O Café Pushkin fica no coração de Moscou, em uma mansão barroca do século XIX e já se consagrou como um dos pontos gastronômicos mais badalados da capital russa. Seja para um café, sobremesa ou refeição, é um restaurante bastante procurado tanto por locais quanto por turistas. Neste post vou contar um pouquinho da história do Café Pushkin e também a nossa experiência por lá.
Este post faz parte de uma blogagem coletiva e lá no final você vai encontrar uma lista com posts de outros blogs para conferir também!
Leia também no blog:
Moscou e as Lembranças do Comunismo
Moscou: onde comer e o que provar
Um pouquinho da história do Café Pushkin
Quem entra no sobrado nº 26 da Tverskoy Boulevard sente de imediato o clima da Rússia aristocrática, em meados do século XIX. Tudo traz esse clima antiguinho: desde o prédio, os móveis, decoração, até uniformes dos funcionários. Assim, a gente nem imagina que o Café Pushkin tem apenas 22 anos de história.
Uma curiosidade é que, antes mesmo de existir, o café tinha sido mencionado em uma canção francesa: a música Natalie de Gilbert Becáud, lançada nos anos 60 falava de uma mulher russa que tomava chocolate em um tal de Café Pushkin. A música fez um tremendo sucesso na França e acabou inspirando a criação deste café e restaurante.
O nome "Pushkin" faz referência a um dos maiores poetas da língua russa: Alexander Pushkin (1799-1837). Aliás, quase em frente ao café há um monumento em sua homenagem e uma praça que foi renomeada como Praça Pushkin, em 1937, na ocasião do centenário de seu falecimento.
Onde fica o Café Pushkin
A antiga mansão barroca foi projetada por arquitetos italianos no final do século XVIII. Em meados do século XIX, a mansão passou para um aristocrata alemão que, por dificuldades financeiras, foi obrigado a abrir um comércio (farmácia) no piso térreo. Dessa época, restam inúmeros objetos de boticário. Já no piso superior, fica a biblioteca da casa. Os clientes do Café Pushkin podem visitá-la, ou sentar às mesas distribuídas entre as estantes cheias de livros. Outro espaço lindo é a sala da lareira, que tem uma mesa grande e pode ser reservada.
O Café Pushkin se localiza em uma área nobre de Moscou, no famoso "anel dos boulevards". São avenidas amplas e arborizadas, com pequenas praças e jardins no centro e rodeadas de prédios baixos, muitos do século XIX. É um pedacinho de Moscou que lembra muito São Petersburgo!
Endereço: Tverskoy Boulevard, 26 - Estações de metrô próximas: Tverskaya, Pushkinskaya e Chekhovskaya
O que comer no Café Puskin
O menu é bem amplo e tem especialidades russas como strogonoff, caviar e peixes defumados, além de sobremesas bastante influenciadas pela culinária francesa como creme brullé.
Nós optamos por tomar um café da tarde. Provamos uma panqueca com calda de chocolate e frutas vermelhas (aproximadamente 70 reais) e café expresso (12 reais). Foi o lugar mais caro que fomos na Rússia, mas acho que valeu muito a pena conhecer.
Para completar o passeio, não pare por aí: caminhe pelos bulevares e conheça também o Mercado Central que fica bem próximo!
* Para consultar o menu (preços em rublos) ou fazer reservas, entre no site do Café Pushkin!
Leia também:
1 - Uma Viagem Diferente - 10 cafeterias para conhecer emSanto André
2- Destinos Por Onde Andei… - Bubba Gump, vale a penaconhecer?
3 - 6 Viajantes - Café Bar Facal em Montevidéu
4- Uma Senhora Viagem- Café do Bom Cachaça da Boa, umlugar especial no Rio de Janeiro
5- Elizabeth Werneck - Lugares para comer em Búzios: vejatambém os melhores drinks
6- Vamos viajar pra onde agora - Degutti Recife Café eRestaurante
7 - Chicas Lokas na Estrada- Trip Food: Um Bar com a cara dosViajantes em BH
8 - Dani Turismo - Onde comer em Bonito?
9 - De Lugar Nenhum - Onde Comer em Berlim?
Planeje sua viagem!
Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem
Eu estou louco pra ir pra Russia e consequentemente pra Moscou, quero muito poder conhecer esse Cafe Pushkin, adorei o post!
ResponderExcluirMuito obrigada!!! Moscou é sensacional, viu?
ExcluirQue saudades de fazer uma viagem assim. Adorei o texto!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirTambém estou com saudades! Muito obrigada
ExcluirQue charme o café Puskin em Moscou, me lembrou muitos os cafés de Paris. Puro charme e elegância né? Adorei o post!
ResponderExcluirSim, lembra demais! O dono tem origem francesa e recentemente abriu uma "filial" em Paris, na Madeleine!
ExcluirQue sonho conhecer Moscou! Achei lindo esse Café Pushkin. Além das delícias, lugares históricos me encantam.
ResponderExcluirQue bom q vc gostou! Moscou realmente é uma cidade fantástica!
ExcluirGente! Adorei essa dica do Café Putzkin! Que lugar incrível e elegante! O ambiente é tudo! Já quero essa panqueca! beijos
ResponderExcluirUma super dica para quem visitar Moscou! Com certeza irei no Café Pushkin quando visitar a cidade! :D
ResponderExcluirQue lindo o Café Pushkin em Moscou, me lembrou outros cafés requintados que conheci pelo mundo, como o Café Tortoni em Buenos Aires, a Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, o Majestic Café no Porto e o New York Café em Budapeste. Todos com características de lugares muito sofisticados e elegantes, como parece ser o Café Pushkin, quero visitar Moscou, quem sabe não tomarei um cafezinho aí?
ResponderExcluirMeus sais !!!!! Esse Café Pushkin em Moscou é lindo demais, elegante e sofisticado ! Sonhamos conhecer Moscou e Sào Petersburgo e essa dica está anotadíssima.
ResponderExcluirApesar dos preços serem pouco convidativos,acho que o Café Pushkin vale a pena. Afinal, só o fato de estar em uma mansão dessa, cheia de história já é uma experiência e tanto. Adorei essa dica!
ResponderExcluirAdoro conhecer cafeterias tradicionais. Das que mais gostei foram em Praga e Viena. Ainda não conheço Moscou, mas já entrou na minha lista de cafeterias a serem visitadas no mujndo kkk :-)
ResponderExcluir