As Cachoeiras de Diamantina, MG e região

14 de fevereiro de 2022
Cachoeiras em Diamantina e Região
Cachoeira da Sentinela

Além das belezas históricas e arquitetônicas de Diamantina, MG, a cidade é cercada de belezas naturais o que inclui cachoeiras de águas limpas espalhadas em meio à Serra do Espinhaço. Próximas à cidade, há cachoeiras como a do Telésforo, da Toca e das Andorinhas e também as cachoeiras da Sentinela e dos Cristais que ficam no Parque do Biribiri.

Neste post vou contar sobre algumas cachoeiras que conhecemos em Biribiri e no caminho para Serro, pela Estrada Real. Como não tínhamos muito tempo na região, demos uma boa pesquisada e escolhemos algumas cachoeiras que achamos que valeria a pena conhecer!

Parque Estadual de Biribiri

Localizado a apenas 12 km de Diamantina, o parque tem uma vila histórica linda e bem cuidada. A história de Biribiri começa em 1877, quando um bispo de Diamantina teve a ideia de implementar uma indústria têxtil, promovendo desenvolvimento na região e oferecendo trabalho principalmente às mulheres. Junto à fábrica, foi construída uma vila que permanece bem preservada, mantendo características originais. Dependendo do horário que chegar a Biribiri, você pode começar pela vila histórica ou pelas cachoeiras. Mas não deixe de conhecer ambos!!



cachoeiras Diamantina e região

Vila de Biribiri

Nós fomos primeiro nas cachoeiras, depois visitamos a vila com calma e na volta paramos nos banhar no Poço do Estudante.

As principais cachoeiras no parque de Biribiri são a da Sentinela e dos Cristais e ainda há alguns poços bacanas pra tomar um banho como o Poço do Estudante. As trilhas para as cachoeiras são bem curtinhas e fáceis, sendo um programa pra toda a família! Nós conhecemos primeiro as cachoeiras dos Cristais e da Sentinela e seguimos para a vila. Como não tínhamos certeza se o restaurante estaria funcionando (normalmente só abre aos finais de semana) levamos lanche e almoçamos na vila. Na volta, paramos para mais um banho no Poço do Estudante.

Cachoeira da Sentinela

Esta cachoeira tem pequenas quedas formando um tipo de escada. Há duas quedas diferentes e em ambas, os poços abaixo são ótimos para um banho. Foi a nossa preferida no parque.


cachoeiras Diamantina e região

cachoeiras Diamantina e região

Cachoeira dos Cristais

A cachoeira dos Cristais tem dois poços: um na parte mais alta e outro na parte baixa da cachoeira. Ambos têm acesso super fácil.

cachoeiras Diamantina e região


Poço do Estudante

Neste local, não há queda, apenas um poço que nos rendeu um ótimo banho no final da tarde. O poço é meio fundo e a água é escura, mas vale a pena entrar!

cachoeiras Diamantina e região

Além desses pontos, existem outros poços para banho. A água no Biribiri é gelada e escura. Mas não se preocupe: a agua tem essa cor por conter fragmentos de minérios naturais. Pode nadar na paz, porque é limpa!

Para encontrar estas atrações é bem fácil: no parque há basicamente uma estrada de terra, os estacionamentos ficam à beira da estrada e é tudo bem sinalizado.

No dia seguinte, seguimos a caminho de Serro, mas se preferir, também vale muito a pena conhecer outras atrações na cidade de Diamantina, a principal cidade do Caminho dos Diamantes, na Estrada Real.


Cachoeiras a caminho de Serro

Outro passeio que é possível fazer como bate-volta de Diamantina é ir para Serro por estrada de terra, passando por São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde. Saímos cedo de Diamantina, fomos parando nos vilarejos e nos banhamos em algumas cachoeiras. Mesmo se não curtir cachoeiras, esse passeio tem umas paisagens muito lindas!


São Gonçalo do Rio das Pedras

São Gonçalo do Rio das Pedras é uma vila bem pequena, mas que vale bem a pena conhecer. Tem um charme e passa aquela impressão de lugar que "parou no tempo". Lindinha! Lá no "centro" próximo à igreja. encontramos uma cachoeira.

cachoeiras Diamantina e região

Tentamos descobrir o nome e nos disseram que era "Cachoeira do Comércio". Há uma pequena queda d'água, mas se continuar pela trilha, para a parte baixa da cachoeira, há uma queda d'água maior e mais bonita.

cachoeiras Diamantina e região
Cachoeira do Comércio - parte baixa

A caminho de São Gonçalo pegamos um caminho lindo, que faz parte da Estrada real, com vista para a Serra do Espinhaço. Alguns trechos são asfaltados, outros são de terra, mas à época estes trechos estavam em boas condições. No trajeto, passamos próximo à nascente do Rio Jequitinhonha, e também atravessamos uma antiga ponte sobre o rio. De São Gonçalo, fomos em direção à Milho Verde.

Milho Verde

Milho Verde é um distrito de Serro e tem algumas das mais conhecidas cachoeiras da região. A mais famosa talvez seja a Cachoeira do Tempo Perdido, localizada a 20 km de Milho Verde por estrada de terra. Porém, quando visitamos muitas atrações estavam fechadas devido à Pandemia de Covid-19. Atualmente as atrações estão voltando ao normal. 

Se visitar a região em uma época mais seca e propícia a banhos de cachoeira, sugiro se hospedar em Milho Verde e explorar mais cachoeiras, como a do Moinho, que fica a 2 km da vila e a do Carijó, que fica apenas a 500 metros da Cachoeira do Moinho.

Caso vá durante ou após uma época chuvosa aproveite para conhecer a Cachoeira do Lajeado, que fica com muito pouca água e em geral não compensa o passeio em períodos de seca, como o inverno e início da primavera.

Com muitas atrações fechadas, conseguimos conhecer apenas a Canelau, uma cachoeira bonita com um poço bem gostoso para banho e que fica a 5 km de Milho Verde. Quando estávamos lá, começou a garoar, então saímos rapidinho, pois em janeiro o volume de chuvas pode ser grande e causar trombas d'água.

cachoeiras Diamantina e região
Cachoeira do Canelau

A chuva apertou e desistimos de conhecer mais cachoeiras neste dia. Tocamos, então para Serro, nosso destino final e lugar que também merece uma parada!

Gostou do Post? Salve no Pinterest!



Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking 
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!