Roteiro de 16 dias pela Bahia: Chapada Diamantina e Península de Maraú

7 de agosto de 2016
Bahia é muito mais que praia, mas quase não faria sentido viajar para este estado sem ir para o litoral. Por isso, como meu maior desejo era conhecer a Chapada Diamantina, pensei em um roteiro que pudesse conjugar a vontade da família toda: passaríamos uns dias na chapada e pelo menos uma semana na praia. Assim, nossa viagem durou 16 dias no total, já que foram quase dois dias para ir e mais um e meio para voltar (nós fomos de carro!!). Neste post, vou contar nosso roteiro passo a passo:
Bahia
Praia de Algodões, em Barra Grande

1º e 2º dias: Saindo do interior de São Paulo, percorremos 1800 km em quase 2 dias. Na primeira noite, dormimos em Janaúba, MG. No segundo dia, saímos pela manhã e chegamos à tarde em Lençóis. Já eram quase 16h e não daria para fazer nenhum passeio. No "quintal" da nossa pousada passava um riacho e fomos nos banhar lá! 
estrada
3º dia:
Começamos fazendo um dos tours mais clássicos da chapada, na região de Iraquara. Como o tempo não estava dos mais ensolarados, nosso primeiro destino foi a Gruta da Fumaça. Depois visitamos a Gruta da Pratinha. De volta a Lençóis, fomos conhecer os Caldeirões do Serrano.
Bahia
Bahia
4º dia
Começamos o dia visitando a Cachoeira do Mosquito, que fica a aproximadamente 1 hora de carro de Lençóis. Na volta, conhecemos também a o Poço do Diabo e Rio Mucugezinho, próximos a Lençóis.
Bahia
5º dia
Fomos conhecer Igatu, chamada de "A Machu Picchu brasileira". Na volta, planejamos conhecer o Poço Encantado, mas choveu e não foi possível.

6º dia
Fizemos a trilha do Ribeirão do Meio. Há uma cachoeira que forma um grande escorregador, mas estava chovendo e o volume de água não permitia que chegássemos perto do rio. Era nosso último dia na Chapada e mesmo com o tempo fechado, subimos o Morro do Pai Inácio
Bahia
Morro do Pai Inácio
7º dia
Saímos pela manhã com destino à Península do Maraú. Apesar de não ser uma distância muito longa, o caminho é bem chatinho, passando por vários trechos de estrada de terra. Chegamos à tarde na pousada e fomos conhecer a Praia de Bombaça.
Bahia
Veja também: Guia de Barra Grande

8º dia
Fomos à Praia de Taipu de Fora, a grande atração de Barra Grande! A praia é linda, mas ainda não estava perfeita para o mergulho: a lua estaria melhor dali a dois dias. Mesmo assim, curtimos bem nosso dia!
Península de Maraú Bahia
9º dia
Ficamos pela manhã na Praia de Bombaça e mudamos de Pousada. Passamos o restante da tarde na praia em frente à pousada e almoçamos por lá.

10º dia
Conhecemos a Praia e a Lagoa do Cassange. Fizemos a trilha das bromélias gigantes e ainda passamos tomar um banho de água doce na Lagoa Azul.
Península de Maraú Bahia
Península de Maraú
11º dia
Fomos ao Pier e acertamos na hora um passeio de barco pelas ilhas. O barco faz várias paradas, como a Pedra Furada e a Ilha do Sapinho, onde almoçamos.
Península de Maraú Bahia

Península de Maraú Bahia
12º dia
Passamos o dia em Taipu de Fora. Neste dia a maré estava ótima para mergulho e aproveitamos para ver muitos peixes coloridos! Fomos também ver o Por do Sol na Ponta do Mutá.
Península de Maraú Bahia
13º dia
Voltamos à Praia de Taipu de Fora, mergulhamos mais um pouco! Passamos na Lagoa Azul tomar um banho de água doce e ainda fomos conhecer o Farol e ter uma bela vista da Península.
Península de Maraú Bahia
14º dia
Aproveitamos o nosso último dia de praia no Tikal - um bar delicioso, em Algodões. 
Península de Maraú Bahia
Península de Maraú Bahia
15º e 16º dias: Passamos a sexta-feira inteirinha na estrada, rodamos por estradas de terra, cruzamos com boiadas, desviamos de mil buracos. Chegamos em Minas à noite e, no dia seguinte, chegamos em casa à tarde!
Bahia

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!


11 comentários

  1. Que delícia de roteiro. Morar no centro do país tem essas vantagens. Poder ir de carro facilita e barateia muito. Aqui no sul ficamos isolados de tudo e todos kkkk.

    Já fomos duas vezes para Taipus de Fora e amamos. Mas sempre vindos de Itacaré. Ainda vou querer ficar só por lá.
    Beijão,

    Fran

    ResponderExcluir
  2. Que roteiro de sonhos, Lili. Este é um post que eu certamente vou rever em algum tempo para "copiar" a viagem. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  3. Oin, cada foto linda, que calor gostoso! Quero praia. Adorei o post. Medalha olímpica para ele. eheheheh

    ResponderExcluir
  4. Fantástico roteiro !!!! Já estive na Península de Maraú e amei. Praias lindas demais.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de roteiro! Não conheço a Bahia ainda, mas temos muita vontade de ir passar férias.
    Adorei o seu roteiro e apesar de saber que se eu for será de avião, a maior parte dele consigo bem adaptar pra uma viagem nossa!

    ResponderExcluir
  6. Liliane, que lugar tão espetacular. Preciso me organizar para conhecer urgentemente.
    Só que sou uma tartaruga dirigindo. 1800 km eu faria em uma semana. hahaha. Uma vez de Vitoria à SP demorei tres dias e meio.
    Amei suas dicas. Como sempre, é claro!
    Beijoca, Tati

    ResponderExcluir
  7. Post espetacular com fotos lindas!!! Eu amo a Bahia, mas so conheco o litoral! Adoraria conhecer a Chapada, e um destino que esta na minha lista ha muitos anos!

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo post. Estou planejando tambem sair da chapada e ir direto de carro para Maraú, queria algumas dicas. Como é a estrada? Quanto tempo de viagem? Qual a rota principal?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?! Ótimo relato! Estou planejando a rota com a minha esposa! Como você fez o trajeto da Chapada para o Litoral? Seguiu o GPS mesmo ou fez alguma rota alternativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco, tudo jóia? Seguimos o trajeto sugerido pelo google maps mesmo...

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!