As atrações da Serra da Canastra em Minas Gerais

12 de fevereiro de 2015
Você provavelmente já ouviu falar do queijo canastra. Mas sabia que Serra da Canastra tem atrações até mais interessantes que o queijo? É lá que fica a nascente histórica do Rio São Francisco, além de inúmeras cachoeiras e paisagens bucólicas de tirar o fôlego! Mas onde, exatamente, fica a Serra da Canastra? Quais os programas imperdíveis para fazer lá? Preciso de veículo 4x4 para explorar o parque nacional? Vamos lá conferir as respostas para essas perguntas?


A Serra da Canastra é um destino que estava em nossa lista de desejos há um tempo! Já contei por aqui como chegamos à Canastra, percorrendo o Vale e a Serra da Babilônia, a partir de São João Batista do Glória. Neste post, vou contar o que dá para fazer por lá, em um final de semana!

Post atualizado em dezembro/2019




Leia também: se você curtir destinos como a Serra da Canastra, talvez se interesse em conhecer Delfinópolis que fica na mesma região!


Além dos queijos, o que tornou a Serra da Canastra famosa, é que lá se encontra a nascente do Rio São Francisco. Mas é preciso saber que o local a ser visitado, é a nascente histórica. Segundo estudos e teorias mais recentes, a primeira nascente do rio fica a aproximadamente 90 km dali, no município de Medeiros, MG.

O que fazer na Serra da Canastra?


É bom ter pelo menos dois dias inteiros para curtir a Serra. Assim, um dia fica dedicado à parte baixa e outro dedicado à parte alta do parque nacional. Se tiver mais tempo, melhor ainda! Há muitas cachoeiras para se visitar! Mas basicamente, é um lugar para fazer trilhas, caminhadas, banhos de cachoeiras, além de relaxar...

Parte Baixa do Parque - Cachoeira Casca D'Anta



Do alto de seus 186 metros, esta é a maior queda do Rio São Francisco e fica em São José do Barreiro (distrito de São Roque de Minas), onde estávamos hospedados. Para visitá-la, é preciso pegar a única portaria da parte baixa do parque e percorrer uma trilha fácil. Bem perto da cachoeira, há muitas pedras e um vapor d'água que deve ficar gelado no inverno.


Pouco antes de chegar à base da Casca D'Anta, há um mirante (foto abaixo). Além desta atração, esta parte do parque tem áreas de piquenique e vários poços onde se pode nadar. A água é um pouco fria, mas pegamos um final de semana bem quente (não imaginava que lá fizesse calor assim...)



Para quem estiver com melhor preparo físico, e desacompanhado de crianças, há uma trilha de aproximadamente três horas (ida e volta), em que você vai subindo ao lado da cachoeira. Dizem que a vista de lá é absurda! Mas é bom levar água e um lanchinho na mochila.



Logo ao sair desta área do parque, há um restaurante (2 irmãos) com comida tipicamente mineira, no sistema "pague e sirva-se à vontade".



Outra atração que visitamos na região foi a Cachoeira da Chinela, perto da cidade de Vargem Bonita. Também nesta direção ficam as Cachoeiras de Lavras e de Lavrinhas, mas o caminho é mal sinalizado e talvez seja necessário um guia (ou parar várias vezes para pedir informação). Só da segunda vez que estivemos na Canastra que conseguimos encontrar a Lavrinhas. Bem escondida. Só achamos porque encontramos outras pessoas fazendo trilha de 4x4!




Outra pequena amostra de como deve ser o paraíso, é o Córrego da Cachoeirinha. Quando estávamos chegando em São José do Barreiro, avistamos um pocinho de água azul-esverdeada e ficamos com vontade de ir lá nadar! Acabamos voltando outro dia só para entrar na água e ficamos sabendo que este rio tem as águas menos geladas de toda a região. É possível ver inúmeros peixinhos


Parte Alta do Parque - nascente do Rio São Francisco

Para visitar a parte alta do parque, deve-se entrar pela portaria de São Roque de Minas. Há muitas agências que fazem o passeio com veículos 4x4, pois a condição da estrada até a entrada do parque está bem ruim. No entanto, no dia em que fomos, cruzamos com vários carros comuns no caminho.  



