Paraíso Selvagem - trilhas e cachoeiras em Delfinópolis

9 de janeiro de 2022

O Paraíso Selvagem é um complexo de cachoeiras na Serra da Canastra, próximo aos municípios de Delfinópolis e São João Batista do Glória e tem entre suas inúmeras atrações, a famosa Cachoeira do Alpinista. O lugar também é conhecido por seus cânions, como o Selvagem e o do Palmito.

No local, há 3 circuitos diferentes de trilhas. Então, para conhecer todas as cachoeiras, é preciso chegar cedo e caminhar bastante! Nós optamos por fazer 2 trilhas: a Cachoeira do Alpinista e depois o córrego dos Garruchos, em direção a Águas Claras. Ficou faltando a trilha do córrego da Lavrinha, com a também conhecida cachoeira do Lobão. Neste post você vai conferir como são as trilhas e as cachoeiras do Paraíso Selvagem!

Aliás, se você ainda não conhece Delfi, confira um post que escrevi há tempo com um roteiro de 3 dias em Delfinópolis

Cachoeira do Alpinista - Cânion selvagem

A cachoeira do alpinista é bastante famosa entre as fotos da Serra da Canastra no Instagram! Mas se você vir fotos dela ensolarada, saiba que não fica assim o ano todo, pois apenas durante os meses de verão o sol incide diretamente no poço. A maior parte do ano, o poço fica sombreado e a água é bem gelada! 

Se esta cachoeira em si já é linda, garanto que o trajeto até lá não fica muito atrás em beleza. Vamos caminhando praticamente o tempo todo dentro de um cânion e temos que atravessar o rio várias vezes, nos equilibrando em pedras.  Por falar em pedras, em alguns trechos temos que subir e descer delas, mas é um pedaço curto. Não considero que seja uma trilha difícil: exige mais equilíbrio que preparo físico. 

Vale lembrar que o rio é rasinho e não oferece perigo, a não ser em épocas de bastante chuva, por causa de trombas d'água. 

A trilha da cachoeira do alpinista não é interligada com as outras do complexo. Temos que ir e voltar ao ponto de partida para pegar outra trilha. Aí você poderá escolher entre a trilha do córrego dos Garruchos (que tem o Salto Solitário e a Águas Claras) ou a trilha do córrego da cachoeira Lavrinha, que tem a cachoeira do Lobão. Esta última trilha é a mais curtinha.


Trilha do Córrego dos Garruchos - Salto Solitário e Águas Claras

O salto solitário é uma cachoeira parecida com o alpinista, porém menos famosa... E pela nossa pesquisa, os melhores poços para banho estavam abaixo dela, na trilha. Por isso, resolvemos tocar em direção à cachoeira das Águas Claras, parando para fazer um lanche no caminho.

Nossa primeira parada da trilha foi no poço do Solarium - um poço pequeno, mas ensolarado, o que rendeu um banho delicioso! Logo abaixo, fizemos nosso merecido lanchinho que nos deu energia para continuar o passeio. 

Em seguida, fomos descendo pela trilha ao longo do Córrego dos Garruchos e paramos novamente para um banho na Águas Claras. Foi uma trilha bem curtinha e no final pensamos que seria bem tranquilo ter ido à Cachoeira do Salto Solitário. 

Ao final das contas, acho que vale a pena escolher alguns pontos para banho e curtir, relaxar. Fizemos isso no Solarium e na Águas Claras e foi uma delícia. Ao contrário do Alpinista, estes lugares estavam bem mais tranquilos, e passamos algum tempo sozinhos, mesmo no auge de um feriadão.

A trilha do córrego dos Garruchos tem 5,3 km no total - ida e volta.


Trilha do Córrego da Lavrinha

No córrego da Lavrinha (não fizemos esta trilha) ficam as cachoeiras dos Baixinhos, do Lobão, Pingo D'Água, da Aventura e das Orquídeas. Acho que esta é uma boa opção para quem quiser várias cachoeiras em um percurso mais curto.

O percurso total é de 4200 metros, e não tem muito declive. Assim, acho que esta é uma boa opção para quem quiser trilhas mais curtas.


Como chegar ao Paraíso Selvagem

Se estiver em Delfinópolis, siga por terra na direção de São João Batista do Gloria. Passando a entrada da cachoeira do Luquinha, há um ponto de ônibus e tem uma placa sinalizando a entrada. 

Vindo em sentido contrário (de S. João Batista do Glória para Delfinópolis), passando Babilônia, siga na direção de Olhos d'Água, na BR 464. Não tem muito erro, pois tem placas na estrada. Não tivemos dificuldade nenhuma em encontrar o local!

Quanto Custa? Como funciona?

É cobrada uma taxa de conservação de 40,00 por pessoa e criança paga meia.  São aceitos cartões e pix, mas considerando que é área rural e a internet pode ser instável, é sempre bom se precaver e levar dinheiro.

O local oferece estrutura como banheiros e manutenção das trilhas. É permitido levar animais nas trilhas. 

Há um restaurante que funciona "sob encomenda". Você pode encomendar o almoço, combinando a hora que será servido. Não provamos a comida, pois levamos lanches. Mas dizem que é muito saborosa...


Atrações do Paraíso Selvagem

  • Cachoeira do Alpinista
  • Cachoeira dos Baixinhos
  • Cachoeira do Lobão
  • Cachoeira Pingo D'Água
  • Cachoeira da Aventura
  • Cachoeira da Orquídeas
  • Cachoeira do Salto Solitário
  • Poço Escondido
  • Poço do Solarium
  • Hidromassagem (poço)
  • Cachoeira das Mariposas
  • Cachoeira das Águas Claras
  • Mirante do Urubu 
  • Salto do Cânion

Mapa das Trilhas do Paraíso Selvagem:

No mapa abaixo há uma ilustração das trilhas e atrações

Eu realmente recomendo passar um dia no Paraíso Selvagem! E espero que este post ajude a planejar seu passeio! Se tiver alguma dúvida ou dica, deixe um comentário!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking 
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

4 comentários

  1. Quero conhecer o paraíso selvagem,mas gostaria de passar uns três dias na região.
    Qual a melhor opção para se hospedar?
    Será que um dia é suficiente para conhecer o paraíso selvagem?
    E quais outros lugares vale a pena conhecer na região?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Acredito que os melhores lugares para se hospedar são Delfinópolis ou São João Batista do Glória. Se ficar em Delfi, tem vários outros passeios possíveis (olha este post: https://www.trilhasecantos.com.br/2017/03/delfinopolis-mg-3-dias.html) e se for pro Glória, pode conhecer as cachoeiras mais próximas a Capitólio, como o Retiro Viking e a Cachoeira da Capivara! Em toda essa região tem cachoeiras belíssimas! Um abraço!

      Excluir
    2. Cachoeira Maria Augusta e Cachoeira do Quilombo. Um ótimo lugar ora se hospedar, que eu recomendo, é a Pousada Chalé da Serra. Fica a 14km's de São João Batista do Glória, sentido Vale dos Canteiros. E pra quem gosta de Rock, essa pousada tem showzinho de Rock ao vivo todo sábado com Bandas da região... Melhor Barzinho da Serra da Canastra...

      Excluir
  2. Oiê, ficando no complexo dos Palmitos é possível conhecer quais cachoeiras mais? Logisticamente, seria os palmitos ideal?

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!