Taipu de Fora: mergulho nas piscinas naturais - Península de Maraú

15 de fevereiro de 2020
 

A principal atração da Península de Maraú é a Praia de Taipu de Fora com suas piscinas naturais! Com mais de 1 quilometro de extensão, a barreira de corais é um paraíso para quem curte praticar mergulho livre (snorkel). Ao contrário das principais piscinas naturais no Brasil, em Taipu de Fora não é preciso pegar barco para chegar, já que a formação de corais começa praticamente na areia da praia.

Quem acompanha o blog já se ligou que nós somos apaixonados pelas praias do nordeste e mais ainda por piscinas naturais. Assim, não podíamos deixar de fazer snorkel nesse paraíso! Neste post vou contar como é a experiencia de mergulhar em Taipu de Fora e dar algumas dicas para que você também aproveite seu passeio!




Como é o mergulho em Taipu de Fora?

Os corais existem desde a parte mais rasinha da praia, mas ali ficam muitas pessoas pisando na areia, então a visibilidade não é muito boa... Se aventure mais ao fundo, margeando os corais e verá belos peixes coloridos, ouriços e as próprias formações de corais que são muito lindas quanto estão bem preservadas!



É sempre bom lembrar que os corais são organismos vivos, então não se deve nunca pisar sobre eles ou mesmo tocá-los durante o mergulho.

As melhores partes da piscina ficam à direita (de frente para o mar) e quanto mais ao fundo, melhor. Também tem uma formação grande de corais bem no meio da piscina. Mesmo quando a maré está baixa, nesta parte não "dá pé" e só recomendo para quem sabe nadar.

Falando nisso, as fotos subaquáticas desse post foram tiradas numa parte mais rasa das piscinas. Espere ver mais diversidade de vida marinha nas partes mais fundas!


Dicas para planejar seu mergulho em Taipu de Fora

Fases da lua

A maré é mais generosa com piscinas naturais durante a lua nova ou cheia. Nos demais períodos, a maré pode subir ou baixar muito pouco (costumam chamar isso de "maré morta"), o que não é interessante. As piscinas ficam mais lindas quando a maré está baixa, porque ficam sem ondas, protegidas pela barreira de corais.

Tábua das Marés

É importante saber em que momento do dia a maré estará mais baixa. Quando a maré sobe muito, o mar pode ficar "mexido" atrapalhando a visibilidade. O ideal é mergulhar durante o período de maré baixa.

Previsão do Tempo

Não tenha dúvida que o Sol fará muita diferença em qualquer experiência de mergulho! Por isso, se ligue na previsão e faça o possível para aproveitar os dias ou períodos de sol.


Equipamentos

Para mergulhar em Taipu de Fora, você só precisará de máscara e snorkel, mas caso queira sentir mais segurança, é bacana usar colete salva-vidas. Você pode alugar tudo isso na própria praia: há vários pontos de aluguel!
Use também uma camiseta com filtro solar, porque você vai ficar com as costas expostas ao sol a maior parte do tempo!
Recomendo o colete especialmente para quem não nada muito ou não tem bom preparo físico, porque a parte mais bonita do mergulho, com certeza fica na parte mais funda!


Como chegar a Taipu de Fora

Existem passeios bate-volta de Itacaré para Taipu de Fora, mas o melhor é se hospedar na Península de Maraú e conhecer também seus outros pontos turísticos.
Se estiver hospedado(a) na vila de Barra Grande, como fizemos, a praia de Taipu de Fora fica a 8 km. Caso esteja sem carro, existe o transporte de "jardineira" ou táxi.
Alugar quadriciclo é um programa muito comum na Península de Maraú, mas para quem pretende fazer mergulho, não vale muito a pena: o aluguel é caro para deixar o quadriciclo parado na praia...

Então, é isso! Faltou alguma dica? Pode perguntar nos comentários!

Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Um comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!