Trilha da Prainha, Itacaré: é possível fazer sem guia?

1 de março de 2020

Confira tudo sobre a trilha da Prainha em Itacaré e saiba se é possível fazer sem guia

Em Itacaré, na Bahia, muitas praias ficam afastadas do centro e são acessadas somente por trilha. Entre elas, fica a Prainha, considerada uma das praias mais bonitas de Itacaré. Realmente é uma praia linda e vale cada passo que você vai percorrer na trilha para chegar até lá! Neste post vou contar pra vocês como foi a nossa experiência na Trilha da Prainha, então se ligue nessas dicas!

Trilha da Prainha - É preciso contratar guia?

Ao chegar à Praia do Ribeira para fazer a trilha da Prainha, muitos guias vão oferecer serviços. Em geral, os guias cobram 50,00 por pessoa para levar até à Prainha e as pessoas voltam sozinhas, tendo conhecido o caminho. A informação que obtivemos é que a trilha é complicada e mal sinalizada e por isso é necessário alguém para guiar. No entanto, com algumas dicas podem ajudar a fazer a trilha sem guia e sem risco de se perder, especialmente na alta temporada que tem bastante gente por lá! 
Depois de ter feito a trilha (e ter errado o caminho uma vez) eu diria que é possível, sim, fazer a trilha sem guia. Preste bem atenção na parte seguinte do post, e veja como é a trilha da Prainha.


A bela Prainha

Confira também dicas de como chegar, onde se hospedar e onde comer em Itacaré!


Como é a Trilha da Prainha, Itacaré

A trilha leva cerca de 30 a 40 minutos, dependendo da disposição da galera! É uma trilha sombreada na maior parte e não é muito cansativa. No verão, ficam pessoas vendendo garrafinhas de água no alto da trilha. Recomendo levar água e algum lanche na mochila, já que na praia não tem quiosque. Como fomos em janeiro, tinha uma barraquinha vendendo água de coco, queijo coalho e alguns petiscos. Mas creio que na baixa temporada não haja comida por lá.



A trilha começa na Praia da Ribeira. Ali você pode deixar seu carro e geralmente cobram uma taxa de 10 reais para ficar estacionado o dia todo. Depois de estacionar, não precisa chegar até a praia da Ribeira - a trilha começa à direita e segue beirando o rio, na margem direita.

Uma dica para não se perder é que bem no início da trilha, há um cano de metal que você vai seguir por um bom tempo, praticamente até ter que atravessar o rio.



Aí é que vem a pegadinha: ali tem uma ponte de madeira. Nós atravessamos a ponte e pegamos o caminho errado! Na volta descobrimos um caminho mais fácil, atravessando o rio por algumas pedras abaixo da ponte. 
Porém, mais recentemente, recebi comentários de algumas pessoas que atravessaram pela ponte e deu certo. Então, é bom procurar informações no local, pois é possível que tenha sido feita alguma alteração na trilha. 






Do alto da trilha, quando estiver se aproximando da praia, não tem como não se encantar: aquele tom de azul do mar é lindo demais!


Estenda seu roteiro pela Bahia e conheça a mágica Ilha de Boipeba

Como chegar à Prainha em Itacaré

A maneira mais óbvia de chegar à Prainha é pela trilha que começa na Praia do Ribeira. Uma outra forma é pela Praia de São José. Como fica em um condomínio fechado, há uma certa burocracia para entrar e é preciso pagar day-use no Restaurante Grauçá.
O problema é que este lugar tem avaliações um pouco negativas, tanto da comida quanto da falta de manutenção do espaço. Por isso, e pelo fato da trilha da Prainha não ser difícil, recomendo ir pelo jeito mais tradicional mesmo!


Então é isso! Espero que este post te ajude a planejar o passeio para a Prainha em Itacaré. Outras praias que também valem uma visita são a de Jeribucaçu e a Trilha das 4 praias. Prepare a canela e conheça as melhores praias de Itacaré!

Gostou do Post? Salve no Pinterest!



Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

8 comentários

  1. Obrigada por fazer esse post, já revirei o google todo atrás de informação e todos aconselham contratar guia. Suas informações serão muito uteis.

    ResponderExcluir
  2. A trilha é realmente fácil, mas o caminho pelas pedras é antes de chegar na ponte de madeira, se seguir adiante está errado! O caminho pelas pedras é atravessando na parte de baixo do poço!
    O resto da descrição está perfeito, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Fiz o percurso da trilha atravessando a ponte, acompanhada de um pessoa que sempre faz esse percurso e deu certo. A única coisa q não concordei no texto foi em relação a dizer q a trilha é fácil, não achei tem várias bifurções sem falar que é um pouco extensa e cansativa. Mas valeu super a pena. Um paraíso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Pode ser que tenha mudado alguma coisa, pois com a gente deu errado. Vou colocar essa observação no post. Sim, tem razão, a trilha tem bifurcações e não é bem sinalizada. Muito obrigada!

      Excluir
  4. Conheci essa trilha dia 23/07 recentemente.
    Achei o máximo.
    Um lugar bastante fechado.
    Mas não tão fácil.
    Fui com o guia.
    Pegamos chuvas no percurso de volta.
    Suas dicas ajudou bastante . Seguimos esse mesmo percurso.

    Valeu a pena.
    A praia é lindíssima.

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!