinos Por Onde Andei… - Bubba Gump, vale a penaconhecer? 

3 - 6 Viajantes - Café Bar Facal em Montevidéu   

4- Uma Senhora Viagem-  Café do Bom Cachaça da Boa, umlugar especial no Rio de Janeiro 

5- Elizabeth Werneck - Lugares para comer em Búzios: vejatambém os melhores drinks 

6-  Vamos viajar pra onde agora - Degutti Recife Café eRestaurante 

7 - Chicas Lokas na Estrada- Trip Food: Um Bar com a cara dosViajantes em BH 

8 - Dani Turismo - Onde comer em Bonito?

9 - De Lugar Nenhum - Onde Comer em Berlim?


Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking 
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!


14 comentários

  1. Eu estou louco pra ir pra Russia e consequentemente pra Moscou, quero muito poder conhecer esse Cafe Pushkin, adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Que saudades de fazer uma viagem assim. Adorei o texto!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Que charme o café Puskin em Moscou, me lembrou muitos os cafés de Paris. Puro charme e elegância né? Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, lembra demais! O dono tem origem francesa e recentemente abriu uma "filial" em Paris, na Madeleine!

      Excluir
  4. Que sonho conhecer Moscou! Achei lindo esse Café Pushkin. Além das delícias, lugares históricos me encantam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q vc gostou! Moscou realmente é uma cidade fantástica!

      Excluir
  5. Gente! Adorei essa dica do Café Putzkin! Que lugar incrível e elegante! O ambiente é tudo! Já quero essa panqueca! beijos

    ResponderExcluir
  6. Uma super dica para quem visitar Moscou! Com certeza irei no Café Pushkin quando visitar a cidade! :D

    ResponderExcluir
  7. Que lindo o Café Pushkin em Moscou, me lembrou outros cafés requintados que conheci pelo mundo, como o Café Tortoni em Buenos Aires, a Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, o Majestic Café no Porto e o New York Café em Budapeste. Todos com características de lugares muito sofisticados e elegantes, como parece ser o Café Pushkin, quero visitar Moscou, quem sabe não tomarei um cafezinho aí?

    ResponderExcluir
  8. Meus sais !!!!! Esse Café Pushkin em Moscou é lindo demais, elegante e sofisticado ! Sonhamos conhecer Moscou e Sào Petersburgo e essa dica está anotadíssima.

    ResponderExcluir
  9. Apesar dos preços serem pouco convidativos,acho que o Café Pushkin vale a pena. Afinal, só o fato de estar em uma mansão dessa, cheia de história já é uma experiência e tanto. Adorei essa dica!

    ResponderExcluir
  10. Adoro conhecer cafeterias tradicionais. Das que mais gostei foram em Praga e Viena. Ainda não conheço Moscou, mas já entrou na minha lista de cafeterias a serem visitadas no mujndo kkk :-)

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!