Da portaria nº 1 do parque, são 6 km até a área em que fica a nascente, e depois mais 14 km até as primeiras quedas do rio. 



Lá dá para tomar um belo banho, se estiver calor - a água é muito transparente e há milhares de peixinhos que ficam "beliscando" nossos pés.




Na parte alta, se tiver tempo, há várias cachoeiras para conhecer, como a Rasga Canga:




Outro ponto a ser visitado na parte alta do parque, é o Curral de pedra. Provavelmente, não se perdem mais que poucos minutos ali, mas vale a pena observar estes muros, feitos com pedras empilhadas, que serviam como estábulos, além de demarcar terras. Há placas sinalizando o local, mas fica bem à beira do caminho entre a nascente a parte alta da Casca D'Anta.


Vida selvagem na Serra da Canastra

Além de pássaros, não vimos nenhum animal silvestre. Nenhum! Nem um tatuzinho... Mas é possível avistar veados, capivaras, tamanduás e o famoso lobo guará. Se o seu interesse é observar pássaros, confira o livro "100Aves do Parque Nacional da Serra da Canastra"(pode-se fazer download gratuitamente).

Como chegar à Serra da Canastra - onde fica?


O Parque Nacional da Serra da Canastra fica entre os municípios de São Roque de Minas e Vargem Bonita, além de abranger áreas de cidades como Capitólio, São João Batista do Glória e Sacramento. A grande maioria de turistas chega pelas cidades de São Roque ou Piumhi.
Já escrevi anteriormente sobre o caminho mais difícil, atravessando a Serra da Babilônia, mas é só para 4x4. Outro caminho mais tranquilo, para quem quer chegar por terra, mas tem carro comum é a estrada de Canteiros. Mas explico toda nossa experiência neste post aqui: Atravessando a Serra da Babilônia


Onde se hospedar:


Gostamos muito de nos hospedar em São José do Barreiro, um distrito de São Roque. Na nossa primeira vez, ficamos hospedados na Oásis da Canastra e gostamos bastante. O que mais nos impressionou foi a vista que tínhamos do chalé e o atendimento impecável. No ano seguinte, escolhemos a Recanto da Canastra e também foi bacana! Ambas são pousadas simples, mas com aquele aconchego de "sítio". Uma delícia!!
Outras pousadas que eu recomendaria: a Fazendinha da Canastra (uma graça!) e a Ecopousada Beira de Mato.

Uma dica: procure se hospedar em São José do Barreiro (é uma vila, mas bem localizada para visitar a parte baixa da Casca D'Anta), em São Roque ou Vargem Bonita. Pousadas na área rural são muito bem vindas também, já que tudo na Serra convida ao descanso! Neste caso, certifique-se que haverá opção de jantar na pousada.
E para conhecer estas atrações da Canastra,  não escolha Capitólio, Delfinópolis, nem São João Batista do Glória, que ficam bem longe do parque nacional.



Leia também, sobre a Serra da Canastra:

Caso queira esticar sua viagem, fica a dica de um roteiro de 2 dias em Capitólio, do blog Viagens e Caminhos
Recomendações sobre o parque:

Recomendações sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra

- Entrada das 08h às 16h (horário de verão, entrada até às 17h)
- É proibido levar bebidas alcóolicas, fazer churrasco e acampar. 
- Também é proibido levar animais domésticos (apesar disso, infelizmente, vimos uma família que levou um cachorrinho e o colocou para nadar entre outros banhistas. Lamentável, não?)

Gostou do Post? Salve no Pinterest


Organizei meu roteiro de 2 dias divididos entre parte alta e baixa do parque, como fez a Mirella, do Blog Viajoteca.

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

17 comentários

  1. Ainda não conheço a Serra da Canastra, mas vendo suas fotos fiquei com muita vontade de conhecer. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, muito obrigada!!! Vale a pena conhecer, viu? Pessoalmente é muito mais lindo! Vá e depois conte aqui pra gente como foi! Que tal? Abraço!!

