Barra Grande, Bahia: os melhores programas, com crianças!

21 de fevereiro de 2016
Barra Grande Bahia
Praia de Algodões
Localizada na Península do Maraú, a vila de Barra Grande é um lugar relativamente isolado, pois só é possível chegar de barco, a partir de Camamu, ou encarando uma bela estrada de terra. Por ser um lugar calmo e sem violência, é um ótimo destino para famílias com crianças. 
Aliás, é ótimo destino para qualquer pessoa que goste de tranquilidade e belezas naturais! Neste post, reuni algumas dicas para aproveitar os melhores passeios na península, que eu colocaria nesta ordem de prioridade:

1)Taipu de Fora - piscinas naturais
Em Taipu de Fora - considerada uma das praias mais bonitas do Brasil - há uma barreira de corais de um quilômetro e meio de extensão. Ali se forma uma piscina natural na maré baixa, especialmente no período de lua nova ou lua cheia, portanto tente programar sua viagem para estes períodos e fique de olho na tábua das marés. 
Barra Grande Bahia
Imagem: http://www.bahia.ws/praia-de-taipu-de-fora/
Quando passa o pico da maré baixa, a piscina volta a encher e o mar pode ficar um pouquinho agitado. Mesmo assim, dá para mergulhar e ver bastante peixinhos e peixões coloridos. Há vários pontos de aluguel de máscara, snorkel e colete. 
Barra Grande Bahia
Barra Grande Bahia
Há dois bares de praia bem badalados: o Bar das Meninas  e o  Buda Beach! Gostamos mais deste último e fomos lá duas vezes. Além das porções gostosas, o DJ costuma caprichar na seleção de músicas. Fora deste circuito, há vários restaurantes que não ficam à beira mar, mas têm preços mais convidativos!!
Barra Grande BahiaTaipu de Fora é a única praia movimentada da região, pois recebe muitos visitantes que fazem um bate-volta a partir de Itacaré. Mesmo assim, não chega a ficar lotada!

2) Passeio de Barco pelas Ilhas - Baía de Camamu:
No atracadouro, na vila de Barra Grande, você poderá tratar diretamente com um barqueiro, ou acertar antecipadamente em uma agência. 
Barra Grande Bahia
Ilha Grande

Durante semana é mais tranquilo e há mais chance de pegar um barco com menos pessoas ou até negociar no preço. Nós tivemos sorte e fomos apenas com mais duas pessoas que, aliás, foram uma ótima companhia!
Barra Grande Bahia
A primeira parada do barco foi na Ilha da Pedra Furada. Pode-se tomar um banho de mar rapidinho, mas todo mundo corre para tirar foto na tal pedra.
Barra Grande Bahia
Ilha da Pedra Furada
O trajeto ainda passa pela Ilha Grande, depois faz uma nova parada para mergulho na Ilha do Goyó.
Barra Grande Bahia
Ilha da Pedra Furada
 Antes, uma paradinha na ilha do Sapinho para encomendar o almoço!! Depois de almoçarmos, fizemos mais uma parada para banho no Campinho. 
Barra Grande Bahia
Pedra Furada
Os barcos geralmente saem às 10 horas. Nas escunas, custa 40,00 por pessoa e nas lanchas rápidas, o preço é a partir de 100,00 por pessoa.

3) Praia de Algodões:
Nesta praia distante 22 km da Vila de Barra Grande fica um dos bares de praia mais bacanas da região: o Tikal
Barra Grande Bahia
Tikal - bar de praia
Chegando cedo, você poderá usufruir de um bangalô particular! Além do bar descolado, a praia é muito bonita, apesar de ter umas ondas meio fortes para crianças. É preciso caminhar um pouco à esquerda da praia, que tem um trecho de águas mais tranquilas.
Barra Grande Bahia
Barra Grande Bahia
4) Praia do Cassange:
Há trechos desta praia ficam quase desertos, mas é preciso ter cautela porque há corais em alguns pontos e na maré alta não dá para identificar muito bem. 
Para se chegar lá, há uma estrada de areia (Trilha das Bromélias) que passa por uma mata muito bonita, com bromélias gigantes. Então é bom ir de 4x4 ou alugar um quadriciclo. Há também a Lagoa do Cassange, local para tomar um banho de água doce. Mas à beira da lagoa há um bar/restaurante que tira um pouco o charme do local...
Barra Grande Bahia
Barra Grande Bahia
Barra Grande Bahia
Barra Grande Bahia
Trilha das Bromélias - estrada de areia e bromélias gigantes pelo caminho

5) Praia de Bombaça:
Esta praia mais "low profile" não fica devendo muito em beleza para as outras praias da região... Também tem uma pequena piscina natural, há bons pontos para tomar banho de mar e nenhum quiosque. Então, leve sua farofa, ou sirva-se no bar/restaurante da pousada Cravo e Canela.
Barra Grande Bahia
Barra Grande Bahia
Olha o caracol que encontramos (e devolvemos rapidinho!) nas piscinas naturais... 
6) Por do Sol na Ponta do Mutá
Todo mundo se reúne nos arredores do Sol do Mutá ao entardecer. O por do sol é um acontecimento que merece ser prestigiado! Para ajudar, há alguns bares super agradáveis para você tomar um drink enquanto as crianças brincam na areia! Além do Sol do Mutá, há o Macunaíma (neste nós não fomos, mas nos disseram que o ceviche deles é muito bom!) e outro que não me lembro o nome...
Barra Grande Bahia
Barra Grande Bahia
7) Lagoa Azul: 

Esta lagoa de água doce não tem nada de espetacular, mas quem não ama tomar um banho de água doce depois de pegar uma praia? Nós passávamos lá quase todo dia, após os passeios. No local, há uma barraquinha que vende água de coco e doces caseiros. Pertinho dali, há um farol que oferece uma bela vista da península.


Se você viaja com crianças, não pode deixar de conhecer o Guia de Praias do Nordeste com Crianças!


Veja também:
Posts do blog sobre praias

Outros blogueiros que visitaram Barra Grande:


Quer informações práticas sobre Barra Grande? (como chegar, onde comer, onde se hospedar...). Clique aqui!!

Gostou do Post? Salve no Pinterest!


* Se estiver procurando hospedagem em Barra Grande ou em qualquer outro lugar, reserve pelo Booking, nosso parceiro! É só clicar no banner abaixo:

Já está nos seguindoFique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

5 comentários

  1. Que lugar lindo, Lili! Deu vontade de conhecer! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Obrigada!!!! Que bom que te inspirou!!! Vá, sim!!!! E pode perguntar à vontade quando estiver planejando!!!!

      Excluir
  2. Liliane, que praias lindas ! Vocês ficaram hospedados em alguma cidade e de lá faziam os passeios ou foram ficando em cada uma dessas cidades ? Vocês alugaram carro ? ou foram de carro desde a cidade que moram ? Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!! Ficamos hospedados na vila de Barra Grande e de lá exploramos a Península de Maraú! Fomos de carro desde o interior de São Paulo. Passamos também pela Chapada Diamantina... Beijocas!

      Excluir
  3. oi, Liliane, onde ficaram hospedados?

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!