Trilha da Prainha, Itacaré: é possível fazer sem guia?

1 de março de 2020

Confira tudo sobre a trilha da Prainha em Itacaré e saiba se é possível fazer sem guia

Em Itacaré, na Bahia, muitas praias ficam afastadas do centro e são acessadas somente por trilha. Entre elas, fica a Prainha, considerada uma das praias mais bonitas de Itacaré. Realmente é uma praia linda e vale cada passo que você vai percorrer na trilha para chegar até lá! Neste post vou contar pra vocês como foi a nossa experiência na Trilha da Prainha, então se ligue nessas dicas!

Trilha da Prainha - É preciso contratar guia?

Como a trilha para a Prainha não é muito bem sinalizada, todos indicam a contratação de guias que cobram cerca de 50,00 por pessoa na alta temporada. Nós fizemos a trilha sem guia, e chegamos a pegar um caminho errado por uma bobeada, mas no final deu tudo certo, e vou tentar explicar as pegadinhas da trilha mais adiante no post! Então, eu diria que não é preciso contratar guia.
No entanto, houve um tempo em que assaltos nessa trilha eram comuns. Faz tempo que essa onda parou, mas se estiver viajando sozinho(a) procure companhias, ou contrate um guia. Não é preciso reservar com antecedência, porque eles costumam oferecer o serviço na Praia do Ribeira.


A bela Prainha

Confira também dicas de como chegar, onde se hospedar e onde comer em Itacaré!


Como é a Trilha da Prainha, Itacaré

A trilha leva cerca de 30 a 40 minutos, dependendo da disposição da galera! É uma trilha sombreada na maior parte e não é muito cansativa. No verão, ficam pessoas vendendo garrafinhas de água no alto da trilha. Recomendo levar água e algum lanche na mochila, já que na praia não tem quiosque. Como fomos em janeiro, tinha uma barraquinha vendendo água de coco, queijo coalho e alguns petiscos. Mas creio que na baixa temporada não haja comida por lá.



A trilha começa na Praia da Ribeira. Ali você pode deixar seu carro e geralmente cobram uma taxa de 10 reais para ficar estacionado o dia todo. Depois de estacionar, não precisa chegar até a praia da Ribeira - a trilha começa à direita e segue beirando o rio, na margem direita.

Uma dica para não se perder é que bem no início da trilha, há um cano de metal que você vai seguir por um bom tempo, praticamente até ter que atravessar o rio.



Aí é que vem a pegadinha: ali tem uma ponte de madeira. Não atravesse esta ponte, senão vai acabar pegando um caminho errado (como nós fizemos kkk)!


Não atravesse esta ponte!!

Siga mais alguns metros e atravesse o rio pelas pedras, aí continue subindo pela trilha e não tem mais erro!



Do alto da trilha, quando estiver se aproximando da praia, não tem como não se encantar: aquele tom de azul do mar é lindo demais!


Estenda seu roteiro pela Bahia e conheça a mágica Ilha de Boipeba

Como chegar à Prainha em Itacaré

A maneira mais óbvia de chegar à Prainha é pela trilha que começa na Praia do Ribeira. Uma outra forma é pela Praia de São José. Como fica em um condomínio fechado, há uma certa burocracia para entrar e é preciso pagar day-use no Restaurante Grauçá.
O problema é que este lugar tem avaliações um pouco negativas, tanto da comida quanto da falta de manutenção do espaço. Por isso, e pelo fato da trilha da Prainha não ser difícil, recomendo ir pelo jeito mais tradicional mesmo!


Então é isso! Espero que este post te ajude a planejar o passeio para a Prainha em Itacaré. Outras praias que também valem uma visita são a de Jeribucaçu e a Trilha das 4 praias. Prepare a canela e conheça as melhores praias de Itacaré!

Gostou do Post? Salve no Pinterest!



Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!