      Excluir
  2. Liliana,
    voce alugou ou foi de 4x4? Acredita que é necessário ou consegue acessar bem a pousada e passeios em carro comum?

    ResponderExcluir
  3. Kamila, tudo bem? Nós fomos de 4X4, sim! Mas dá pra chegar às pousadas com veículo comum, por São Roque ou Vargem Bonita. No entando, pra fazer o tour na parte alta, recomendo contratar um passeio de 4X4 em São Roque de Minas, especialmente se chover. Da última vez que estive lá vi Fiesta, Up, Fiat Uno... mas pode judiar do carro, viu?

    ResponderExcluir
  4. Oi Liliane, quanto vc gastou mais ou menos? e tem como curtir a Serra se não possuir veiculo, eles disponibilizam para alugar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, das duas vezes que fomos, paguei entre 200 e 300 reais a diária da pousada com café e jantar, para 3... Há opções um pouco mais econômicas e outras mais caras também (rsrs). Se você não estiver de carro, prefira ficar em São Roque e pegar um passeio de 4x4 com uma das agências de lá. O passeio deve sair uns 80,00 por pessoa/dia.
      Espero ter ajudado! Um abraço e apareça sempre aqui no blog!

      Excluir
  5. Menina, caí aqui de paraquedas....e amei!! rs...Tô pesquisando a serra da Canastra desde o ano passado e desde q saiu no programa Brasil visto de cima eu consegui convencer o marido. Vcs fizeram algum passeio com carro próprio ou foram todos por excursão? Tem banco ou cx eletrônico por lá? O melhor lugar pra ficar é S. Roque ou Delfinópolis? Desculpe perguntar tanto...mas de tanta coisa q vi, essas ainda não consegui responder. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Day! Tudo bem? Fizemos todos os passeios com nosso carro, mas estávamos de 4x4... A parte baixa, dá pra fazer com carro normal (se não for rebaixado...rsrs).
      Pra vc conhecer as principais atrações do parque, melhor ficar em São Roque - mais perto da nascente do São chico! Banco 24 hs só tem em Piumhi.
      Alguns bancos tem agência em Vargem Bonita e São Roque, como Caixa Econômica e Bradesco. Espero ter ajudado!

      Excluir
  6. amei os pezinhos do Leo na água transparente do rio.Lindo passeio. Você sempre mostrando recantos encantadores.

    ResponderExcluir
  7. amei os pezinhos do Leo na água transparente do rio.Lindo passeio. Você sempre mostrando recantos encantadores.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas. Realmente muito lindo! O problema é o preparo físico mesmo! Vou colocar na minha lista de viagens nacionais!

    ResponderExcluir
  9. Estou planejando um passeio quero.muito. Ir aí c minha família.estou procura baixo custo mas quero aproveitar a natureza e simplicidade.e aventura e claro...

    ResponderExcluir
  10. Oiii.. Minha viagem esta marcada para dezembro.. Estou com medo do tempo. Costuma fazer sol durante o dia pelo menos ? Ficarei 7 dias

    ResponderExcluir
  11. uurrra, valeu demais as dicas,obrigado,,,dia 8 de abril estarei encarando essas maravilhas,,,sou do DF e vivo conhecendo o brasilzão ,,,quando dá, é claro,,abração e obrigado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha! Acho que vai ser ótimo conhecer a Serra nessa época! Uma ótima viagem!

      Excluir
  12. Amei as dicas....lugar lindo....gostaria de saber qual melhor mês vc nos indica para fazer essa viagem...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gostou!!! A Canastra é linda, especialmente o parque nacional!
      Acredito que os melhores meses são os menos chuvosos. Porém, junho e julho são meses frios e a água fica muito gelada. Ano passado estivemos na região no comecinho de setembro e foi ótimo! Também já fomos 2 vezes em dezembro - que é estação chuvosa - pegamos um pouco de chuva, mas não atrapalhou muito. O ideal é ficar de olho na previsão do tempo. Se houver probabilidade de volumes grandes de chuva, melhor não ir, porque fica até perigoso entrar nas cachoeiras.
      Um abraço!

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!